Como Criar Conteúdo para Instagram

Tempo de leitura: 9 minutos

Como criar conteúdo para o instagram? O Instagram passou, rapidamente, de tendência da moda para uma rede consolidada em pouco tempo. Aqui, no Brasil, por exemplo, essa mídia já é uma das mais acessadas, chegando à impressionante marca de 50 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com a reportagem neste link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1931057-com-50-milhoes-de-usuarios-brasil-e-segundo-no-ranking-do-instagram.shtml

E, com o passar do tempo, a rede vai apresentando melhoramentos, e os seus usuários vão descobrindo novas formas de criar conteúdo para Instagram que seja interessante, conseguindo, assim, um número cada vez maior de seguidores.

Mas, você sabe como criar esse conteúdo? Como transformar o seu Instagram num perfil bastante acessado? Então, fique conosco que, a seguir, vamos apresentar algumas dicas para melhorar o conteúdo das suas publicações nessa mídia social.

 

Como criar conteúdo para o instagram

Um fundo colorido numa publicação é chamativo

O Instagram, como todos sabem, é uma mídia social onde se preza bastante pelo visual. Portanto, quanto mais chamativa for a imagem, mais a publicação em questão chamará a atenção dos seus seguidores.

E, uma das melhores formas de destacar a imagem de uma determinada publicação é colocando ela num fundo colorido, que tenha certo destaque em seu perfil.

Mas, como fazer isso?

Simples: basta apertar o ícone em forma de caneta, e selecionar a cor que você quiser. Depois, é só apertar e segurar o centro da tela principal por aproximadamente 3 segundos. Aí, a tela com a imagem (ou vídeo) será preenchida co a cor desejada.

Aproveite para tentar várias combinações quando for criar conteúdo para Instagram, mas, tome cuidado com o exagero. Afinal, poluição visual não é legal, principalmente, numa rede social tão disputada quanto o Instagram. Seja, portanto, comedido nesse aspecto, para que a sua publicação seja atrativa, e não que afugente os seus seguidores.

 

Postando histórias mais antigas

Apesar do Instagram ser uma rede social bastante popular hoje em dia, ainda assim, ela sofre com algumas restrições, entre elas, a de permanecer com uma publicação no perfil de alguém por mais de 24 horas.

Porém, isso pode ser remediado, fazendo com que você resgate boas histórias antigas, e consiga criar conteúdo para Instagram que seja duradouro e bastante acessado.

Mas, como fazer isso?

Simples: através de uma plataforma chamada mLabs, que consegue agendar e publicar um conteúdo seu sem essa restrição das 24 horas.

Como usar essa plataforma, então?

Primeiro, acesso o site www.mlabs.com.br, cadastre-se e faça o setup da sua conta no Instagram. Tem um menu superior onde você vai clicar em “agendamento”, depois, em “agendar post” em um botão vermelho que aparecerá na tela.

Daí, então, basta escolher o canal Instagram, checando, a seguir, a opção Instagram Stories. Por fim, é clicar em “fotos / vídeos” para fazer o upload do arquivo que você quer, definindo a data e a hora da publicação.

Com publicações passando mais tempo em seu perfil, certamente, o conteúdo do seu Instagram irá ficar bem mais atrativo, e você conquistará mais seguidores com o passar do tempo.

 

Mencionando outras contas

E, se você conseguisse marcar outras contas em sua publicação, que tal? Essa é uma tática que, sem dúvida, consegue ser agregadora não só para você, mas, pra quem você marcar.

De que maneira mencionar outras contas para criar conteúdo para Instagram, então?

Primeiro de tudo, aperta o ícone de texto, localizado no canto direito da tela do Instagram. Depois, digite @, e, em seguida, o nome de usuário da conta que você deseja mencionar. Depois, selecione a conta no menu pop-up, e pronto.

Lembrando, no entanto, que você pode mencionar até 10 contas no Instagram Stories. E, ainda sempre que alguém é mencionado, ele é notificado com uma espécie de “preview” da história no Direct Message.

Mas, apesar dessa limitação, ainda assim, é uma parceria muito válida, a depender da quantidade de acessos e da qualidade de conteúdo das contas que você deseja mencionar em suas publicações no Instagram.

 

Publicação de vídeos

Criar conteúdo para Instagram é mais fotos e textos. E, um dos melhores artifícios para se usar nessa rede social são os vídeos, de diversas maneiras, formatos e durações.

Então, invista nessa ferramenta, até mesmo porque aumenta, cada vez mais, a quantidade de pessoas que assistem vídeos nas redes sociais. Para muitos, é menos cansativo, por exemplo, do que ler longos textos, e por aí vai.

No entanto, não exagere. Tente ser curto, preciso, claro e direto em seus vídeos, não fazendo com que eles se alonguem demais, e, consequentemente, cansem o seu público. Dá pra fazer um trabalho bacana nesse formato sem pesar demais a mão.

Tutorias e conteúdo de conhecimento em geral

Muitas pessoas acessam as redes sociais em busca de alguma forma de conhecimento, por mínimo que ele seja. Criar conteúdo para Instagram é também oferecer esse conhecimento que essas pessoas buscam.

Primeiramente, é necessário que você encontre um nicho, uma tendência. O que mais as pessoas estão procurando nas redes sociais, e mais especificamente no Instagram? Moda, política, artes em geral?

Depois de identificado um nicho em potencial, próximo passo é investir nele, publicando bom conhecimento em relação ao mesmo, de preferência, um conhecimento que fuja do óbvio e apresente novas perspectivas aos seus seguidores.

Portanto, vale muito a pena investir em conteúdo desse tipo no Instagram, mesmo que isso demande um tempo maior de sua parte. Esse esforço, com certeza, fará o seu perfil ser destaques entre os demais.

Veja também: grande desafio 52 semanas

Exponha os bastidores das suas histórias

De uma coisa você pode ter certeza: o público tem (muita) curiosidade sobre praticamente tudo, especialmente, sobre os bastidores de qualquer história que se preze. Portanto, se você puder postar fotos ou vídeos mostrando o passo a passo de como conseguiu chegar até determinada situação, pode ter certeza de que irá atrair inúmeros seguidores.

Esses são elementos que agregam bastante valor ao seu estilo de vida e personalidade, e fazem do seu perfil um espaço interessante de ser visitado frequentemente. Para criar conteúdo para Instagram em relação aos seus bastidores, o ideal, inclusive, é que você aposte no bom humor, numa linguagem leve, que possa fazer do seu perfil um ambiente agradável.

A visão exclusiva de suas atividades cotidianas é sempre bem-vinda para a maior parte das pessoas, que buscam curiosidades e poderem conhecer melhor os bastidores do perfil que elas seguem. Assim, as pessoas se sentem mais participativas, e quem ganha é você, já que o seu perfil passará a ser mais visitado.

 

Publicações têm horário certo

Não adianta de nada você ter um excelente conteúdo, que tem certeza de que será um sucesso, se você escolhe publicá-lo na “hora errada”, ou seja, em um momento em que estejam ocorrendo poucos acessos. No final das contas, é quase uma “auto-sabotagem”.

E, qual seria o horário ideal para as minhas publicações?

A resposta é: não há um padrão único. Vai de perfil pra perfil. A depender do seu conteúdo, mais pessoas poderão acessá-lo pela manhã, ou à noite, ou até mesmo nos finais de semana. O ideal, nesse caso, é mapear a sua audiência, e verificar quando ela está mais disponível, mais especificamente, em quê horário.

Quer uma dica mais rápida para saber em que horário há mais fluxo de visitas em seu perfil? Basta o usar uma ferramenta chamada de Iconosquare. Com ela, você poderá fazer uma análise melhor em seu perfil com relação a essa questão.

A depender do seu nicho, e sabendo mapear adequadamente a sua audiência, você pode gerar um maior engajamento nas suas publicações. Assim, criar conteúdo para Instagram em seu perfil será mais fácil, pois, você irá fazer a publicação no momento certo, na hora certa.

 

Faça enquetes com o Instagram Stories

Coletar a opinião da sua audiência sobre qualquer assunto que seja pode ser um ótimo parâmetro do que publicar daqui por diante. Com isso, você consegue informações estratégicas e, consequentemente, melhora gradativamente o que você vai colocar de conteúdo no seu Instagram.

E, para fazer uma enquete nessa mídia é muito simples, bastando publicar um texto, imagem ou vídeo no Stories, e colocar a opção “enquete”. Depois, é só fazer uma pergunta (preferencialmente, a mais simples possível), e colocar duas respostas possíveis. Pronto!

Depois de publicada a enquete, você poderá ver quem a visualizou e quem votou nela, além de ter o resultado parcial da enquete. São informações que podem se de grande valia na hora de pensar no quê publicar. Criar conteúdo para Instagram vai ser mais simples a partir disso.

 

Coloque links no Stories

Incluir links externos é uma ótima pedida para criar conteúdo para Instagram de maneira fácil, e que gera publicações bem interessantes, onde, às vezes, você precisa se aprofunda mais em relação a um tema específico.

Porém, levar os seus seguidores para qualquer página da web inda está restrito a quem possui 10 mil seguidores ou mais. Mas, caso você tenha, basta fazer uma história normalmente, clicar em “corrente” (que fica na parte superior direita da tela), e informar a URL que desejar inserir.

Pronto! Com poucos passos, você terá deixado a sua publicação mais completa em termos de conteúdo.

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *