Como começar um empreendimento ?

Tempo de leitura: 7 minutos

empreender com pouco dinheiro

 

O sonho de muitos brasileiros é de ter seu próprio negócio, mas um dos grandes desafios encontrados é como começar um empreendimento com pouco dinheiro?  Na verdade, o desejo da maioria delas é conseguir a tão sonhada independência financeira, estabelecer seus próprios horários e ter uma melhor qualidade de vida. E é nesse momento que começam a ter a ideia de empreender e principalmente se existir a possibilidade de fazê-lo com pouco dinheiro.

Tem-se uma ideia equivocada pois muitos acreditam que é impossível se tornar um empreendedor em tempos de crise. Mas, desenvolver um novo projeto ou tomar uma decisão com o objetivo de se gerar renda é bem mais fácil do que imaginam.

Atualmente, há uma variedade de opções no mercado para você se reinventar e inovar. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site pequenas empresas grandes negócios, o Brasil é o país que mais empreende no mundo.

Levando em conta todos esses fatores, separamos para você algumas dicas que podem ajudar caso a sua ideia seja iniciar seu próprio negócio com pouca disponibilidade de dinheiro. Confira abaixo:

Exemplo: Se você tem familiaridade com programas de design gráfico, é provável que possa desenvolver serviços relacionados à marketing digital ou criação de logos e trabalhos visuais.

Como começar um empreendimento com pouco dinheiro

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de um empreendimento é conhecer a fundo sobre o produto que se está vendendo ou sobre o serviço que está prestando. Tenha em mente que, ao iniciar qualquer tipo de negócio, é preciso ter familiaridade e conhecimento a respeito do projeto.

Primeiramente, faça uma análise sobre quais são suas principais habilidades e como poderia usá-las. Após selecionadas, coloque na ponta do lápis quais delas proporcionariam a você maior felicidade a longo prazo. E leve em consideração qual negócio com pouco investimento poderá começar.

Vamos mostrar um exemplo: Vamos supor que você tenha familiaridade com programas de design gráfico. Talvez você possa desenvolver serviços relacionados ao marketing digital ou à criação de logos e trabalhos visuais.

Escolher seu nicho de mercado

Após ter escolhido suas habilidades ou o produto a ser vendido, é muito importante você conhecer o perfil do potencial cliente e qual a maneira de ajudá-lo a resolver um determinado problema e/ou situação.

Saiba que é essencial escolher um nicho de mercado para o seu negócio e, assim poder gerar maior rentabilidade e confiança. Na verdade, é através da definição do seu nicho que você se tornará especialista no seu negócio e em contrapartida, as pessoas, ou seja, seus clientes vão confiar no que você está oferecendo.

Além de gerar valor de mercado, o empreendedor gera valor de conteúdo e qualidade. Muitos ainda visam apenas nos lucros no fim do mês, mas esquecem que muitas vezes a confiança representa um papel muito mais importante.

Tenha em mente que para ser bem-sucedido, não importa em qual área da vida, é necessário se destacar e ter um diferencial a mostrar.

É claro que um é necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre empreendimento com pouco investimento, mas com certeza você encontrará um nicho de mercado que te traga renda e ao mesmo tempo satisfação e felicidade.

 

 

Transformar seus amigos em clientes

Uma das grandes dificuldades ao se iniciar um novo empreendimento é atrair os primeiros clientes. Como se especializar em técnicas de vendas? Como criar um portfólio sem trabalhos anteriores? Como desenvolver um projeto sem nenhum embasamento anterior?

Nesse instante, os amigos talvez possam te ajudar. Pergunte aos amigos se estão precisando de algum serviço e quem sabe você pode oferecer-lhe? Essa é uma das maneiras possíveis de se iniciar um projeto.

Pense que a ajuda vai ser mútua, você estará o ajudando a resolver um problema e ao mesmo tempo, ele estará te dando a oportunidade de mostrar seu serviço e assim, poderá criar um portfólio de qualidade.

E um dos pontos positivos é que essa parceria provavelmente te trará indicações de outras pessoas e assim você começa a introduzir seu nome no mercado de trabalho e, principalmente, passará credibilidade.

Como começar um empreendimento com pouco dinheiro gastando quando precisar

Quando se começa a ganhar dinheiro, é muito importante ter em mente que gastos começarão a surgir. Algumas despesas provenientes do próprio trabalho e outras de ordem pessoal.

Por isso, é fundamental que você esteja sempre com o sinal de alerta ligado, justamente para identificar possíveis gastos talvez desnecessários. Ao saber quando e onde gastar só fará com que seu negócio continue a gerar lucratividade.

Quando começar um negócio, o empreendedor deve dar prioridade para as despesas provenientes de seu trabalho, como por exemplo, reposição de estoque ou a reposição de algum material que utilize para prestar seu serviço. Pense que realmente essa despesa deva ser algo prioritário.

Talvez apareçam coisas que não podem esperar, então procure encontrar métodos de adquiri-las de forma gratuita. Um bom exemplo é utilizar a internet de lugares públicos, softwares de edição de imagem, colaboradores, etc.

Investir em novos conhecimentos

 

A ideia é sempre entregar o melhor ao seu cliente e é fundamental você estar sempre adquirindo novos conhecimentos. Assim, você poderá agregar muito mais valor ao que está oferecendo.

Essa dica é bem interessante e útil principalmente se você estiver prestando serviços e perceber que precisa complementar algo no seu leque de habilidades.

Hoje em dia, existem várias formas para você se especializar de forma gratuita ou pagando mensalidades bem acessíveis.

O SEBRAE disponibiliza vários cursos gratuitos nos formatos de aulas presenciais e à distância. Outra opção bastante interessante é o método de ensino da EDUK. A partir de uma mensalidade de R$ 19,00, você tem a oportunidade de fazer vários cursos voltados à sua área de atuação.

 

O que fazer?

 

Caso você ainda esteja em dúvida ou não tenha ideia no que pode começar a fazer para empreender hoje mesmo, separamos algumas opções para que você possa começar a pensar desde já:

  • Serviços de costura: É uma excelente opção para quem possui habilidades manuais em reformas e consertos de roupas. Pense que muitas pessoas estão sempre precisando fazer pequenos consertos ou arremates em suas roupas. No início, você pode cobrar valores simbólicos e a partir do momento que seu serviço for ficando conhecido, pode ir aumentando gradativamente conforme a demanda.
  • Venda de doces: Tem habilidades na cozinha? Essa pode ser uma ótima oportunidade para você, fabrique e venda seus próprios doces. Hoje em dia, está havendo uma grande procura por doces artesanais no Brasil. Basta conquistar seu cliente pelo paladar.
  • Home Office: É uma tendência que só cresce e através do conforto do seu lar, você pode oferecer uma série de serviços como elaboração de conteúdo escrito, peças gráficas, gerenciamento de marketing digital, etc. Pense que com um computador, seu gasto será praticamente zero.

Essas são apenas algumas ideias de como começar um empreendimento com pouco dinheiro. E muitas vezes, é muito pouco mesmo. Vale a pena pesquisar e explorar outras áreas de trabalho, ver outras opções e com certeza, você encontrará a melhor forma de obter outras fontes de renda.

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí embaixo.

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí embaixo

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *