3 Conselhos para Aumentar Vendas Usando Whatsapp

Tempo de leitura: 9 minutos

Aumentar vendas usando whatsapp? O Whatsapp se transformou rapidamente numa das redes sociais mais populares do mundo, em especial, no Brasil. As possibilidades, agora, estão tão amplas que já é possível até comprar imóveis através da rede, como mostra a reportagem a seguir: https://www.dn.pt/portugal/interior/whatsapp-estrangeiros-ja-compram-casa-em-portugal-sem-sair-do-sofa-9429261.html

E, é claro que com tantas possibilidades à mão, através de uma ferramenta (totalmente gratuita, diga-se de passagem), que é imprescindível conhecer dicas, métodos e estratégias para usar o Whatsapp nas vendas em algum negócio online que você tenha ou simplesmente queira ter um dia.

Isso porque essa é uma rede social que possibilita uma enorme interação entre as pessoas, seja de forma individual, seja através de grupos, onde ideias podem ser compartilhadas aos montes, possibilitando uma amplitude na possibilidade de aumentar vendas usando Whatsapp.

Mas, como fazer isso da melhor maneira possível?

A seguir, vamos dar algumas dicas rápidas a respeito da melhor maneira de aproveitar uma mídia social como essa, e, assim, expandir o seu empreendimento online de maneira significativa.

aumentar vendas usando Whatsapp

Aumentar vendas usando Whatsapp

Interaja bastante com os seus clientes

Se você realmente quer aumentar vendas usando Whatsapp, então, precisa ficar atento a todas as funcionalidades dessa rede para poder interagir com bastante frequência com os seus clientes, pois, esse é o primeiro passo para se conseguir o mínimo de eficácia em um comércio online usando essa rede social.

Um bom exemplo de estratégia que dá certo é começar gerando muitos contatos para uma lista no Whatsapp. Com isso, você acaba criando uma espécie de “cadastro”, que, com certeza, será bastante útil na hora de expor o seu produto ou serviço na rede.

Uma boa dica, nesse caso, é utilizar o seu CRM para solicitar dados, como nome e e-mail. Há também alternativas bem eficientes, como pedir para seus clientes responderem a um formulário básico, ou simplesmente a realização de uma campanha de leads.

E, claro, ainda dentro desse aspecto de interação com o cliente para aumentar vendas usando Whatsapp, é importante salientar que você precisa da autorização das pessoas para o envio de mensagens, como campanhas publicitárias, por exemplo.

Um dos maiores erros no ramo do comércio online é você começar a enviar mensagens para os clientes sem aviso prévio, ou sem ter explicado com clareza de sua pretensão em fazer esse envio. Com certeza, isso conta como publicidade negativa para o seu negócio.

Ainda nesse aspecto da interação com clientes com o intuito de aumentar vendas usando Whatsapp, faz-se necessário, até mesmo para u controle maior, organizar a sua clientela por ordem de preferência.

Como assim?

Bem, mesmo que você venda produtos e serviços que pertençam a um mesmo nicho de mercado, ainda assim, há clientes que, entre esses mesmos produtos ou serviços, terão preferência por algo mais específico, e isso acaba sendo muito útil na hora de fica uma determinada campanha para determinado cliente.

Portanto, o ideal é que, assim que incluir alguém em sua lista de contatos, adiciona uma sigla, ou de preferência, uma tag, para identificar qual o interesse específico daquele cliente em questão. Em campos personalizados na rede social você também tem como adicionar esse tipo de informação, ajudando, assim, a você ter uma visão mais detalhada da sua clientela.

E, por fim, em termos de interação com cliente, qual tal fazer uma lista de transmissão? É bom deixar claro que lista de transmissão é diferente de um grupo normal no Whatsapp., pois, com ela, você consegue mandar mensagens privadas, mesmo que o comando seja para um grupo específico de pessoas. Ou seja, ao contrário de um grupo, não haverá interação das pessoas aqui.

O bom é que cada uma dessas listas suporta um total de 256 contatos, o que torna bem ampla a possibilidade de segmentar os seus clientes de maneira mais eficaz, fazendo pequenos grupos de acordo com o perfil de cada um dos usuários. Esse tipo de recurso é ótimo porque dá pra interagir com pessoas de gostos distintos, e, com isso, melhorar o rendimento de seu empreendimento online de maneira quantitativa.

Lembrando sempre que o foco de seu negócio online, seja por Whatsapp, seja por qualquer outra rede, precisa ser o cliente, e o que está em volta dele, como seus desejos, necessidades, e por aí vai. É, então, que chegamos a outra dica de ouro para aumentar vendas usando Whatsapp, e que será abordada no próximo tópico.

aumentar vendas usando Whatsapp

Tenha um excelente serviço de atendimento ao consumidor

Como visto no tópico anterior, caso você realmente queira aumentar vendas usando Whatsapp, é necessário estreitar o relacionamento com os seus clientes. Só que não se trata apenas da venda, mas, também, e em alguns casos, principalmente, no que chamamos pós-venda, que é o período após a realização de uma transação comercial, onde você, como empreendedor, precisa fazer a manutenção da relação com o cliente, estando disposto na hora em que ele vier a precisar.

Ou seja, em outras palavras, a área do bate-papo do Whatsapp precisa se destinar a ser um eficiente canal de comunicação entre você e o seu cliente, para que, através desse diálogo, novas ideias possam surgir, e, assim, você melhorar os seus serviços.

Por exemplo: existem clientes que gostam de receber as suas encomendas via correios, mas, também existem aqueles que preferem pegar os seus produtos diretamente no local onde o seu empreendimento fica.

A comunicação com o cliente através dessa rede também pode servir para você fornecer informações detalhadas a respeito do produto ou serviço que você oferece. São informações que serão, inclusive, importantes na hora do cliente decidir ou não comprar a você. Por isso, seja chamativo na abordagem, e detalhista na descrição.

Além de disso, uma comunicação mais direta com o cliente, visando aumentar vendas usando Whatsapp, ainda proporciona outras vantagens, como elaborar orçamentos, e, principalmente, receber críticas e sugestões de melhorias, que deverão ser recebidas da melhor maneira possível, sempre com feedback pra quem está mandando.

São ações assim que permitirão que você, além de ter uma clientela seleta, ainda possa ser indicado por ela, aumentando a quantidade de clientes em pouco tempo.

Veja também: Por que investir em marketing de conteúdo

Divulgação do seu link direto é um ponto fundamental

Se você pensa de verdade em aumentar vendas usando Whatsapp, então você precisa ser bastante incisivo no que se refere à divulgação do seu empreendimento online. E, essa divulgação pode ser feita de maneira muito eficiente, por exemplo, através da criação de algum link direto no que se refere ao seu número de contato pelo Whatsapp,

Funciona da seguinte maneira: um usuário da rede (que pode já ser um cliente seu ou simplesmente um propenso cliente) vai clicar na opção Enviar Mensagem, e, imediatamente, a tela do Whatsapp vai se abrir. Assim, o usuário terá, de maneira bem simples, adicionado você aos contatos dele.

E, como criar esse link?

Muito simples.

Basta acessar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000, e adicionar o seu número nele, substituindo os zeros pelo seu número de telefone, não esquecendo, evidentemente, de colocar também o DDD da sua cidade. E, caso a sua cidade ainda não esteja utilizando o nono dígito do número de célula, basta clicar neste link aqui: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

Agora, digamos que você ache que o link para Whatsapp tenha ficado muito longo, e queira encurtá-lo, basta acessar o site: https://bitly.com/, colocar o link que deseja abreviar, e pronto.

Portanto, sempre que for fazer uma divulgação de seu negócio online via Whatsapp, aproveite esse link, pois ele acaba sendo mais rápido que qualquer outro meio que você a utilizar.

abrir negocio, aumentar vendas usando Whatsapp

Dica Bônus: Invista em Promoções Relâmpagos

Nada melhor de que uma boa e rápida promoção para aumentar vendas usando Whatsapp, não é mesmo? Nesse caso, você deve aproveitar, e muito, uma das características primordiais dessa rede, que é a sua instantaneidade. Ou seja, é tudo ali na hora, recebido naquele instante, tudo de maneira bem rápida.

O período da promoção vai depender do seu planejamento, e tanto pode abranger aquele mesmo dia, ou se estender por toda a semana.

E, como divulgar essa promoção da melhor maira?

Vai depender de você. Esse tipo de anúncio pode ser feito através da criação de um código promocional, da envio de uma simples imagem do produto em seu posto de venda, ou até mesmo através do incentivo de interação online entre os seus próprios clientes (o popular “boca a boca”).

Nesse aspecto de usar uma promoção relâmpago para aumentar vendas usando Whatsapp, use também o recurso do “status” dessa mídia social, que é um pouco semelhante ao “stories” do Instagram, e que pode ser se grande ajuda para essas ações um pouco mais rápidas.

 

E, claro, como último conselho, mesmo, tente fortalecer, ao máximo, o seu poder de comunicação. Hoje em dia, as redes sociais, principalmente, o Whatsapp, proporcionaram estreitar os laços entre as pessoas, e você, que possui qualquer tipo de empreendimento, precisa se aproveitar dessas novas tecnologias.

Com as estratégias certas, em pouco tempo, as vendas de seu negócio online tenderão a crescer. Tudo, claro, vai depender do seu empenho e capacidade de extrair as vantagens que uma mídia como o Whatsapp oferece.

 

Se você gostou, então compartilha nas suas redes sociais!

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *