7 Fontes de Tráfego Grátis para o seu Blog

Tempo de leitura: 9 minutos

Devido ao avanço sistemático de várias mídias sociais, muitos podem até pensar que ter um blog atualmente não rende muita coisa, mas, estão enganados. O blog ainda consegue ser uma ótima ferramenta, principalmente, se você conseguir fontes de tráfego grátis, que ajudam a aumentar o fluxo de visitantes de sua página.

E, pra quem duvida que ter um blog hoje em dia vale a pena, é só ver esse artigo, que explica muito bem que um blog, atualmente, é uma excelente fonte de renda, influenciando o seu negócio online em muitos aspectos.

Só que acaba não sendo tão simples assim conseguir fontes que ajudem a aumentar o número de visitantes em sua página, visto que até blogueiros experientes têm dificuldade de encontrarem tais fontes. A coisa se complica quando passamos para pessoas que apenas estão se iniciando nesse ramo, e que, pela falta de recursos, acaba vendo seu projeto naufragar.

Mas, existem soluções práticas para resolver essa questão, pois, há por aí muitas fontes de tráfego grátis que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, e assim fazer o fluxo do seu blog (ou site) aumentar bastante.

Vamos, a partir de agora, conhecer as funcionalidades de algumas ferramentas para essa questão (muitas delas, inclusive, bastante conhecidas por nós)?

fontes de tráfego grátis

 Youtube

Sim, isso mesmo, o tão famoso Youtube. Além de ele ser o segundo maior buscador do mundo (o primeiro continua sendo o todo poderoso Google), ele também possui a enorme vantagem de poder ajudar a aumentar o tráfego de seu blog em pouco tempo e com grande facilidade.

Como?

Muitos simples. O passo a passo começa com você fazendo um vídeo personalizado, ou seja, original, sem ser cópia de nada, nem de ninguém. Após isso, basta postar esse vídeo na plataforma do Youtube, tomando cuidado para configurar bem técnicas de SEO, como, por exemplo, um título chamativo, boas hashtags, e por aí vai.

Depois, é só aguardar o Youtube analisar e rankear o seu vídeo, um processo que, geralmente, dura pouco tempo, às vezes, coisa de alguns minutos. E, então, é só adicionar a URL (o endereço) do seu blog em cada compartilhamento feito no Google+.

Muito simples, não é mesmo? Sem dúvida, uma das melhores fontes de tráfego grátis que você vai encontrar na rede.

Muito provável que em pouquíssimo tempo o fluxo de seu blog aumente, visto que o Youtube é uma das plataformas de maior acesso atualmente.

 

Grupos de Facebook

Não é preciso nem dizer o alcance que o Facebook tomou nos dias de hoje, não é mesmo? Apesar de alguns alarmistas decretarem que se trata de uma rede social “com os dias contatos”, a verdade mesmo é que essa mídia continua bastante forte, principalmente no tocante a divulgar alguma coisa.

Quando se trata, então, de fontes de tráfego grátis, o Facebook é uma das melhores pedidas, principalmente no que se refere aos chamados “grupos de Facebook”, que apesar de serem restritos a um público ou nicho, ainda assim, possuem um imenso alcance.

E, é aí que entra a estratégia de aproveitar que esses grupos são direcionados a um determinado assunto para que você possa usar isso para divulgar o seu blog, e aumentar o tráfego nele. Claro, pra que isso ocorra de maneira satisfatória, é necessário que você faça uma divulgação correta nesse tipo de ambiente.

Esses cuidados precisam ser redobrados no Facebook por um motivo bem óbvio: como há grande visibilidade nessa rede social, se você fizer tudo certo, ok. Seu nome e seu blog terão ótima reputação. Mas, caso contrário, você e o seu espaço serão pessimamente reconhecidos, gerando, assim, uma espécie de “anti-marketing”.

Portanto, fique bem atento a pequenos detalhes como se o nicho do seu blog realmente cabe naquele determinado grupo, e se você tem material realmente relevante, inédito e de qualidade pra oferecer. Sentindo-se confiante e tendo um material muito bom pra oferecer, já é meio caminho andado pra seu blog conseguir muito mais acessos do que imagina.

 

Lista de E-mail Marketing

Essa ferramenta aqui é de fácil execução: que tal criar listas de contato onde você pode se focar em interagir com um público mais restrito, porém, mais certo e fixo? Usando as listas do E-mail Marketing você pode.

Inclusive, você pode aproveitar e usar de “iscas digitais” (e-books, slides, etc.), oferecendo esse material para os seus contatos, e depois, fazer um acompanhamento de seus leitores. O próprio E-mail Marketing proporciona ferramentas para esse acompanhamento.

E, existe uma garantia que propicia o sucesso dessas listas como ótimas fontes de tráfego grátis: nelas, você tem contatos (seus leitores) que confiam em seu trabalho, e que, decerto, estarão propensas a divulgarem o seu blog a terceiros. O aumento do fluxo vem daí.

Portanto, para obter sucesso ao utilizar as listas de E-mail Marketing para aumentar o fluxo de seu blog, pense na seguinte questão: o conteúdo precisa ser atrativo, dinâmico e atualizado constantemente, para que os seus habituais leitores possam se sentir compelidos a compartilharem as suas publicações.

É como se você estivesse tendo a ajuda voluntária de funcionários não remunerados, digamos assim.

No final, todos saem ganhando.

fontes de tráfego grátis

Yahoo Respostas

Com certeza, você já deve ter se deparado com qualquer pesquisa onde algum link do Yahoo Respostas apareceu, não é mesmo? Pois bem, ele se trata de uma das melhores fontes de tráfego grátis existente. E, isso não é exagero.

O Yahoo Respostas é uma ferramenta bem completa e que abrange diversas áreas (saúde, educação, tecnologia, esportes, e por aí vai). Isso faz que, de alguma maneira, o nicho em que o seu blog esteja inserido seja contemplado nesse ambiente.

Basta somente que você vá a alguma pergunta que tenha a ver com o assunto que o seu blog aborda, e responder da maneira mais correta e completa que puder. E, se a sua resposta for muito bem avaliada, melhor ainda. E, a estratégia está nisso: dentro do texto da resposta, inserir o link do seu blog.

É fácil, rápido e garante excelentes resultados. O retorno de um tráfego maior para o seu blog é certo e garantido, acredite.

 

Sites de buscas (SEO)

Sites de buscas são excelentes ferramentas pra quem usa a Internet. Praticamente, não há, inclusive, como trabalhar com assuntos diversos, que exigem pesquisas, sem usar esses sites. Só que, além disso, eles podem ser extremamente úteis no que diz respeitos a fontes de tráfego grátis para o seu blog.

Basta, pra isso, que você saiba como utilizar bem o SEO, inserindo palavras-chaves e expressões que serão destaque naquele nicho ao qual pertence o seu blog, e que usuários diversos estarão pesquisando.

Google, Bing, Baidi, Duck Duck Go… Os exemplos de excelentes sites de busca por aí são vários, bastando você saber como manusear a ferramenta SEO para que o fluxo de seu blog possa aumentar exponencialmente.

 

Botões de compartilhamento

Obviamente que de nada adianta ter um alto tráfego em seu blog se ele não dispõe de ferramentas eficazes de compartilhamento de conteúdo. Afinal, será bem mais vantajoso que os seus leitores possam fazer a divulgação do seu blog sempre que o acessarem.

E, esses recursos são justamente os botões sociais de compartilhamento, que, geralmente, aparecem naquelas caixinhas de diálogo quando, por exemplo, alguém seleciona o texto ou algo semelhante, e que acabam sendo também ótimas fontes de tráfego grátis.

Alguns desses recursos são o Markely e o GetSocial, facilmente encontrados para instalação. Existem outros, mas, esses são os mais usados (e, melhores).

O negócio é, no final das contas, facilitar que os seus leitores possam disseminar o conteúdo do seu blog sem grandes dificuldades, ajudando, assim, a aumentar o tráfego em sua plataforma.

 

Indicação de outros sites

Essa daqui é uma tática um tanto difícil de fazer, já que é necessário que você possa começar a interagir com outras pessoas que tenham algum projeto que tenha influência na rede, ou seja, com grande tráfego.

Mesmo difícil, porém, é uma das boas fontes de tráfego grátis que você pode conseguir caso as outras possibilidades tenham se esgotado.

E, essa estratégia consiste em basicamente você receber indicações de outros sites. A partir disso, você receberá visitantes através dessa indicação.

Claro que a responsabilidade terá que ser maior, pois, a indicação da sua plataforma será feita através de terceiros, e, portanto, o conteúdo que você irá fornecer terá que ser de ótima qualidade, caso contrário, a “parceria” irá, facilmente, naufragar.

Portanto, esforce-se não somente para encontrar sites que possam divulgar o seu conteúdo, como também para oferecer alho acima da média.

 

Dica bônus: Wikipedia

Pois, é. Outra velha conhecida nossa, a Wikipedia, também está entre as ótimas fontes de tráfego grátis. Pelo fato dela ser uma página onde o seu conteúdo pode ser criado e editado à vontade, há, evidentemente, a possibilidade de, em algum tópico qualquer, haver a indicação do seu blog, o que já seria um grande marketing.

Sem contar que você ainda pode criar uma página inteira para o seu projeto, adicionando informações encontradas em sua plataforma, aumentando, assim, o tráfego em seu blog a longo prazo. Tudo com grande facilidade.

Referência:

https://inundaweb.com.br/blog/porque-ter-um-blog-e-como-ele-influencia-seus-negocios

https://www.wilkercosta.net/46-fontes-de-trafego-para-negocio-online/

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *