Como se tornar um bom empreendedor

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando falamos em como se tornar um bom empreendedor, sabemos que não existe uma fórmula mágica. Porém, existem maneiras de aprender a se organizar dentro do negócio e empreender de forma eficiente para gerar bons resultados.

 

No meio da pior crise econômica da história do País, o brasileiro foi obrigado a se reinventar e encontrou no empreendedorismo uma fonte de renda para os tempos difíceis.

 

Somente no ano de 2016, o País teve crescimento de 20% em abertura de novas empresas, segundo matéria divulgada pelo portal IG Economia.

 

Para empreender e ter sucesso em seu negócio sabemos que não basta apenas ter uma boa ideia. É preciso mais.

 

E por isso, separamos algumas dicas que você precisa saber para se tornar um bom empreendedor e aperfeiçoar suas habilidades com o seu negócio. Neste artigo você verá:

 

  • Determinação
  • Liderança
  • Metas
  • Faça o que gosta
  • Peça ajuda
  • Acompanhe os resultados
  • Aprenda com experiências ruins
  • Estude
  • Tenha uma reserva de emergência
  • Divulgue seu negócio

 

 

Como se tornar um bom empreendedor: Determinação

bom empreendedor

Um bom empreendedor precisa ser determinado e estar sempre disposto a novos desafios. Após escolher o seu mercado de atuação e seu público alvo bem definido, é importante manter a motivação.

 

Sempre esteja disponível para correr atrás dos seus objetivos pessoais e do seu negócio, que com certeza você colherá bons frutos para o empreendimento e para toda a sua equipe.

 

Liderança

 

O gestor que pensa no sucesso de seus negócios, precisa ter em mente sua atenção não deve estar voltada apenas para a parte burocrática. Para se tornar um empreendedor de sucesso precisa saber liderar, entender e estar disponível a seus colaboradores.

 

Um bom líder conta com características distintas como saber ouvir o funcionário, estar aberto a novas ideias e saber extrair o que cada um de seus funcionários tem de melhor para desenvolver em seus trabalhos.

 

Converse, auxilie e esteja próximo da sua equipe de tabalho. Afinal, funcionários motivados e encorajados, exercerem o melhor em suas funções. Principalmente se contarem com benefícios, boa remuneração e flexibilidade de trabalho adequada de acordo com o nicho de mercado da empresa.

 

Tenha metas:

 

Tudo na vida precisa ser feito de acordo com um planejamento. Para isso, crie metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Pensar à frente do seu negócio é um exercício necessário para o crescimento e desempenho do seu empreendimento e de sua equipe.

 

São através desses planos que você pode medir o crescimento da empresa, os desafios que terá ao longo do tempo e ter novas ideias para se reinventar no mercado.

 

Como se tornar um bom empreendedor: Faça o que gosta

 

O grande segredo de um negócio de sucesso é o empreendedor fazer o que sabe de melhor e gostar de trabalhar com aquilo.

 

Criar um negócio onde você enxergue apenas o lucro, não dará prazer a longo prazo e irá gerar a ambição necessária de crescimento de um projeto.

 

Por isso, é essencial que ao escolher empreender você opte por assuntos que possui familiaridade e sinta-se satisfeito em acordar todos os dias para desenvolver aquele trabalho.

 

Peça ajuda:

 

Ninguém é bom em tudo. E o empreendedor precisa ter um olhar crítico para perceber quando necessitar de ajuda. Por isso, é imprescindível contar com o auxílio de sócios, colaboradores e pessoas especializadas que possam te auxiliar com uma questão mais complexa.

 

Não se sinta constrangido de falar para o funcionário que precisa de auxílio para resolver uma questão burocrática. Como você está precisando dele naquele momento, ele também irá precisar de você em outra oportunidade. E isso é como se tornar um bom empreendedor.

 

Esse tipo de atitude demonstra humildade e aproximação com a equipe.

 

Acompanhe os resultados

bom empreendedor

Seja o processo seletivo de uma nova vaga na empresa, uma métrica relacionada à campanha de marketing ou um relatório financeiro, é essencial que o empresário esteja sabendo sobre os resultados da empresa.

 

Quando falamos de pequenos negócios, é simples mesurarmos os resultados pois na maioria dos casos tudo fica centralizado em suas mãos. Mas conforme a empresa e os afazeres forem crescendo, não deixe isso de lado.

 

Para se ter uma empresa estabelecida, bem-sucedida e capaz de gerar lucros, o gestor precisa saber o que acontece, sempre. Seja perguntando a cada um dos setores ou acompanhando relatórios.

 

É através desses resultados que você decidirá junto com o plano de negócios qual o próximo passo que será dado.

 

Aprenda com as experiências ruins

 

Todo negócio vive alguma situação complicada ou que não tenha dado tão certo quando o esperado. E é nesse ponto que o bom empreendedor resolve olhar a situação e entender o que aconteceu de errado.

 

Através de falhas e estratégias mal definidas é possível que a equipe olhe, meça e tire de exemplo aquela experiência para as próximas estratégias.

 

É essencial que o gestor reconheça quando existem falhas e mais importante ainda, que se preocupe em entender o que aconteceu para melhorar ainda mais seu negócio.

 

Estude

 

O segredo para se tornar um empreendedor de sucesso é não se deixar cair na mesmice e procurar sempre estar informado ou em busca de novos aprendizados.

 

Através de novos conhecimentos adquiridos você pode fazer grandes melhorias em sua empresa e conseguir desenvolver grandes estratégias de sucesso. Para isso, sempre leia obras relacionadas aos seus negócios, esteja atento aos seus concorrentes e procurando se informar sobre novas tendências de mercado.

 

Para quem deseja se aprofundar no assunto empreendedorismo, o site do SEBRAE desenvolve cursos gratuitos em suas sedes e através da plataforma online. Vale a pena para quem deseja descobrir uma nova perspectiva.

 

Tenha uma reserva de emergência

 

Mesmo que seus negócios estejam indo bem, esteja preparado financeiramente se algum imprevisto acontecer. Para isso, é essencial que o bom gestor tenha uma reserva de emergência poupada para esse tipo de situação.

 

Tenha uma quantia em dinheiro e deixe aplicada em um investimento de liquidez diária e que você não tenha problemas para resgatá-lo quando precisar (como a Poupança e o Tesouro Direto – Selic).

 

Eles poderão fazer a diferença no seu negócio, não precisando recorrer às altas taxas de banco no caso de um empréstimo.

 

Divulgue seu negócio

 

Um bom gestor precisa ter em mente que para ter um empreendimento rentável, precisa estar fazendo a divulgação sempre.

 

Através de marketing digital, por exemplo, é possível fazer grandes estratégias de divulgação gastando menos do que uma mídia de rua e atingindo diretamente o seu público alvo sem perder dinheiro

 

O importante é que a divulgação seja feita de forma para que as pessoas criem identificação e passem a reconhecer o seu projeto. O empreendedor precisa ter a frase do ditado popular sempre em mente: “Quem não é visto, não é lembrado”.

 

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí embaixo.

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *