Como ser um grande empreendedor. Você não vai querer perder estas informações.

Tempo de leitura: 7 minutos

como ser um empreendedor de sucesso

Grande parte das pessoas no mundo se veem às voltas para saber como ser um grande empreendedor de sucesso diante de tantas dificuldades que são encontradas no caminho.

Você deve estar pensando se é possível, quantos conseguem e como conseguem.

A questão maior aqui não é o fato de nascermos com aptidões empreendedoras, mas sim como desenvolvê-las a ponto de conseguir criar um negócio lucrativo e rentável.

Eu vou te dizer que tudo começa com o encontro perfeito entre suas habilidades mais amadas e uma oportunidade de mercado encontrada.

Digo habilidades porque é bem mais fácil desenvolver aquilo que se gosta de fazer, certo?

Então a resposta para como ser um grande empreendedor de sucesso começa com: achando uma habilidade sua que seja rentável.

Isso mesmo, aquele seu hobby que você pensa que ninguém daria nada por ele, mas que na verdade muitas pessoas pagariam por seus ensinamentos.

Dia destes eu vi no You Tube um senhor que tinha grandes conhecimentos em conserto de eletrodomésticos. Ele era tão bom que as visitas ao You Tube dele aumentaram mundo de um tempo para cá.

Você está vendo? Conserto de eletrodomésticos… não é uma habilidade que todos tenham, mas sempre tem alguém querendo saber como resolver o problema de suas máquinas sem precisar de um técnico.

Como ser um grande empreendedor de sucesso?

Como ser um empreendedor de sucesso hoje passa pelo encontro de uma habilidade – como já dissemos- e transformá-la em um negócio.

Para transformá-la em um negócio é preciso formata-la levando em consideração o que se quer. Se você deseja um negócio digital – muito na moda hoje – então terá que formatar para isso. Se ao contrário você deseja um negócio físico de dimensão nacional, também terá que trabalhar esse ponto.

como ser um empreendedor de sucesso

Sucesso por definição significa: êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz segundo o dicionário Dicio.

Você agora deve estar pensando como ser um grande empreendedor de sucesso e obter esse êxito, resultado positivo.

Mais uma vez, fazer o que gosta te traz segurança, amor pelo trabalho e resultados.

Como aproveitar boas oportunidades?

No site Brasil Econômico, você encontra uma lista com 10 empreendedores de sucesso com menos de 30 anos. Aí você pergunta: como ser um empreendedor de sucesso com essa idade?

Diz o site que o perfil deles é arrojado de sabem aproveitar as oportunidades com ousadia. Diz o site também que esse perfil se dá aos jovens inquietos com pouco dinheiro, mas muita iniciativa.

como ser um empreendedor de sucesso

Eu quero que você saiba que não tem idade determinada para se empreender, por exemplo, o Coronel Harland Sanders, nos Estados Unidos, começou com uma idade bem intrigante: 65 anos após se aposentar. Ele é dono do KFC redes de fast food presente em todo o mundo.

Se você não conhece o KFC, então pare agora a leitura e procure por KFC no Google. Você não vai se arrepender.

Fazendo um pequeno estudo de caso do Coronel Sanders teve um de seus restaurantes fechado devido a uma pista pública que passava por lá. Após se aposentar ficou inconformado com o dinheiro que ganhava.

Ele decidiu mudar e lutar por aquilo que acreditava e se perguntou: como ser um grande empreendedor de sucesso?

Arregaçou as mangas e criou o que hoje você conhece: este fast food espetacular. Mas por que algumas ideias dão tão certo e outras não?

Persistência e planejamento são a alma do negócio

No caso do Coronel Sanders foi exatamente isso, mas para os demais também temos uma pitada de criatividade.

A escolha da estratégia de marketing correta, as ofertas que são feitas no dia, a força da marca, tudo isso influencia no final das contas.

Então o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? Persistência e planejamento.

Mark Zuckerberg é o fundador do facebook. Você já deve ter ouvido falar nele em algum momento da sua vida e principalmente agora que o Facebook está explodindo de oportunidades.

Ele começou com uma ideia simples, porém muito inovadora. Colocou uma rede social que antes só era utilizada por formandos da Universidade de Harvard para se expandir por todo o mundo.

Como ser um empreendedor de sucesso? É isso aí. Mas o que ele tinha de tão especial? Persistência e uma boa ideia de como colocar em prática suas habilidades.

Com o planejamento correto você consegue trilhar melhor o seu caminho, tipo: o que vou fazer cada dia da semana, como vou planejar minhas ações de marketing, como vou apresentar minha ideia para as pessoas.

 

Planejamento v.s. Criatividade

Eu vou contar para vocês agora história de criatividade e de como ser um empreendedor de sucesso. Uma empreendedora estava voltando para casa após uma cirurgia feita em sua mãe.

Elas, ao passarem na fábrica da Bauducco, pensaram em aproveitar uma promoção que estava tendo na época: comprava-se um pacote e ganhava-se outro.

Ela e sua mãe resolveram comprar bastante biscoito para vender. Na época elas tinham uma Brasília (carro).

Ao chegar em casa, ela e seu marido decidiram vender doces e um ano e meio depois já estavam com uma loja aberta em Casa Verde, Zona Norte de São Paulo.

como ser um empreendedor de sucesso

Eles perceberam que o forte mesmo do negócio era a venda nas ruas responsável por 70% do faturamento. Trocaram a Brasília por uma Kombi e depois um mini caminhão.

Hoje eles têm duas lojas na Avenida Paulista e até uma confeitaria. Leia aqui o case todo.

O que podemos perceber desta ideia? É que eles se organizaram muito bem e perceberam que a maioria do lucro vinha das ruas, por isso era preciso investir melhor nesta modalidade.

Pela história parece que não houve planejamento. No início da ideia tudo não tinha sido premeditado, mas após a execução da ideia as coisas começaram a tomar forma.

Como ser um grande empreendedor de sucesso na crise?

Essa pergunta não é nada especial, muito pelo contrário: é uma pergunta corriqueira. Muita gente quer saber o que fazer para ser um empreendedor de sucesso com essa crise econômico-financeira batendo em nossas portas.

Eu diria mais uma vez que investir naquilo que se gosta é o ponto forte do negócio. Mas temos também a possibilidade de fazer o que ninguém está fazendo no momento. Como se você estivesse andando contra a maré, sabe?

como ser um empreendedor de sucesso

Mas nesse caso é preciso muita criatividade, porque quando estamos trabalhando com coisas com as quais não temos muita afinidade, ser criativo é um ponto fortíssimo. Por exemplo, o criador das Casas Bahia foi o primeiro a apostar na classe C.

Entende como funciona…

É preciso uma pitada de tudo nessa empreitada, mas se tempero for correto o resultado sairá muito mais do que a contento.

Finalmente

Como ser um grande empreendedor nos dias de hoje passa pelo planejamento, persistência e criatividade. Você pode estar se perguntando por que eu não escrevi um artigo mais prático e, pelo contrário, escrevi um artigo mais subjetivo.

É que eu penso que para você conseguir alcançar algum lugar no ramo do empreendedorismo, você terá que passar por estas etapas.

É preciso também acumular conhecimentos para que quando as dificuldades aparecerem você fique mais esperto e saiba afugentá-las.

E quanto a como ser um empreendedor de sucesso em tempos de crise, você terá que investir naquilo que você sabe, por já ter observado o mercado, que é o melhor.

 

Se você gostou deste artigo, então compartilha nas suas redes sociais!

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *