(com infográfico) Característica de empreendedor: tudo que você precisa saber para se tornar um.

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Se você quer saber quais as características de empreendedor de hoje e de sucesso, saiba que devemos começar falando da mais cara delas: persistência.

Cara, é óbvio, em termos de valor que ela tem para um empreendedor. A propósito: você sabe o que significa um empreendedor?

Empreendedor é a pessoa que busca por oportunidades onde mesmo elas nem pareciam existir. É alguém ávido por desafios, mas que não se conforma com adversidades. Eles as supera dia a dia. Está sempre se atualizando, porque um bom empreendedor não para quieto.

 

 

Eu podia passar o resto do texto falando do conceito de empreendedor, mas vou dividir o assunto em partes para que fique mais fácil de compreender.

Muitas pessoas se transformam em empreendedoras pela necessidade, outras por hobby e afinidade. O que você precisa saber é qual é o seu caso e como melhor você se enquadraria em termos de empreendedorismo.

Então vamos fazer aqui uma analogia usando uma história para te explicar melhor como tudo se dá…

João era vendedor ambulante de quadros. Passava todo dia pela rua 71 e já até conhecia a vizinhança. Seus quadros eram de diversos tipos: de mensagens, de fotos, de imagens religiosas entre outros. Sua renda mensal ficava em torno de 2.200,00 reais/mês. Tinha uma família grande de 3 filhos e esposa. Tudo que sonhava era poder aumentar sua renda para pelo menos 5.000,00 reais/mês e ajudar melhor a sua família.

Será que isso é possível?

1.     Característica de empreendedor: Persistência

Vamos usar o nosso case aí em cima como estudo de caso e vamos destrinchar quais são as possibilidades para João atingir o seu objetivo de aumento de renda. Característica do empreendedor mais preciosa, a persistência é a alma do negócio e deve ser usada aqui.

Muitas são as adversidades vividas pelo povo brasileiro hoje, mas se persistir em mudar, em crescer, você com certeza atingirá os seus objetivos.

João já nos mostra de cara que tem essa característica, mas o que mais o difere dos outros vendedores empreendedores?

Às vezes o problema não está em persistir somente, mas de encontrar um ponto de partida. No caso do nosso João, ele lida com decoração e hoje decoração está em todas.

2.     Sacada

A sacada é uma característica de empreendedor que mostra o quanto ele está ligado no mercado. Quanto mais por dentro ele estiver de tudo que acontece ao seu redor, melhor será para ele.

Sacada é uma característica de empreendedor que pode ser traduzida como saber aproveitar as oportunidades.

 

Oportunidades existem aos montes, às vezes você tem que mudar de rumo para melhor aproveita-las, mas às vezes não é preciso grandes movimentos nesse sentido, ou seja, você só usa aquilo que sabe.

Uma sacada bem percebida é aquela onde você não só vê a oportunidade como

caracteristicas do empreendedor

entende as melhores formas de pô-las em prática.

Existem pessoas que só de olhar para um determinado tipo de produto já sabe se ele vende ou não. Entretanto existem outros tipos que precisam estudar cada possibilidade pormenorizadamente para dizer exatamente se vale a pena.

Não importa que tipo é você, pois os dois tipos sempre chegam a um resultado final.

3.     Raciocínio Lógico

Não, não vamos falar de matemática diretamente aqui. Vamos falar da característica do empreendedor que ressalta sua destreza em organizar mentalmente todas as oportunidades.

Quando você tem raciocínio lógico, você pensa de forma ágil como se tudo fosse uma pequena questão de 2+2=4.

Tudo tem que se mostrar de forma fácil para você e aí você simplesmente concatena as informações de uma maneira rápida e certeira para não deixar nenhuma ponta desamarrada.

Busque pensar logicamente e sem rodeios, de forma direta e objetiva. É isso que queremos te dizer: se alguma coisa serve, então bom; se não serve: então não serve e pronto.

4.     Pensamento analítico

Quando você busca por informações em torno do produto ou serviço e a partir daí começa a entender melhor seu universo e o porquê de sua existência.

Pensar analiticamente como característica de empreendedor é uma das principais, porque você no final das contas é quem vai decidir, então faça isso com base em análise.

O pensamento analítico requer que você conhece do campo de estudo, mas nada que você não possa ir buscar. Hoje em dia temos a internet e uma imensidão de sites e blogs dispostos a te ajudar nesta tarefa.

5.     Característica de empreendedor: Simplificar

Estamos falando aqui do ato de simplificar o que já tem tudo para ser difícil. Lembre-se muitos obstáculos apareceram na sua vida, então simplificar é útil quando você precisa tomar decisões rápidas.

Se juntarmos o pensamento analítico com o poder de simplificação, então temos uma grande joia nas mãos.

Voltando ao nosso case: João precisa achar uma forma de simplificar a quantidade de informação que vem buscando na internet sobre o seu produto para poder então agir. Ele já percebeu em que área está inserido e como pode fazer para melhorar. Foi aí que teve uma sacada: adolescentes estão cada vez mais fazendo uso do You Tube e planejando decorar seus quartos para fazer vídeos.

Ele pensou também que recém-casados também gostariam de planejar a sua nova casa. Seu produto estava começando a ganhar importância, mas ele tinha que reestruturar…

6.     Reestruturar

Muitos empreendedores têm em suas mãos grandes oportunidades, mas não sabem exatamente o que fazer.

Uma das características de empreendedor, reestruturar é o ato de pegar algo existente e transformá-lo em algo mais realístico.

No caso de João, ele precisava verificar as imagens dos quatros e torna-las mais modernas para atingir ao seu público-alvo de forma mais precisa.

Imagens de santo até funcionam para um tipo de público, mas se você quer atingir a dois públicos ao mesmo tempo então tem que reestruturar.

Finalizando o pensamento…

João começou a perceber quando deveria se adaptar. A propósito: adaptação é mais uma das características de empreendedor de sucesso.

Em se adaptando o produto fica mais preciso para aquilo que você tem que fazer e seu público-alvo também fica mais claro.

João então aproveitou os ensinamentos e mudou para venda de quadros com molduras e gravuras mais alegres e joviais, mudou sua tática de vendas e por isso seu preço de venda também aumentou. Afinal, é preciso saber quando agregar valor às coisas!

 

 

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