Como escolher um nome legal para meu empreendimento?

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Olá amigos, hoje nós vamos falar como escolher um nome legal para meu empreendimento. Nós todos sabemos que a escolha do nome é primordial nos dias de hoje. O nome é a sua identidade, é o que vai, em outras palavras, colar. Se o nome escolhido não for bom, você pode estar enfrentando problemas para se estabelecer dentro os demais concorrentes.

E quando nós falamos em concorrentes, estamos falando sobre um ponto que é fraco em nosso empreendimento ou também uma oportunidade de melhoria. Pense da seguinte forma: é preciso que tenhamos certeza de que o nome escolhido condiz com o que o empreendimento propõe primeiramente, e com suas expectativas a respeito dele.

Certa vez vi no Facebook sugestões para nomes de empreendimentos. Fiquei chocada com o tanto de comentários que tinham lá, mas sabia que a grande maioria não eram nomes que poderiam ser usados.

Como saber se um nome pode ser usado?

Vá primeiro em registro.br para saber se o nome escolhido já tem algum site em aberto, caso contrário todo o trabalho estará sendo em vão. Sim porque com um site já pré-estabelecido e funcionando você não poderá fazer muito.

Feito isso, você vai averiguar se esse nome é o que realmente diz respeito a seu negócio, ou seja, se ele condiz com a matriz do seu negócio. Não adiantará de nada ter um nome muito bom, mas que não diz nada a respeito do seu negócio.

Vamos pensar desta forma: melinus. O que quer dizer melinus para uma loja de chocolate quente?

Entende agora?

É preciso que saibamos exatamente o que podemos fazer com o nome para que possamos usufruir ao máximo dele e fazer ele ficar na mente do consumidor.

E por falar nisso, ficar na mente do consumidor é algo que não é difícil quando você se propõe a fazer com que sejam supridas suas necessidades. O nome nesse caso tem que colar, tem que ser leve, simples e fácil de se tratar. Não dá para colocar um nome muito estranho e querer que as pessoas lembrem dele sempre que o produto se referir a você.

O produto tem que transparecer o que busca seu cliente. E o seu empreendimento também. Mas como escolher a composição do nome então?

Pensando no seu cliente em primeiro plano.

Pense em quais são suas necessidades, seus desejos e assim já vai estar meio caminho andado.

Certa vez na escolha de um nome para um negócio, um homem pensou em colocar letras e números dentro do mesmo. Ficando por assim dizer muito difícil de se perceber quais eram as suas intenções com aquilo.

O nome do empreendimento é algo crucial dentro do mesmo e por isso quando for escolher deve tomar cuidado com as combinações.

Pedir opinião no Facebook pode até ajudar algumas pessoas, mas lembre-se que você deve ter sempre o seu cliente em mente.

Às vezes nomes compostos podem funcionar melhor que nomes mais simples e complexos, basta que para isso você dê todo um toque especial. Às vezes o nome do produto principal é o que leva o negócio para frente por ser mais plausível de se entender.

Tente não exagerar. Vá pelo mais original e simples.

Nomes como:

  • A casa do pão de queijo;
  • Pão de queijo e cia;
  • O pão de queijo;
  • Pão saboroso;
  • Pãozinho nosso
  • Pão de queijo de minas
  • Pão e você

São boas opções, mas sempre se deve observar se já tem registro no registro.br primeiro.

Por serem simples demais e levarem o nome do próprio produto é que estes nomes podem ficar suspensos ou em uso. Alguém vai lá e compra o direito de uso do nome em questão e faz um site.

Às vezes nem site propriamente dito tem, mas o nome está lá registrado. E aí como você fica?

Quando tiver uma ideia pronta, escreva logo em um papel e averigue no registro.br para saber se há disponibilidade.

Por que um simples nome é tão importante e por que devo perder bastante tempo vendo isso?

Porque sem um nome forte seu empreendimento praticamente não existirá. Ele tem que ser um nome marcante, que chame a atenção e que fique na mente do consumidor.

O Share of mind – mente do consumidor- é muito importante. Se você tem parcela da mente do consumidor, o que você vai ter é que ele lembre de você sempre que o assunto for o seu produto.

Em outro post nós falamos sobre o diferencial competitivo, aqui nós estamos falando do nome do empreendimento e de sua importância.

Tudo isso para ajudar você a saber como se posicionar melhor no mercado.

Pense da seguinte forma: quanto maiores forem as minhas chances de estar na mente do consumidor e criar um diferencial competitivo, melhor será para mim em termos de resultado.

Então temos que o nome que você escolhe é a sua marca principal e você deve prezar por ela.

 

 

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