Quais são as características do empreendedor de hoje?

Tempo de leitura: 9 minutos

Muito se procura pelas características do empreendedor de sucesso hoje em dia. E, essa busca por abrir um negócio próprio e lucrativo se justifica. Como bem mostra este matéria da Folha o desemprego continua alto no Brasil, e uma ótima alternativa é ir buscar ganhos por conta própria.

O bom é que as características do empreendedor que fazem de um negócio algo lucrativo podem ser encontradas em qualquer pessoa, de qualquer classe social, em qualquer idade.

E, são esses pontos que vamos debater a seguir, um a um, junto com um pequeno panorama geral do empreendedorismo.

caracteristicas do empreendedor

O que faz alguém ter as características do empreendedor?

Conceituando, podemos dizer que empreendedor é aquele que vai começar algo novo, ou, trocando em miúdos, o pioneiro, aquele que enxerga oportunidades onde ninguém mais enxerga. Detalhe que, dentro desse conceito para começarmos a entender as características do empreendedor, também cabe dizer que se trata de alguém que se empenha numa área que domina e gosta, pois, sem isso, é provável que o empreendimento não vá pra frente.

Nesse quesito, dois tópicos são fundamentais: a criatividade e a imaginação. São através deles que alguém pode usufruir das características do empreendedor, e usar isso para criar um negócio realmente interessante e viável do ponto de vista comercial.

E, é justamente no ponto onde um empreendedor pode ter sucesso que surgem as suas características mais básicas, e que serão enumeradas a seguir.

 

  • PERSISTÊNCIA

Dentre as principais características do empreendedor de sucesso, esta aqui consegue desenvolver uma habilidade muito útil nos dias de hoje: enfrentar obstáculos. No mercado atual, a competitividade, a exigência cada vez maior dos clientes e a necessidade de renovação são alguns destes obstáculos.

Porém, o bom empreendedor vê tudo isso como um desafio a ser vencido. E, vencido, especialmente, através da persistência. E, uma persistência que tem dois caminhos possíveis: ou o empreendedor reavalia e insiste no investimento, ou muda radicalmente de estratégia para continuar seguindo.

Sabe aquele ditado que diz: insista, persista, mas nunca desista? Cabe como uma luva para as características do empreendedor de sucesso. É um esforço além da meia que compensa no final, pode acreditar.

Veja também nosso outro artigo sobre escalabilidade.

  • PROCURA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS

Uma das características do empreendedor que pode evitar inúmeros transtornos é a antecipação dos fatos. Não se trata de “prever o futuro”, e sim, através de um conhecimento básico e de uma análise minuciosa, enxergar o atual mercado e avaliar como a sua área de atuação pode estar daqui a algum tempo.

A questão aqui também se trata de criar novas oportunidades, pois, elas, convenhamos, não “caem do céu”. É necessário que a pro-atividade (elemento essencial nos dias de hoje), esteja em alta com você, empreendedor. É essa “iniciativa antecipada” que vai fazer você encontrar oportunidades das mais vantajosas, às vezes, em lugares que nunca imaginou encontrar.

Portanto, pense nisso: quantos novos produtos ou novas oportunidades em seu negócio você desenvolveu nos últimos tempos para satisfazer tanto clientes, quanto investidores?

 

  • QUALIDADE E EFICIÊNCIA PRECISAM SER UMA EXIGÊNCIA

Pense bem: você, em seu negócio, tem disposição pra tudo, a qualquer momento, em qualquer ocasião? Pois, bem, porque disposição também é uma das mais importantes palavras-chaves para aquele que quer ter características do empreendedor de sucesso.

Nesse caso, é necessário melhorar de forma contínua produtos e serviços prestados, sempre visando as possíveis exigências dos clientes, com o intuito de satisfazê-los bem. Lembrando que, nesse aspecto, é preciso que você preze por duas coisas básicas: cumprimento de prazos e qualidade no atendimento/serviço.

Qualidade e eficiência são características do empreendedor que precisam fazer parte do seu dia a dia, inclusive, com um plano de emergência caso algum atendimento não tenha saído da maneira devida. É aí, inclusive, que está a antecipação de problemas também, bem como na questão da pro-atividade.

 

  • RISCOS CALCULADOS FAZEM PARTE

Riscos são normais em qualquer investimento. É preciso, pois, encará-los. A questão é que não deve ser de qualquer jeito, de maneira irresponsável. Os riscos, nesse caso, precisam ser calculados, para que haja uma margem de erro aceitável, e o provável prejuízo não seja grande. Ter essa responsabilidade é uma das características do empreendedor fundamentais.

Lembrando que é empreendedor que terá que assumir esses riscos, e ninguém mais. Portanto, como você será o único responsável pelo o que vim a acontecer, avalie bem quais são as alternativas disponíveis, e, a partir delas, tome as melhores decisões que puder, baseadas na sua experiência. Assim, você minimiza bastante as chances de ocorrer alguma falha.

Portanto, dê a você mesmo o luxo de aceitar desafios (contanto que sejam moderados), e arrisque. Na pior das hipóteses, você perderá bem pouco.

 

  • COMPROMETIMENTO

Aqui, não é preciso nem esmiuçar muito a respeito, afinal, se comprometimento não fizer parte das características do empreendedor mais básico, então, o ideal é nem começar um empreendimento. Isso porque estamos falando de sacrifícios pessoais (algumas madrugadas acordado, ou passar, temporariamente, pouco tempo com a família), colaborar em tudo o quanto for preciso para que os funcionários progridam e atender o cliente à perfeição.

Comprometer-se também é chamar as responsabilidades para si, seja no sucesso, seja no fracasso. O empreendedor precisa ter ciência de que o comprometimento é peça-chave para o sucesso, tanto da equipe, como da empresa como um todo. Além disso, o relacionamento com o cliente precisa ser um primor, onde este tem que ser atendido em sua plenitude.

Portanto, quando algo parecer que vai dar errado, chegue mais junto ainda da equipe, faça parte da produção se for o caso, e motive a todos para que o empreendimento continue progredindo.

caracteristicas do empreendedor

  • METAS ESTABELECIDAS

Sim, dentre as principais características do empreendedor, essa pode ser considerada aquela “parte chata” do processo, mas, ao mesmo tempo, ela é de vital importância. Isso porque metas significam objetivos claros para a empresa. Ou seja, não podem ser deixadas de lado, como um assunto qualquer.

É bom ressaltar que esse planejamento para o estabelecimento de metas precisa levar em consideração tanto prazos longos, quanto curtos, além de possuírem datas bem definidas para a conclusão das etapas determinadas.

Com metas claras e objetivas, o empreendedor pode se dedicar com mais foco a elas, e, assim, unir esforços, para atingir esses objetivos, que devem ser determinados com muito pé no chão (nada de estabelecer metas quase impossíveis, ok?). E, claro, como uma espécie de motor motivacional, é bom premiar você e a sua equipe sempre que vocês alcançarem alguma meta.

 

  • MONITORAMENTO

O monitoramente também está ligado com o planejamento, e ambos, juntos, são importantíssimos para um empreendedor de sucesso. São características do empreendedor que facilitam, sobretudo, a organização de tarefas, das mais básicas, às mais complexas.

Planejar exige um alto grau de organização, visto que o empreendedor precisará agir por etapas, da mesma forma que monitorar tarefas é importante para que a empresa fique perfeitamente adequada às mudanças constantes que o mercado impõe.

Como dicas extras para essa questão de monitorar o seu negócio, você pode também acompanhar os indicadores financeiros, que ajudam bastante na hora da tomada de uma decisão importante para a sua empresa.

 

  • AMPLIAÇÃO DE REDE DE CONTATOS

Quem tem amigos, tem tudo, não é mesmo? Mas, isso não vale apenas para frases motivacionais, apenas. Também serve como uma das mais estratégicas características do empreendedor.

Tem uma rede de contatos sempre atualizada, onde você pode sempre contar com colaboradores e/ou investidores que possam auxiliar no seu negócio em qualquer área que seja, é fundamental. Uma relação de parcerias e apoios, digamos assim.

Portanto, sempre tente ter uma ótima rede de contatos para garantir apoio irrestrito, principalmente em momentos de crise.

 

  • AUTOCONFIANÇA + INDEPENDÊNCIA

Autonomia. Eis outra palavra-chave importantíssima dentro das características do empreendedor de sucesso. Com autonomia, você se mantém confiante (principalmente, nas suas opiniões). A autoconfiança também precisa transbordar otimismo e determinação, mesmo diante de grandes obstáculos, que devem ser visto como imensas oportunidades.

Nisso, a independência também tem um papel fundamental para a seu negócio, pois, sendo independente para tomas decisões necessárias, unido a confiança de star no rumo certo, aumentam as possibilidades de um empreendimento ser, definitivamente, lucrativo.

 

Conclusão

Como podemos ver, as características do empreendedor são diversificadas, mas, todas possuem um ponto em comum: a capacidade de perceber e aproveitar as oportunidades quando surgem. Mas, para ter esse olhar aguçado, é necessário que o empreendedor vá além do sendo comum, do óbvio, do trivial.

Não à toa, um bom empreendedor também é arrojado e criativo, chegando ao ponto de ser “inconformado” com a situação atual, buscando alternativas viáveis para que problemas sejam resolvidos e soluções sejam encontradas.

Ser um empreendedor de sucesso, é verdade, não é nem um pouco fácil, mas, também se mostra recompensador a partir do momento em que você vê um empreendimento todo seu dando resultados positivos, e se transformando numa grande realização pessoal. Tudo regado a motivação e paixão.

Evidentemente, que nem tudo são flores, e às vezes, um esforço um pouco maior se faz necessário. Não raro, mesmo que temporariamente, é preciso abdicar de vida social com amigos e parentes para de dedicar ao seu empreendimento. O trabalho é árduo, mas, compensa, pode acreditar.

 

 

Se você gostou do artigo, então conheça também o curso do Alex Vargas – Fórmula Negócio Online – que te ensina o passo a passo detalhado de como se tornar um empreendedor digital.

 

Figuras: freepik

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *