5 Passos para montar um negócio

Tempo de leitura: 9 minutos

Nem sempre alguém consegue executar os passos para montar um negócio de maneira adequada. Os problemas são grandes, e, às vezes, falta experiência para que se possa ter um empreendimento seguro e duradouro.

E, mesmo diante das dificuldades atuais, o número de pessoas (em especial, jovens) que vêm montando o seu negócio próprio está crescendo bastante, com bem mostra esta reportagem aqui: https://agrosoft.org.br/2018/06/19/cresce-numero-de-jovens-que-abrem-proprio-negocio/

Ter o seu próprio empreendimento em face de uma crise onde o emprego está (pelo menos, temporariamente) escasso, é necessário, portanto, saber quais os passos para montar um negócio mais importantes a serem feitos. Isso é essencial para que, num primeiro momento, você já esteja bem encaminhado naquilo que deseja fazer.

A seguir, por exemplo, vamos listar cincos desses principais passos.

passos para montar um negócio

Passos para montar um negócio

Encontre um nicho específico

Essa é a primeira e mais importante etapa, sem dúvida. É nesse momento que você precisa identificar qual negócio quer abrir, diante de que mercado, e para quem. Pois, é sabendo o básico disso que você vai poder analisar se o seu empreendimento é viável, ou não.

Por exemplo: um nicho que tem crescido bastante nos últimos tempos é o da chamada cultura nerd. Portanto, com certeza, todo e qualquer produto ou serviço que tenha a ver com quadrinhos, filmes de super-heróis, e por aí vai, serão bem recebidos e/ou comercializados.

Já, na contramão, peguemos a questão da Copa do Mundo. No momento, tudo o que é relacionado a esse evento esportivo está bombando por aí, certo? Mas, daqui a alguns meses, muita gente já vai ter se esquecido da Copa, e lançar qualquer produto ou serviço relacionado a esse evento, evidentemente, não vai ter saída (ou, vai ter uma saída mínima).

Isso quer dizer que, pra se abrir um negócio online, é preciso saber o tempo certo de fazer isso, bem como conhecer o seu cliente. Sim, pois, não basta apenas saber que determinado nicho tem bastante procura. Faz-se necessário também conhecer as peculiaridades dos possíveis clientes que você terá.

Exemplo disso? Procure saber, por exemplo, se a maioria do público do nicho que você escolheu, gosta mais de pagar em cartão de crédito ou débito, ou se por boleto bancário. Há também aquelas pessoas que desejam ver o produto antes de comprá-lo, portanto, reserve sempre um ambiente físico adequado para expor o que você vende, entre outras particularidades.

Na verdade, o ideal, quando estamos falando de bichos de mercado, é você fazer pesquisas para poder avaliar quais os principais perfis do seu possível público, e, assim, pode bolar estratégias melhores na abertura do seu negócio online.

Ou seja, dentre os principais passos para montar um negócio, não basta apenas encontrar o nicho com o qual você quer trabalhar, mas também estudar tudo o que está em volta dele. Assim, você já começará com o pé direito.

 

Um plano de negócios é fundamental

Está outro dos mais importantes passos para montar um negócio. Lembra-se do tópico anterior, em que você deve encontrar um nicho de mercado, fazer algumas pesquisas, traçar alguns perfis? Pois bem, digamos que, agora, no plano de negócios, você vai colocar tudo isso no papel, com o objetivo de elaborar metas, estratégias, etc.

Análise de mercado em geral, estudos bem detalhados sobre o seu público-alvo, especificações (também detalhadas) do seu produto ou serviço, modelo adotado de receitas… Tudo isso também vai compor o seu plano de negócios, que, no final das contas, vai servir como um importante guia para você não perder o fico do seu empreendimento.

Como uma espécie de complemento, um bom plano de negócios precisa conter um planejamento dos recursos para a manutenção do seu empreendimento, bem como análises financeiras e de investimentos, pois, elas serão de importância para que o seu negócio online nunca fique “no vermelho”.

Com um plano de negócio bem elaborado você, além de se precaver contra possíveis eventualidades futuras, ainda consegue um importante aprendizado sobre o mercado e como funciona, na prática, o seu empreendimento.

estrategia de marketing digital, passos para montar um negócio

Chegou a hora de buscar recursos

Sim, afinal, não há ideia que se sustente apenas na base da teoria, não é?  Portanto, temos aqui mais um importante dentre os muitos passos para montar um negócio: a capacitação de recursos para o funcionamento do empreendimento.

Lembrando, porém, que existem dois tipos de recursos, os tangíveis e os intangíveis. Os primeiros, como o próprio nome já sugere, são aqueles que você simplesmente pode tocar neles, como equipamentos, do tipo computadores, e por aí vai. Já, os segundos são aqueles que podemos chamar de “simbólicos” (mas, não menos importantes), como as pessoas, a sua marca, etc.

Dentro desse panorama, é bom destacar a importância de saber de que forma o seu empreendimento terá os financiamentos necessários – ou seja, que pessoa, especificamente, irá arcar com os principais recursos do seu negócio online. Saber desses detalhes é importantíssimo para poder se planejar melhor.

Em suma: mesmo com os passos para montar um negócio bem delimitados, é preciso que se tenha uma estratégia financeira. Se os recursos não vêm do próprio investidor, por exemplo, será importante que haja parcerias com investidores. Afinal, é com esse investimento que você poderá fazer o seu capital girar.

E, claro, saiba também onde conseguir boas linhas de crédito, pois, elas serão fundamentais antes, durante e depois de seu empreendimento inaugurado. Afinal, nada melhor do que ter onde buscar alguma forma de financiamento em decorrência de alguma eventualidade.

 

Faça altas divulgações

Como diria o saudoso Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. Pois, isso também vale para o seu empreendimento online como um dos importantes passos para montar um negócio. Ou seja, mostra-se!

A comunicação em torno do seu empreendimento, logo no início, terá que ser intensiva, pois, pelo fato de você estar começando, pouca gente conhece, de fato, o seu produto ou serviço. Ou seja, é preciso divulgar para ir formando, aos poucos, uma clientela cativa.

Evidentemente que, ao mesmo tempo em que você se esforça para divulgar o seu negócio online, você precisa ficar bastante atento à questão da qualidade do que está oferecendo. Afinal, nada mais frustrantes para o seu público do que serem atraídos por uma enorme propaganda, e receberem um material de qualidade, no mínimo, duvidosa. Portanto, preze pelo lado da excelência da qualidade também.

Quer uma dica de ouro? Crie uma rede social ou use a que você já tem para divulgar o seu empreendimento. Pode ser no Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, tanto faz. Certo mesmo é que esse tipo de mídia é extremamente acessado hoje em dia, e, com certeza, tem bastante serventia para divulgar tudo o que você quiser.

Portanto, facilite as coisas tanto para você, quanto para os seus clientes, sabendo divulgar bem o produto ou serviço que você está oferecendo. Com certeza, você terá dado enormes passos para montar um negócio de sucesso.

Veja também: quais são as características do empreendedor de hoje

Em algum momento, as parcerias serão importantes

Da mesma forma que “uma andorinha só não faz verão”, em certas ocasiões, fazer parcerias em seu empreendimento farão ele crescer e se desenvolver mais do que se você apenas resolver arcar com tudo sozinho. Ter uma grande rede de contatos é importante, já que isso, mais cedo ou mais tarde, vai fortalecer o seu empreendimento.

Outra enorme vantagem das parcerias é que se você está cercado de pessoas diferentes, e, obviamente, com opiniões e estilos diferentes, você, certamente, terá mais conhecimento sobre as principais tendências, poderá antecipar algumas crises que, porventura, virão, etc.

Tente, inclusive, firmar parcerias de “mão-dupla”, ou seja, onde ambos saiam ganhando. Um bom exemplo disso é se você faz doces em seu negócio. Que tal, então, firmar parceria com uma empresa que monta cestas de café da manhã, ou simplesmente de datas comemorativas, fornecendo os seus quitutes para a tal empresa? Dessa forma, de maneira bem objetiva, tanto a sua empresa, quanto a deles sairá ganhando bastante.

marketing empresarial, passos para montar um negócio

Dica extra: nunca perca o foco!

Com o passar do tempo, e já tendo realizado diversos passos para montar um negócio lá no início, acaba sendo normal que, de repente, você perca um pouco o foco e se acomode. No entanto, identificado esse “estado de espírito”, acorde e volta a se focar novamente naquilo que é essencial para o seu empreendimento continuar tendo sucesso.

Há também os casos em que um negócio demora um pouco mais para mostrar resultados positivos. Porém, uma das grandes características dos ótimos empreendedores é ser persistente e não desistir nunca. É muito corriqueiro que os dois primeiros anos de um empreendimento, seja ele de que nicho for, sejam os mais difíceis, os mais complicados.

Significado de escalabilidade empresarial

 

Porém, todos esses percalços não devem tirar a sua vontade de dar certo como empreendedor. Mesmo que alguns ajustes precisem ser feitos (e, isso é normal, afinal, pouquíssimas ideias já “nascem prontas”), o importante mesmo é manter o foco nos seus objetivos, nas suas metas.

E, assim, os passos para montar um negócio que você deu lá no início vão ter valido a pena, e você poderá ostentar um empreendimento de sucesso, e se gabar de que, apesar das dificuldades, nunca desistiu.

Se você gostou do artigo, então compartilha nas suas redes sociais!

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *