Como é possível transformar ideias em negócios rentáveis

Tempo de leitura: 7 minutos

negócio lucrativo

Quem nunca sonhou em viver do seu próprio negócio? E transformar ideias em negócios reais, será que é possível? Sem depender de ninguém, fazendo o próprio horário e trabalhando de acordo com as suas próprias necessidades?

 

Em tempos onde o mercado de trabalho vive o maior recesso de sua história, muitos brasileiros são obrigados a procurarem outras opções como fonte de renda. Empreender acaba sendo sempre a melhor solução. Mas como construir um negócio que seja lucrativo?

 

É possível começar um projeto próprio sem contar com muitos recursos e ainda sim conseguir ter resultados excelentes. Em tempos nem tão distantes, empreender significava desembolsar muito dinheiro, o que acabava dificultando muitas pessoas a irem atrás de seus sonhos e metas.

 

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE, para que um negócio comece a dar lucros e se “pagar” sozinho, é necessário aguardar o prazo de dois anos. Dentro desse período, você já terá conseguido desenvolver clientes, entendido profundamente seu mercado e já estará consolidado em sua área de atuação.

 

Portanto, neste artigo vamos te explicar quais são os principais passos que devem ser considerados na abertura de um novo negócio, para que ele seja rentável e gere lucros em um futuro próximo.

 

Transformar ideias em negócios: Qual a melhor área para começar a empreender?

 

Antes de pensar em lucros, é obrigatório fazer uma programação e um planejamento para que o seu negócio tenha sucesso e gere lucros com o passar do tempo.

 

Ao decidir empreender é preciso que você tenha em mente qual área de atuação quer iniciar seu negócio. Afinal, será o projeto no qual você dedicará boa parte do seu tempo a partir de então.

 

É recomendável escolher uma área de atuação na qual você entenda, seja familiarizado com o assunto e consiga apresentar um diferencial. E o mais importante: uma área que você goste e sinta prazer em fazer o que está se propondo.

 

Afinal, fazer o que você gosta, já é estar dando um passo importante na decisão de empreender. Isso é um grande diferencial para enfrentar tempos difíceis que possam vir.

 

Pesquisa de campo

 

Apesar de muitos brasileiros acreditarem não ser necessário fazer uma pesquisa aprofundada, essa é a principal estratégia para que os lucros comecem a vir posteriormente.

 

Após decidir qual o ramo de atividade que você exercerá como empreendedor, o próximo passo é fazer uma grande pesquisa sobre o nicho de mercado. Você deve coletar todos os tipos de informação necessárias para que avalie se a sua ideia será realmente rentável a longo prazo.

negócio lucrativo

Algumas informações devem ser avaliadas e colocas em um papel para fácil visualização, como:

  • O que o seu negócio irá trazer de diferente para as pessoas?
  • Qual o nicho de mercado você irá se especializar para atender melhor a sua demanda?
  • Quem é o público que precisa dos seus produtos ou serviços?
  • Quem serão seus fornecedores? (Se o seu negócio precisar de um)
  • Quem são seus concorrentes?
  • Qual a posição dos seus concorrentes perante a adversidades e problemas com os clientes (Uma pesquisa no Reclame aqui deve te auxiliar melhor nesse parte).

 

Após todas as ideias expostas, você já estará pronto para pensar em planejamento financeiro como metas a curto, médio e longo prazo.

 

Transformar ideias em negócios: Metas e orçamento

 

Nesta parte, para você conseguir obter um empreendimento lucrativo no período estimado de dois anos, o planejamento financeiro e metas deverão ser muito bem pensadas e distribuídas.

 

Aqui, você deverá colocar na ponta do lápis quais são as objetivos que você deseja alcançar a curto, médio e longo prazo, para poder acompanhar ao longo do tempo a evolução do seu empreendimento. Por exemplo:

 

  • Curto Prazo (Até um ano): Ter conseguido vender R$ 20.000,00 e conseguido conquistar 300 clientes.
  • Médio Prazo (Até 3 anos): Ter conseguido recuperar o valor investido no negócio e os lucros começarem a aparecer
  • Longo Prazo (A partir de 5 anos): Com o sucesso de vendas e ótimos lucros, estar pensando em possíveis filiais.

 

O orçamento adequado para o início do seu projeto varia bastante com a sua área de atuação. Alguns negócios precisam de muito capital, como compra de produtos e aluguel de um local para receber o público.

 

Outros, você não terá custos, como a prestação de serviços. O ideal é que você invista um valor que considere ideal para abrir o seu negócio e oferecer produtos e serviços de qualidade e que através dele, o empreendimento comece a gerar fundos por si.

 

Marketing

 

O marketing é essencial para qualquer ramo de atividade e principalmente transformar ideias em negócios reais. Nos dias de hoje é obrigatório ter a presença digital da sua marca nas principais redes sociais e que essas sejam atualizadas constantemente.

 

É através de mídias como o facebook, instagram, twitter, Pinterest, Google Adwords e tantas outras, que as pessoas buscam pelos seus produtos e serviços. E são influenciadas em realizar a compra do que você tem para oferecer.

 

É através do marketing digital que muitos negócios conseguem lucrar efetivamente. Tendo uma comunicação mais próxima com o cliente, respondendo diretamente suas perguntas e montando uma estratégia acertada, você verá seu negócio crescer de forma bastante acelerada.

 

Então, não se esqueça: A mídia interna, o marketing externo tradicional (outdoor, folder, cartão de visitas, etc) ainda é utilizado. Mas nunca abra mão da sua empresa dentro das principais redes sociais. Afinal, as pessoas utilizam o seguinte método na hora de suas compras: “Quem não é visto, não é lembrado”.

 

 

Logística

 

Esta parte deverá ser considerada apenas para os empreendedores que optaram pela venda de produtos. A logística é um dos pontos que devem ser levados em conta, principalmente para lojas virtuais.

 

Aqui, a estratégia deverá ser muito bem definida. É necessário levar em consideração como a pessoa vai receber o produto em questão, qual será sua política de envio e qual o diferencial que você apresentará para o cliente através deste serviço.

 

É recomendável procurar parceiros de logísticas que possam transportar seus produtos de forma segura e baratas Neste caso, você pode optar pelos serviços dos Correios ou de transportadoras à sua escolha.

 

O que importa, no final das contas é que o cliente se surpreender com a experiência, recomende a compra para outras pessoas e volte a comprar da sua loja.

 

Capacitação

 

Para gerir um negócio lucrativo é altamente importante que você acompanhe todas as tendências de mercado e sempre que possível se diferencie intelectualmente de seus concorrentes

 

Desta forma, você terá novas ideias para implementar no seu comércio e acredite, estará um passo à frente da maioria das pessoas do seu ramo de atuação.

 

No site do SEBRAE você encontra facilmente diversos cursos gratuitos, presenciais ou à distância, para que se aperfeiçoe e busque aprender coisas sobre áreas diferentes.

 

Faça acontecer

 

Após todas as dicas citadas nesse texto, você com certeza estará apto a iniciar o seu sonho e obter grandes resultados se seguir passo a passo. Lembre-se que o lucro tão esperado virá de forma gradativa.

 

O importante é não desistir do que você quer e trabalhar com motivação em busca do seu objetivo maior para transformar ideias em negócios lucrativos o bastante.

 

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí embaixo.

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *