Como aumentar a produtividade no dia a dia?

Tempo de leitura: 9 minutos

Saber como aumentar a produtividade, seja em um ambiente empresarial, seja no seu próprio cotidiano pessoal, configura-se, cada vez mais, como um desafio a ser superado. Isso porque é tamanha a correria que temos que enfrentar a todo o momento, que pode dar a impressão de que não há como melhorar nesse aspecto.

Mas, será mesmo?

Certo é que, em geral, temos muitas coisas a fazer no trabalho, ocasionalmente gerando estresse. Mas, também é correto afirmar que existem alternativas para melhorar o desempenho dos serviços da sua empresa, realizando tarefas em pouco tempo,

A conceituada revista “Inc.”, por exemplo, já fez um artigo (nesse link), onde ela lista 11 maneiras diferentes de como aumentar a produtividade em seu cotidiano. Maneiras, inclusive, bem simples de serem feitas na prática, o que prova que ser produtivo não é nenhum bicho de sete cabeças.

A seguir, iremos esmiuçar alguns desses tópicos de como aumentar a produtividade no seu trabalho, vida pessoal, enfim, em todos os âmbitos da sua vida.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Reduza a quantidade de coisas a fazer em uma lista

Às vezes, “menos é mais”. Você pode até achar que vários e vários itens em sua lista de atividades são sinônimos de produtividade, mas, não são. Há uma probabilidade muito grande de você, por ter tantas tarefas em um curto espaço de tempo, atropela umas nas outras, e, no final, acabar não fazendo nem metade do que planejou.

Portanto, nada de embolar o meio de campo com tarefas e mais tarefas. Prefira ser econômico, colocando em sua lista de afazeres 5 ou, no máximo, 6 tarefas, e, primordialmente, foque as suas atenções nessas poucas para que o desempenho possa ser melhor.

E, ainda dentro dessa lista, eleja aquelas tarefas que são mais prioritárias do que as outras. Por exemplo: das 6 mencionadas anteriormente, coloque 3 que são de máxima urgência, 2 com prioridade moderada e 1 que pode ser deixada, para amanhã. Assim, você saberá o que fazer, na ordem certa.

como aumentar a produtividade

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Limite o seu acesso a aplicativos e sites que possam lhe distrair

Dentre as formas de como aumentar a produtividade, essa, com certeza, é a mais chata para alguns. Também pudera. As redes sociais, hoje, viram uma verdadeira febre, e, mesmo que, em alguns casos, elas sejam necessárias no âmbito da comunicação, elas também nos distraem bastante para os nossos objetivos.

Sim, sabemos o quanto é difícil, hoje em dia, ficarmos longe do Facebook, do Instagram ou do Whatsapp. Mas, se você quer realmente ter um ganho significativo em relação à sua produtividade, é bom ir se acostumando a deixar mais as abas desses aplicativos fechadas, desativar as suas notificações, e só acessá-las de vez em quando, ou somente se elas forem necessárias para o seu negócio.

Fora a necessidade, não é preciso você ficar vendo as suas atualizações constantemente, pois, nisso, você perde um tempo precioso do seu dia.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Saiba organizar as suas tarefas com antecedência

Antecipar-se é correr menos riscos desnecessários.  É você prever algum problema, e, de antemão, estar preparado para ele. Por exemplo: para quem no dia anterior, antes de ir dormir, deixou carteira, bolsa, chaves do carro e roupas em um local específico, hoje, vai sair de casa no horário, ou mais cedo, e, quem sabe, deixe de enfrentar um trânsito enorme, caso acabasse saindo atrasado.

No mundo empresarial, é a mesma coisa. Para um empreendedor ter sucesso, ele precisa vislumbrar, com antecedência, riscos e oportunidades, a fim de que ele consiga evitar os primeiros e aproveitar bem as segundas.

Portanto, pense sempre se dá para antecipar qualquer ação em seu dia a dia, pois, no quesito como aumentar a sua produtividade, isso será de grande ajuda.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Valorize bastante o seu tempo nos mínimos detalhes

Como já dizia o poeta Cazuza, o tempo não para. E, por não parar, ele possui uma quantidade limitada de espaço (um único dia sempre vai ter 24 horas). Nada mudará isso. Portanto, é essencial que você saiba o que fazer, exatamente, com essas poucas horas disponíveis.

A dica primordial, nesse caso, é ser o mais organizado possível, tendo em mente que tarefas podem ser distribuídas, no sentido de hoje serem feitas as mais urgentes, amanhã, as menos urgentes, e depois de amanhã, as nem um pouco urgentes.

A valorização do tempo é muito importante no tocante a essa questão de como aumentar a sua produtividade. Faça do tempo o seu aliado, e não o seu inimigo.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Exercícios físicos são ótimos impulsionadores

Entras as muitas maneiras de como aumentar a produtividade, a prática regular de exercícios físicos ajuda num ponto muito importante, e que, muitas vezes, negligenciamos: o alívio do estresse. E, esse mal, como bem sabemos, é um dos causadores principais de diversas doenças por aí.

Além do alívio ao estresse, também há a questão do aumento da concentração, algo que precisa ser levado em consideração quando o assunto é aumento da produtividade.

como aumentar a produtividade

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Durma e descanse o suficiente

Um adulto médio precisa de sete a nove horas diárias de sono. E, quem diz isso é a renomada National Sleep Foundation. Obviamente que, vez ou outra, é necessário passar a madrugada acordado, resolvendo algum problema, seja de família ou de trabalho.

No entanto, não transforme isso em hábito, pois, quem irá parecer é o seu corpo, e, principalmente a sua mente. Dormir e descansar bem faz parte da sua genética, e precisa ser um assunto levado a sério.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Treine a sua força de vontade

Muitas pessoas por aí deixam de ser produtivas justamente porque preferem ficar em sua zona de conforto, sem ânimo para fazer um pouco a mais, e evoluírem nas suas atividades cotidianas. Por isso, a força de vontade é tão essencial para, como diz o ditado popular, “sairmos” da caixa.

Porém, não se engane. Até mesmo a mais ferrenha força de vontade, uma hora, cansa. Por isso, precisamos periodicamente de férias, para relaxarmos, e conseguirmos renovar as nossas energias.

Para treinar a sua força de vontade no seu dia a dia (e, isso é perfeitamente possível), primeiro, você precisa colocar em mente aquilo o que você realmente quer, e se focar nisso. Outro passo importante é não esmorecer diante da preguiça, e sempre tentar se esforçar um pouco mais.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Você precisa criar hábitos positivos

Além de dormir bem, e ter momentos de descanso prolongados, outros hábitos são essenciais para que você possa ter como aumentar a produtividade cotidiana. Nesse quesito, a força de vontade é indispensável para você coseguir ter hábitos mais saudáveis.

Um desses hábitos, sem dúvida, é você se alimentar melhor. Evitar comidas gordurosas e chocolates já é um bom começo. Isso faz, inclusive, com que você possa dormir melhor, e se acordar mais disposto. Ou seja, acaba sendo um ciclo.

Claro que é preciso uma boa dose esforço aqui, mas, com o tempo, esse esforço vai ser recompensado com uma força de vontade maior, e, consequentemente, uma produtividade diária bem maior.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Saiba os momentos de dizer não

Claro, aqui temos uma palavra que muitos fogem a todo custo, mas, que, em alguns momentos, é necessária: não. E, por que é tão importante? Simplesmente, porque saber dizer não fará você cumprir uma atividade no prazo determinado.

Isso se deve a um elemento primordial para qualquer produtividade: foco. Com foco, você se concentra melhor na atividade que estiver fazendo, podendo até encontrar meios para concluí-la de maneira mais rápida e eficaz.

Portanto, mesmo para amigos e familiares, não tenha medo de, às vezes, dizer um não. Mesmo que, a princípio, soe chato, depois, nem você, nem a pessoa a quem você disse não, irão se arrepender, pois, as suas tarefas estarão em dia, e (o melhor) sem estresse ou pressão.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE: Crie o hábito contínuo de ser produtivo

Esta última dica aqui de como aumentar a produtividade é simplesmente colocar em prática todo o que está escrito aqui. Mas, não só. Pegar esses hábitos, realizá-los continuamente e melhorar eles ao longo do tempo.

Por exemplo: pegue a questão de uma alimentação saudável, e vá, gradativamente, eliminando toda comida que, sabemos, faz mal à saúde, até chegar o momento em que você estará se alimentando somente de coisas completamente saudáveis.

Talvez, inclusive, você não tenha como realizar todas as etapas aqui descritas, mas, se, pelo menos, pegar uma boa parte delas, aplicá-las ao seu dia a dia, e realmente criar um hábito focado na produtividade, em pouco tempo, você não estará mais tão preocupado assim com metas e objetivos, que passarão a ser motivo de incentivo e não de dores de cabeça.

E, claro, dentro desse aspecto, tente eliminar o máximo possível de hábitos ruins, que possam lhe prejudicar de alguma forma, tipo dormir mal, ou simplesmente, passar noites e noite acordado, sem descansar o suficiente.

Em suma: hábitos saudáveis são o mesmo que hábitos produtivos. Uma coisa está ligada à outra. Tenha compromisso com você mesmo, com objetivos bem claros, e seja cada vez mais produtivo.

 

Se você gostou do artigo, então conheça também o curso do Alex Vargas – Fórmula Negócio Online – que te ensina o passo a passo detalhado de como se tornar um empreendedor digital.

 

figuras: freepik e pixabay

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *