Como Fazer Pins Virais no Pinterest

Tempo de leitura: 9 minutos

Como fazer pins, você sabe? As redes sociais têm se configurado como um excelente canal de divulgação para o que quer que seja. E, uma dessas redes que mais vem ganhando espaço entre os adeptos das mídias sociais é o Pinterest.

Porém, assim como acontece no Facebook, no Twitter, e em outras redes, muitos ficam em dúvida de como fazer publicações que sejam amplamente vistas e compartilhadas por muitas outras pessoas. Ou, no caso do Pinterest, como fazer pins que sejam virais.

Vez ou outra, vão aparecendo algumas melhorias e facilidades quanto a todas as redes sociais que usamos, e com o Pinterest não é muito diferente, principalmente em relação a essa questão de seus pins, que, de acordo com o link a seguir, já podem ser organizados em subpastas, o que acaba sendo uma facilidade a mais: https://canaltech.com.br/redes-sociais/pinterest-agora-voce-pode-organizar-os-seus-pins-em-subpastas-103510/

Mas, fora esses detalhes, haveria algum meio mais eficaz que fossem realmente bem visitados e compartilhados (ou, neste caso, “repinados”)?

Sim, e vamos apresentar algumas dessas dicas a seguir.

como fazer pins

Como fazer pins virais

Pins verticais são a melhor pedida

Já está amplamente comprovado que pins verticais são mais atrativos aos olhos dos usuários do Pinterest. Essa é uma questão meramente visual, independente do conteúdo que uma determinada imagem possa ter. Portanto, use isso a seu favor.

O ideal são imagens de 800 x 1200 pixels ou de 736 x 1104 pixels na hora de pensar em como fazer pins. Você pode até mesmo fazer uns ajustes na resolução delas, mas, é preciso que sejam realmente verticais, ou seja, mais compridas do que largas.

Tem uma plataforma chamada Canva, que serve para criar pins, onde você pode, por exemplo, usar modelos pré-definidos com essas medidas citadas anteriormente. Dessa forma, fica mais fácil manusear imagens com essas dimensões. Lembrando que a Canva é uma ferramenta totalmente gratuita.

 

As imagens precisam de qualidade

Sim, não basta que o formato das imagens seja vertical, como dito no tópico anterior, mas, que tenham o mínimo de qualidade. E, podem ser fotos próprias ou simplesmente imagens que estejam em algum naco de dados, tanto faz. Contanto que tenham, visualmente, qualidade.

Como assim?

Primeiro de tudo, essas imagens não podem ser brilhantes, nem estarem embaçadas. Quanto mais nítidas estiverem, melhor para as suas publicações. E, é claro: as imagens utilizadas precisam estar de acordo com o tema exposto.

A internet, em geral, é bastante rica em imagens de excelente qualidade. Basta pesquisar um pouco, e encontrar aquela que melhor fiquem adequadas às suas publicações.

 

Os títulos precisam ser chamativos

Na hora de como fazer pins que chamem a atenção, um título impactante vale tanto quanto uma imagem bem elaborada. Isso porque é o título que vai se destacar na publicação logo após as imagens, e, ambos precisam compor um todo que seja “atraente” para os usuários do Pinterest.

A partir do momento em que você consegue atrair os usuários, seja por uma imagem impactante, seja por um título chamativo, isso já estimula bastante que as pessoas leiam o restante do sua publicação, tornando, assim, o seu pin viral.

 

Inclua links de algum website seu

Certamente se você possui uma conta no Pinterest é muito provável que tenha alguma outra plataforma, onde você trabalha outros conteúdos, tipo um blog, um site particular, e por aí vai. Então, que tal usar essas outras plataformas para alavancar os seus pins nas publicações do Pinterest, ao mesmo tempo em que divulgar seu website (ou websites)?

Perfeitamente possível.

Só que para ser eficiente é necessário que o endereço do seu website esteja no layout do seu pin, assim, ele ficará mais visível e em destaque. Essa estratégia serve, inclusive, de orientação, pois se o seu link for parar em algum outro ponto da web, as pessoas saberão que tanto o seu pin, quanto o seu website pertencem a você.

E, claro, além de estar no layout do seu pin, o endereço do seu website precisa estar “linkado”, assim os usuários poderão ser direcionados diretamente para ele com apenas um clique. Ou seja, lembre-se sempre de facilitar sempre a vida dos usuários que visitarem o seu perfil.

Para colocar o link, inclusive, você pode tanto inserir ele quando for publicar uma imagem, ou mesmo na descrição que você fizer nessa mesma imagem. Fica ao seu critério.

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Use bem as palavras-chaves

Mesmo sendo bem importante para viralizar os pins do Pinterest, poucas pessoas ainda usam esse recurso. Talvez seja por conta da dificuldade em se utilizar as palavras-chaves certas para cada publicação feita, mas, certo mesmo é que se trata de uma ferramenta muito útil caso você queira que o seu perfil no Pinterest tenha visibilidade.

Na verdade, essa técnica acaba sendo mais falada do que feita. É a chamada SEO (ou, em bom português: otimização para os mecanismos de busca), muito difundida, mas, pouco feita (ou feita de maneira incorreta).

E, lembrando ainda que essa técnica não vale apenas para a descrição da publicação, mas também na própria hora de salvar uma imagem. Por exemplo: XXX.jpeg é uma descrição que não quer dizer nada, e isso, sem dúvida, vai atrapalhar na hora de alguma busca na web.

Portanto, na hora de como fazer pins serem virais em seu perfil, fique atento para que as palavras-chaves estejam sendo usadas de maneira correta.

 

A descrição dos pins também precisa ser bem cuidada

Ok, essa questão de ser detalhista em descrições, em nomes, em palavras-chaves e por aí vai parece ser chato, mas, acredite: se você quer ter como fazer pins no seu perfil do Pinterest ficarem virais, esses detalhes são bastante importantes.

Dito isso, é fundamental salientar o que a união de imagem e texto pode fazer para melhorar as suas publicações. Se a imagem atrai, de cara, um usuário para o seu pin, uma excelente descrição fará ele clicar de volta em seu site, blog, ou até mesmo no próprio pin de origem.

Aí, cabe, mais uma vez, aplicar corretamente a técnica de SEO, inserindo palavras-chaves que tenham a ver com a sua publicação, ao mesmo tempo em que estejam também antenadas com o que o público mais está procurando.

Como se trata de espaço onde você só pode usar, no máximo, 500 caracteres, capriche na descrição de seu pin.

Uma dica? Coloque também na descrição um call-to-action (ou seja: chamada para a ação), como, por exemplo: “Clique aqui para saber mais”. São estratégias que ajudam bastante qualquer pin se tornar viral.

 

Os conteúdos precisam de um pouco de atemporalidade

Claro, a depender do tipo de publicação que você falca com frequência, às vezes, o caráter imediatista pode imperar no seu perfil, porém, mesmo em casos assim, tente trazer assuntos atemporais para os seus pins.

Na hora de como fazer pins para o conteúdo desejado, talvez você tenha dúvidas de como fazer isso, mas, pense na questão de que um conteúdo pode promover um evento naquele momento, e mesmo assim, ser relevante ao longo dos próximos tempos.

Um bom exemplo disso é, suponhamos, um pin que promova a informação de cursos online gratuitos sobre, digamos, marketing digital. Essa informação é relevante no momento em que o usuário a lê (ou seja, ela é atual), mas também consegue ser atemporal, pois, a qualquer momento, alguém pode ler esse conteúdo e acessar os referidos cursos online.

Portanto, tente ir testando algumas maneiras de passar um conteúdo atual, mas, que seja relevante ainda por um bom tempo, pois, isso seara um fator que irá colocar o seu perfil entre os mais visitados e os seus pins entre os mais virais.

 

Designer, cores e temas fazem muita diferença

Por fim, o que temos a dizer de como fazer pins que fiquem virais rapidamente é que você consiga investir bastante no lado visual, em especial no designer das suas imagens. Nesse sentido, o Pinterest, felizmente, dispõe de uma série de layouts, onde você pode deitar e rolar em termos de criatividade.

No entanto, cuidado para não diversificar demais em relação a essa questão, pois, as suas publicações também precisam de uma “marca registrada”, de uma “identidade” facilmente reconhecível.

O uso adequado de cores e fontes também ajuda nesse aspecto de identidade visual. Algumas cores, inclusive, caem muito bem para os usuários habituais do Pinterest, como o vermelho, o laranja e o marrom, cores altamente “pinadas” nessa rede social.

Sensações de camadas ou texturas (tipo em imagens de 2D) também são propostas bem-vindas na hora de como fazer pins virais.

Veja também: Como fundar um negocio escalável

Conclusão

Utilizar as redes sociais como meios de promoção de suas ideias ou produtos é uma das melhores estratégias que você pode fazer em tempos onde a opinião das pessoas está bem voltada para essas mídias, em especial, e como está descrito neste artigo, no Pinterest.

Por ser uma rede bastante visual, ela pode ser de grande valia para o que você quer divulgar, já que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Como tendência de um novo tempo, cabe abraçar essas facilidades com tudo.

E, você quer mais dicas, incluindo mais especificamente o ramo de negócios online (algo no qual o Pinterest também pode ser um grande aliado)? Então, conheça o curso Fórmula Negócio Online, e aprenda dicas valiosas sobre essas e outras questões.

Figuras: http://freepik.com

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