Como Criar Conteúdo para Facebook

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Como criar conteúdo para Facebook? Mesmo que hoje em dia o Facebook esteja bastante presente em nosso cotidiano, de diversas maneiras, muitos ainda negam a importância dessa rede social como ferramenta de marketing para qualquer atividade que você pretensa fazer.

Cursos, palestras, venda de mercadorias, parcerias de negócios… Enfim, o universo dessa mídia social ainda tem muito a oferecer.

Acaba sendo também, e principalmente, um negócio tão lucrativo se preocupar com o conteúdo que você oferece em seu Facebook (ou em outras redes sociais), que as estimativas é que o comércio digital se amplie cada vez mais.

O próprio curso Fórmula Negócio Online proporciona uma visão ampla desse aspecto, mostrando um mercado em expansão.

No entanto, alguns ainda encontram dificuldades em usarem bem essa rede social para seus projetos, e, na maioria das vezes, o problema mesmo é para criar conteúdo para Facebook que tenha qualidade e seja atrativo para os usuários em geral.

Mas, como proceder, então? Que tipo de conteúdo deve ser feito e de que maneira?

A seguir, algumas dicas importantes nesse aspecto.

criar conteúdo para Facebook

Criar conteúdo para Facebook

Saiba quem é o seu público-alvo

Aqui é o básico. É você pegar aquelas informações primárias, e, a partir delas, traçar objetivos, metas e estratégias para criar conteúdo para Facebook que seja atraente para o público que você deseja atingir.

Os fins, nesse caso, não importam. Trata-se de marketing de conteúdo? Marketing digital? Técnicas de social media? Ou, apenas atrair mais público para as suas publicações? Então, cabe conhecer a quem você quer atingir, qual é o “alvo”, em essência.

Obviamente, não basta apenas saber que é o seu público-alvo no Facebook, mas, sim, saber como interagir com ele. E, geral, certos grupos possuem uma linguagem própria, por exemplo. Então, nada mais pertinente de que produzir conteúdo com essa linguagem, seja ela mais forma, seja mais “descolada”.

Tudo, enfim, tem que girar em torno do público que você deseja alcançar quando vai criar conteúdo para Facebook. Assim, as suas postagens ficarão mais famosas dentro da rede, e alcançarão mais pessoas do que você imaginava.

 

Comunicação aberta sempre

Um dos fatores que mais atrapalham de você criar conteúdo para Facebook bom e relevante é a falta de comunicação para com os seus seguidores. Por isso, é necessário que haja um canal de comunicação eficiente entre ambos os lados.

Não tenha medo de fazer perguntas, saber a opinião e escutar os seus seguidores no Facebook a respeito de tudo. Pode ser que eles tenham uma ótima ideia que amplie a sua rede social em quantidade, e, principalmente, em qualidade.

Uma interação correta possibilita não somente um bom relacionamento com os seus seguidores, mas também uma melhora progressiva no conteúdo do seu perfil no Facebook. Novas ideias podem surgir de onde você menos imagina.

Quer uma dica? Quando postar algum conteúdo em sua rede social, comece uma discussão amigável pra ver como o seu público age. Pode ter certeza de que muitos emitirão opiniões muito valiosas.

 

Identidade como padrão

Claro que a ousadia e a capacidade de se reinventar são fatores muito importantes para os dias atuais, mas, não é sempre que dá para mudar tudo. Portanto, o ideal é que você encontre uma espécie de identidade em seu perfil, e passe a utilizá-lo, mesmo que seja publicar conteúdos dos mais diversos.

Nesse caso, é importante, se possível, criar uma marca registrada, alguma característica específica que possa identificar o seu conteúdo no Facebook. Vale ser bastante criativo, às vezes até inusitado para elaborar algo que possa fazer você ser reconhecido à distância.

E, claro, dentro de uma marca registrada sua, podem haver variações para um mesmo tema, quebrando um pouco a rotina, mas, mantendo um padrão que fique identificável para os seus seguidores (ou, até mesmo, os seus futuros seguidores).

 

Seja “antenado”

Uma rede social é dinâmica, ágil e veloz. Por isso, as informações e notícias em geral circulam nelas com uma velocidade incrível. Portanto, é essencial que você se mantenha sempre bem informado para que o conteúdo compartilhado no seu perfil seja destaque no Facebook.

Quanto melhores forem as informações que você compartilha na sua rede social, maior vai ser o engajamento dos seus seguidores com você, e, assim, você poderá criar conteúdo para Facebook de qualidade e qualidade e que seja referência.

Evidentemente, que você também precisa tomar muito cuidado com notícias e informações falsas (as chamadas fake news). Elas são muito fáceis de serem compartilhadas e atrativas de uma maneira geral, porque carregam ideologias muito fortes com elas. Quando se tratar de uma notícia, no mínimo, “estranha”, verifique ao máximo para saber se ela procede e se vale ser compartilhada. Caso contrário, você perderá credibilidade entre os seus seguidores.

Ou seja, ficando bem “antenado”, ou seja, bem informado, e com bastante critério, o seu perfil irá ter um excelente conteúdo.

 

Alguns temas são recorrentes

Certos temas podem dar um “upgrade” na hora de criar conteúdo para Facebook, pois, são assuntos muito procurados, e que podem fazer o seu perfil ser bastante visitado em pouco tempo.

Aqui, no caso, o importante é você estar bem sintonizado com as tendências do momento, aqueles temas que estão entre os mais procurados. Por exemplo: mostrar os bastidores de alguma atividade cotidiana sua sempre rende uma ótima audiência, bem como ficar lembrando algumas das suas mais importantes conquistas, que, de algum jeito, servem de motivação para outras pessoas.

Datas comemorativas também são um ótimo convite à produção de conteúdo atrativos, que façam o seu perfil conseguir ter um conteúdo bom e recorrente no decorrer do ano, visto que o que não faltam são datas interessantes a terem assuntos explorados. Inclusive, com temas relacionados às estações do ano, como inverno ou verão.

Também pode ser interessante o engajamento a questões sociais do momento, como publicações que agreguem valor humanitário, como campanhas de agasalhos para os sem-teto, e por aí vai.

Enfim, são assuntos que sempre podem estar na pauta do dia, e fazer com que o seu perfil seja bastante visitado.

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Crie conteúdos que ajudem as pessoas

De certa maneira, todas as outras dicas anteriores, de alguma forma, ajudam alguém, mas, sendo mais específico: tente se focar em publicações que realmente sejam de grande valia para os seus seguidores. Ou seja, criar conteúdos para Facebook que tenham alguma relevância.

É o que chamamos, por exemplo, de “moeda social”, ou seja, uma mercadoria que tem agregado a ela um valor que vai além do monetário. É o que chamamos de agregar valor ao produto ou serviço que você presta.

Então, pense em como trazer para o seu perfil novidades interessantes, dicas valiosas, e coisas do tipo para que as pessoas se sintam compelidas a visitarem o seu perfil sempre e sempre. Você estará ajudando pessoas, e, consequentemente, ajudando a si próprio, pois, terá o seu perfil como ponto de referência entre muito outros por aí.

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Crie publicações exclusivas

Hoje em dia, são tantos os conteúdos que parecem todos iguais que os grandes destaques são aqueles que oferecem alguma forma de diferencial. E, esse diferencia pode vir na forma de um conteúdo exclusivo.

E, esse tipo de publicação exclusiva pode vim na forma de uma simples contação de histórias. Mas, não uma história qualquer, e sim, uma que possa contar alguns detalhes da sua vida, por exemplo, ou da sua experiência profissional, mais especificamente, e por aí vai.

Esses são, geralmente, conteúdos bastante acessados no Facebook, e que garantem um ótimo grau de engajamento entre você e os seus seguidores.

 

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras

Com certeza, caso você seja frequentador assíduo do Facebook, com certeza, já ouviu a expressão “meme”, não é mesmo? Pra quem ainda não sabe, tratam-se de imagens (muitas vezes, com uma vertente de humor), que visam passar alguma mensagem rápida.

E, o “meme”, por ter virado quase uma marca registrada do Faceboolk, ilustra bem essa questão de usar ótimas imagens para ilustrarem bem as suas publicações.

Criar conteúdo para Facebook, portanto, não é só texto e links externos, mas, boas imagens também. Se isso for bem dosado, e “casar” bem com textos, as suas publicações, certamente, farão sucesso, e serão muito bem acessadas.

 

Não tenha como foco apenas as “curtidas”

Criar conteúdo para Facebook pode ser prazeroso, mas, caso, num primeiro momento, você não consiga obter sucesso com as suas publicações, não desnime. Nesse aspecto, não vise apenas e tão somente as curtidas, pois, elas são apenas parte de um processo maior, e não devem set o único objetivo.

Lembrando também que as curtidas podem ser ilusórias, afinal, nem sempre elas significam bons resultados, e nem que você esteja construindo um estreito relacionamento com os seus seguidores. Às vezes, ocorre até de você atingir o público-alvo errado, não alcançando qualidade nas suas publicações.

Portanto, pense em objetivos mais amplos do que apenas em receber “x” curtidas em suas publicações. Antes de qualquer coisa, foco no seu público e na qualidade do conteúdo que será publicado. Com isso, um número grande de curtidas será apenas um detalhe, uma consequência de um trabalho bem feito e criar conteúdo para Facebook será uma tarefa mais interessante.

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Figuras: http://freepik.com

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