7 Dicas para o jovem empreeendedor

Tempo de leitura: 6 minutos

jovem empreendedor

Quando se é jovem os pensamentos mudam constantemente, principalmente se relacionados a dinheiro. O que fazer para ter o próprio sustento em alguns anos, qual profissão dará prazer em exercer e quais serão os desafios que serão enfrentados com o passar do tempo. Essas são características de futuros empreendedores.

 

Está se tornando cada vez mais normal os jovens (adolescentes e universitários) pensarem em desenvolver algo próprio. Seja pela complexidade, flexibilidade de horários ou até mesmo em busca de uma qualidade de vida sem pressões no quesito metas e demonstração de resultados.

 

Apesar de ser um caminho muitas vezes complexo por tantos detalhes, preocupações e responsabilidades, pode também se tornar uma ideia acertada caso tenha o conhecimento básico adequado para tirar o seu sonho do papel.

 

Pensando no futuro desses jovens empreendedores, o artigo traz alguns tópicos importantes para quem gostaria de iniciar a vida no mercado de trabalho batalhando por algo próprio, como:

 

  • Quando começar a empreender?
  • Teste sua ideia
  • Orçamento
  • Marketing
  • Dicas de como empreender

 

Quando começar a empreender:

 

Essa é uma pergunta complexa que pode ser respondida de forma simples e direta: O jovem pode começar a empreender qualquer momento, dependendo do que esteja disposto a desenvolver.

 

O simples fato de você ter uma boa ideia e acreditar que essa possa ser uma fonte de renda, já pode ser considerada como um negócio. Na faixa dos 15 aos 18 anos é normal ver pessoas que já possuem o lado empreendedor aflorando, começando a desenvolverem estratégias para ganharem seu próprio negócio.

 

Mas é na fase universitária que esse perfil começa a realmente traçar metas e pensar em maneiras de desenvolver o projeto.

 

Portanto, a partir do momento em que você decidir que deseja ganhar seu próprio dinheiro por conta própria, podemos dizer que o seu caminho começou a ser traçado.

 

Teste sua ideia:

 

Pode parecer besteira e muitas vezes clichê, mas testar sua ideia antes de colocar em prática como um plano de ação pode ser uma decisão crucial.

 

Compartilhe e converse com familiares e pessoas próximas sobre desenvolver um método “piloto” para testar a aceitação e desenvolvimento do trabalho. É a partir desse momento que terá a certeza de investir nisso será uma boa escolha.

 

Orçamento

 

Sabemos que a renda que o jovem recebe e desenvolve nos seus primeiros anos no mercado de trabalho pode ser pequena.

 

Apesar de ser possível realizar atividades para ganhar renda extra e ajudar no orçamento final do seu mês, é aconselhável que mesmo sendo pouco dinheiro, você reserve uma parte dele para o desenvolvimento do seu sonho.

 

Através desse método, além de estar poupando para investir em seu sonho, o futuro jovem empreendedor desenvolve o hábito de economizar e escolher onde e como gastar. Essa, sem dúvidas deve ser uma das principais qualidades de um empreendedor de sucesso.

 

Marketing

 

Essa é uma parte crucial para os empreendedores, independente de sua idade.  Estar presente, e ter sua marca nas redes digitais é essencial para colher bons resultados.

 

Através do marketing digital, principalmente, bem desenvolvido e estruturado, é possível fazer vendas online, divulgar seu negócio e gerar uma aproximação muito mais efetiva com o público que deseja atender.

 

Principalmente se você tiver um produto ou serviço às mãos que atenda a demanda da mesma faixa etária. A comunicação com certeza será mais leve, intuitiva e fácil de desenvolver e gerar bons resultados.

 

Dicas de como empreender

jovem empreendedor

Sabemos que no começo da vida nem tudo é fácil. Precisamos batalhar para alcançar nossos objetivos e transformar sonhos em realidade. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas essenciais para que você tenha grandes resultados no início de sua caminhada como empreendedor de sucesso.

 

  1. a) Concentração: Como sabemos que o foco pode ser desviado com facilidade nesse período da vida, nunca se esqueça do porquê de estar se propondo a fazer seu sonho acontecer. Se você acredita de verdade em sua ideia, não a perca de vista. Concentre-se nela e tome cuidado, pois quem escolhe fazer muitas coisas, no fim das contas acaba não fazendo nada.

 

  1. b) Planejamento: Tenha sempre um plano do que pretende fazer a curto, médio e longo prazo. Isso é essencial para ter suas ideias sempre em mãos e saber como dar o próximo passo. Todo negócio de sucesso possui um bom planejamento em mãos.

 

  1. b) Conheça pessoas: Ou faça o famoso “networking”. É através da sua rede de contatos que conseguirá muitas oportunidade e auxílios no início da sua nova carreira. Afinal, são as pessoas que você conhece que te ajudarão no início a divulgar seu produto ou serviço.

 

Através desses contatos, o jovem empreendedor também poderá encontrar investidores, colaboradores e fornecedores que ajudarão a construir o seu negócio

 

  1. c) Otimize seu tempo: Sabemos que com a rotina intensa de trabalho, muitas vezes parece que o tempo é curto para a quantidade de coisa que precisamos resolver. Por isso, é muito importante você otimizar seu tempo.

 

Para quem quer ver seu negócio rendendo frutos antes dos 30 anos, é necessário saber onde investir seu tempo, para dar um passo diferente à cada dia em rumo aos seus objetivos.

 

  1. d) Estude sobre empreendedorismo: Por mais que você tenha uma ideia brilhante em mãos, vale a pensa investir um pouco do seu tempo a aprender um pouco mais sobre a modalidade que você deseja seguir. O SEBRAE e a University of California oferece diversos cursos para iniciantes neste setor de forma gratuita. Vale a pena olhar e se informar.

 

  1. e) Faça o que gosta: Não adianta começar um empreendimento visando apenas em lucros. O jovem empreendedor precisa ter em mente que a ideia de começar um novo negócio, é para que ele se torne sua principal fonte de renda no futuro. E trabalhando com o que gosta de verdade e tem aptidão, torna todo o processo mais fácil.

 

  1. e) Não desista: Se você, empreendedor, acredita de verdade em sua ideia, é importante que não desista. Algumas dificuldades e adversidades podem acontecer no caminho, mas é essencial que tenha sempre otimismo e sabedoria para levar a diante todas as dificuldades que aparecerem na sua trajetória.

 

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí embaixo. 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *