Como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Tempo de leitura: 9 minutos

Como ser um empreendedor com pouco dinheiro”? Seu empreendedor do seu próprio negócio é o sonho de muita gente por aí. Com uma crise onde os empregos estão bastante escassos, muitos arregaçam as mangas, e partem, eles mesmos, para fazerem um investimento do qual sejam donos.

Desafios também existem, principalmente para quem está começando no ramo do empreendedorismo somente agora, como bem mostra essa reportagem aqui: https://exame.abril.com.br/negocios/o-duplo-desafio-de-um-jovem-empreendedor/

Mas, tem uma questão, especificamente, que pode tirar o sono de qualquer um que queira ser empreendedor: a questão financeira. É quando você para e pensa: “Como ser um empreendedor com pouco dinheiro”?

Sim, de fato, não é nada fácil, mas, a boa notícia é que existem métodos de se investir em um negócio próprio que não precise de um capital tão elevado assim.

Quer conhecer como fazer isso? No texto a seguir, damos as principais dicas.

como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Como ser um empreendedor com pouco dinheiro?

Invista naquilo que você já conhece

Tem como ser um empreendedor com pouco dinheiro simplesmente se foco mais no certo do que no duvidoso. Ou, em outras palavras: em um nicho de mercado do qual você já conhece como funciona e tem certa afinidade.

Afinal, temos que ter uma mente que realiza um empreendimento, por mais simples que ele seja, significa baratear os custos a todo instante, evitando desperdícios e coisas do tipo. E, quanto mais conhece o empreendimento do qual está investindo, menos custos você terá em todos os níveis, da compra de matéria-prima à propaganda do negócio em si.

Portanto, tenha a segurança de investir naquilo que você já conhece bem. Assim, evitará custos desnecessários.

Veja também: passo a passo para abrir um negócio

Amigos e familiares podem ser de grande ajuda

Quando se tem poucos recursos para se investir em qualquer área, é natural pensar em pedir ajuda a terceiros. Nesse caso mais especificamente, amigos e familiares podem dar um suporte valioso para você que pretende investir m um negócio só seu.

Sejam como fiadores de linhas de crédito, empréstimos, doações de qualquer tipo ou até mesmo incentivos de todas as maneiras possíveis podem ser imensamente úteis para você solidificar um empreendimento e continuar crescendo com ele.

E, que sabe até se você não incentiva toda essa a gente a entender como ser um empreendedor com pouco dinheiro a partir do seu exemplo? Você, futuramente, pode até se tornar professor de amigos e parentes a partir de uma experiência só sua.

 

O importante é se focar em um único nicho

Quando se tem pouco dinheiro para investir, menos é mais. Se as suas finanças são reduzidas, é totalmente desaconselhável se focar em vários investimentos diferentes entre si, porque, de alguma forma, você dará mais atenção a uns do que a outros, e estes que não receberão a atenção devida, correm o risco de não darem certo. Resultado: você terá perdido tempo e dinheiro.

Ou seja, se você quer ter como ser um empreendedor com pouco dinheiro, precisa se ater a um nicho específico e se destaque com ele. Então, você, aos poucos, poderá se destacar em algo que realmente queira e lhe dê prazer.

como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Faça das pessoas mais próximas os seus primeiros clientes

Sem medo de parecer intrusivo, mas, com bom senso, é claro, tente converter amigos e parentes em seus primeiros clientes. Como você já tem certo grau de intimidade com eles, muito provavelmente, não terá grandes problemas em divulgar o seu produto ou serviço.

Detalhe: ao converter gente bem próxima em seus primeiros clientes, você, na verdade, está fazendo uma espécie de “aprendizado”, onde, com o passar do tempo, você vai aprendendo coisas muito úteis para o seu empreendimento, como técnicas de abordagem, e outras coisas mais.

Ter como ser um empreendedor com pouco dinheiro sendo auxiliado por gente bem próxima, que faça o que chamamos de divulgação espontânea, realmente não tem preço, e é muito vantajoso em diversos aspectos.

 

Aprenda sempre mais para não precisar de contratações ou serviços terceirizados

Sabe aquela questão do “faça você mesmo”? Pois bem, aqui isso é fundamental, principalmente se você quer ter como ser um empreendedor com pouco dinheiro. Além do mais, algumas habilidades não são tão difíceis de aprender assim.

Quanto mais você souber, menos você precisará delegar tarefas a terceiros que, com certeza, gerarão custos extras. Existem muitas, inclusive, com diversos tutoriais em sites especializados e até em canais do Youtube. Ou seja, com um pouquinho de tempo, dá pra saber de muita coisa, em um constante e importante aprendizado.

Portanto, não tem desculpa. Nos dias atuais, tem como, sim, aprender muitas habilidades novas, e, assim, economizar bastante nos gastos com o seu empreendimento.

 

Trabalhar em casa é uma boa pedida

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, em especial, a Internet, não tem desculpa para não poder trabalhar no conforto do seu lar. Isso evita bastante que você tenha altos fastos com dependências físicas para acomodação de equipamentos, e por aí vai.

E, o que fazer com essa economia?

Uma boa dica é você aproveitar o trabalho em casa e investir em portfólios, e em visitas aos clientes. Isso, com certeza, é um diferencial importante. É um ótimo direcionamento para a economia de custos que você terá, e isso irá agregar valor ao seu empreendimento, sem dúvida.

Portanto, pense bem na possibilidade de poder trabalhar em casa, e, assim, evitar gastos e logísticas desnecessárias. Saber como ser um empreendedor com pouco dinheiro também significa poder realizar o seu negócio da maneira mais confortável possível, e, nesse caso, sem precisar sair de casa (só quando necessário).

como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Utilize, ao máximo, os seus perfis nas redes sociais

As redes sociais vieram pra ficar, e, com elas, mil e uma possibilidades de ter como ser um empreendedor com pouco dinheiro. A questão é bem simples: usar as mídias sociais onde você tem alguma conta para divulgar, e até complementar o serviço que você presta em seu empreendimento.

O bom de uma rede social é que as suas publicações, em pouco tempo, podem se tornar virais, ou seja, serem visualizadas e compartilhadas por um número cada vez maior de pessoas. Portanto, tente utilizar essa característica a seu favor, fazendo publicações chamativas, que causem impacto.

Além disso, você também pode usar as redes sociais para divulgar novidades relacionadas ao seu empreendimento, como se fossem um portal de notícias a respeito do seu negócio.

 

Invista, inicialmente, no Mínimo Produto Viável

Pois é. Mínimo Produto Viável. Você sabe o que significa? Trata-se, na verdade, de uma estratégia muito usada por pequenos empreendedores, com o intuito de gastarem muito pouco, mas, de conseguir sustentar um empreendimento sólido.

O Mínimo Produto Viável é, no final das contas, aquele produto, pequeno, como o próprio nome indica, que possa atender as necessidades mais básicas dos seus consumidores. Caso esse investimento não dê resultado, é mais fácil realizar melhorias nele, ou simplesmente, substituir por outro, do que fazer isso quando o empreendimento tem um custo bem maior.

Digamos que o Mínimo Produto Viável serve como laboratório para você aperfeiçoar o seu projeto, e, assim, consolidar o seu empreendimento futuramente.

 

Saiba identificar a demanda do seu negócio

Um dos grandes erros de quem empreende é não mensurar a demanda do produto ou serviço que oferece. Às vezes, a demanda é alta, e, por isso, é preciso que a produção também seja alta. Já, outras vezes, a procura acaba sendo baixa, e, por isso, produzir muito significa perda de dinheiro, pois sobrará um estoque considerável.

É preciso que você sempre fique atento às questões de mercado, se o produto ou serviço que você oferece está com baixa ou alta procura, entre outros aspectos. Ou seja, é necessário ficar bastante informado sobre o nicho do qual você trabalha, e isso facilitará muito a sua vida.

Portanto, se você quer ter como ser um empreendedor com pouco dinheiro dentro de um mercado que pode mudar de uma hora para outra, pesquise e estude sempre. Assim, você estará imune a qualquer eventualidade que possa acontecer em seu nicho de investimento.

como ser um empreendedor com pouco dinheiro

Muito cuidado ao escolher um sócio

Às vezes, para minimizar os gastos com um empreendimento, buscamos parcerias com outras pessoas, chegando a fazer uma sociedade com um ou mais conhecidos. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não ser “surpreendido” negativamente depois.

Por exemplo: evite escolher como sócio uma pessoa que você conheceu recentemente, pois, você ainda não criou um vínculo forte com ela, e não sabe exatamente o seu perfil. Porém, não basta ser apenas um conhecido, é necessário que o seu sócio seja tão empenhando e engajado quanto você, para evitar, inclusive, uma sobrecarga de responsabilidades.

Também não é muito aconselhável escolher sócios que vão apenas lhe ajudar financeiramente. A princípio, essa questão pode parecer boa, mas, não é. Isso porque você, mais uma veza, ficará sobrecarregado com a parte prática do empreendimento, e ainda sendo cobrado constantemente por alguém que não está a par do seu dia a dia.

Portanto, essa é uma parte delicada e que precisa ser vista com muito cuidado, para evitar ter que desfazer uma sociedade futuramente, e ter que arcar judicialmente com alguns prejuízos. E, o que antes era algo envolvendo como ser um empreendedor com pouco dinheiro, virará uma enorme e custosa dor de cabeça.

Se você gostou do conteúdo, então compartilha nas suas redes sociais. Ajuda aí, vai!!

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *