Como é o comportamento empreendedor de impacto?

Tempo de leitura: 9 minutos

O mundo dos negócios está tão competitivo que é preciso ter um comportamento empreendedor que seja realmente um diferencial. Que seja algo de impacto, que gere valor aquilo que você oferece em seu negócio.

Só que ter um comportamento empreendedor vai bem além de apenas tomar uma ou outra atitude. É preciso que haja um conjunto de ações, continuadas, dinâmicas, objetivas e certeiras para que empreendimento seja destaque em sua área de atuação.

Em suma, é preciso se destacar.

Mas, como conseguir esse tipo de desempenho justamente em um ambiente tão competitivo, onde qualquer detalhe faz toda a diferença?

Uma coisa é certa: não é nada de outro mundo ter um comportamento empreendedor que seja adequado para que você obtenha sucesso em seu negócio.

Vamos mostrar como, através de atitudes até bem simples, um empreendimento pode alcançar bastante sucesso, gerando satisfação tanto no próprio empreendedor, quanto na sua equipe, e, claro, aos clientes e investidores de plantão.

E, são essas atitudes que vamos esmiuçar a partir deste momento.

comportamento empreendedor

Inteligência emocional como base do comportamento empreendedor

Um comportamento empreendedor precisa de uma personalidade forte, acima de tudo. E, uma personalidade forte moldada pelo que chamamos de inteligência emocional, ou seja, saber como e o quê agir na hora certa e no local certo.

Um bom empreendedor precisa saber lidar com os sentimentos, com as emoções, e saber dominá-las, para que elas não virem um entrave ao seu negócio., principalmente, em situações extremas, como as de crises, por exemplo.

Portanto, é necessário saber lidar com os sentimentos, e fazer com que eles trabalhem a seu favor, para que, citando uma situação hipotética, você tenha o equilíbrio e o discernimento necessários para tomar decisões notadamente difíceis.

 

Comunicação efetiva para deixar tudo claro

Para se ter um comportamento empreendedor, de fato, a comunicação é parte essencial desse processo. Não somente o empreendedor precisa comunicar bem as suas ideias, como também precisa se fazer entender.

E, pra isso, é necessária uma boa comunicação no sentido de ser educada e cortês, principalmente na hora de dar feedbacks, e de orientar e delegar tarefas aos seus funcionários. Tudo de maneira clara, específica e concisa.

Qual o objetivo disso? Simplesmente, evitar retrabalhos por falhas na comunicação, além da diminuição de erros, tornado o ambiente de trabalho o mais produtivo possível.

 

Um comportamento empreendedor é feito de oportunidades

Encontrar boas oportunidades tem muito a ver com a iniciativa de agir, de se mexer, de correr atrás. Isso também tem a ver com conseguir se antecipar aos fatos. Não somente se antecipar a eles, mas, tentar criar algo novo, novas oportunidades, além de buscar soluções  inovadoras para problemas, aparentemente, sem solução.

Um comportamento empreendedor significa, antes de qualquer coisa, ter coragem, principalmente, em face de algo inédito e inusitados, mas, que pode ser uma boa oportunidade de expansão de seus negócios.

Pode ter certeza de que o poder das circunstâncias é neutro. Quem vai direcioná-lo para o bem ou para mal é você, que, como empreendedor, deverá saber o momento exato de tomar determinada  decisão em prol de outra.

Trata-se, portanto, de “ter visão”, de enxergar lá na frente, num futuro próximo.

 

Ter persistência, muita persistência

Obstáculos existirão em seu empreendimento. Fato. Como você irá lidar com eles é que ditará o sucesso ou não dele. O grande ponto aqui é enfrentá-los de maneira decidida e objetiva. Sem medo, sem receio.

Nesse processo de ser persistente em relação aos seus negócios, e ter com isso um bom comportamento empreendedor,  é importante pensar ou repensar as estratégias. Algumas vezes, elas precisarão ser mantidas. Outras vezes, modificadas radicalmente. É onde entra a visão de empreendedor.

Não à toa, a persistência é considerada o combustível dos empreendedores. E, é através desse combustível que eles vão sempre buscar os seus objetivos, mesmo que, pra isso, sejam repensadas estratégias, planos, etc.

Ou seja, desistir não pode fazer parte do vocabulário de alguém que pretende ter um comportamento empreendedor de impacto.

 

Aceitar os riscos com naturalidade

Um bom comportamento empreendedor precisa ter em sua lista a predileção para encarar desafios. Riscos calculados e moderados também valem. Sem isso, a estagnação toma conta do negócio, e o empreendimento simplesmente fica “parado no tempo”.

Por sinal, é esse comportamento que faz com que um empreendedor possa avaliar bem as alternativas antes de tomar uma decisão. Sim, até para se correr riscos, é preciso ter conhecimento de causa, é preciso conhecer bem a possibilidades de ação em seu negócio.

Ou seja, é perfeitamente possível se correr riscos, vencer esses desafios, e não colocar tudo a perder devido a alguma decisão mal-formulada.

 

Eficiência e qualidade buscadas a todo custo

Fazer mais e melhor. Esse preciso ser um dos mantras d todo bom comportamento empreendedor. E, esse fazer mais e melhor também indica que é necessário satisfazer o cliente de todas as maneiras possíveis, cumprindo todos os prazos que são devidos ao seu negócio.

Melhorar o produto ou serviço, diminuir o tempo de atendimento, e, principalmente, reduzir os custo está tudo interligado com a questão da eficiência e qualidade, e o que faz um comportamento empreendedor de sucesso.

Em suma, um empreendedor que entende a sua função está sempre “insatisfeito”. E, insatisfeito significa  possibilidades de mudanças. E, mudanças geram melhoria no atendimento, e por aí vai. É um ciclo, portanto.

 

Comprometimento sempre, 24 horas por dia

Não tem como fugir. Ter comportamento empreendedor é se comprometer total e integralmente com o negócio que você gerencia. Mesmo que isso signifique certos sacrifícios pessoais, ainda assim, é válido você ter esse nível de comprometimento, até mesmo para que, num futuro próximo, você fique mais aliviado em termos de carga de trabalho.

Nesse aspecto também é importante que, quando se fizer necessário, o empreendedor fique mais junto ainda dos seus funcionários, pois, isso inspira confiança na equipe, onde um chefe se mostra disposto a resolver qualquer problema que possa aparecer.

comportamento empreendedor

É preciso ter senso de liderança

Ser um líder é mais do que mandar ou desmandar, como muitos devem pensar. Não. Ser líder é bem mais do que isso.

Primeiro, é preciso ter conhecimento dos principais processos de funcionamento da sua empresa, nos mínimos detalhes, desde a aparte financeira, passando pela comercialização do produto em si.

Saber liderar também inclui saber como distribuir tarefas de maneira equilibrada e correta, para aqueles funcionários que sejam mais capazes de realizar função X ou Y.

A partir do momento em que as táticas de lideranças são efetuadas de maneira eficaz na empresa, uma equipe se torna, automaticamente, autogerenciável, o que facilita demais as coisas. Além disso, ao lado de um líder, a equipe “veste” a bandeira da empresa, e busca, cada vez mais, alcançar os seus objetivos.

 

Visão estratégica para cada detalhe

Um bom comportamento empreendedor que possa gerar impacto em seus negócios precisa ter visão. Mais precisamente: precisa enxergar além das aparências, além do óbvio, do trivial. E, isso é importante para uma coisa bem específica: olhar bem para as demandas de mercado.

Saber enxergar oportunidades onde muitos não enxergaram é primordial. Por isso, ter uma visão estratégica faz com que você perceba detalhes e nuances de seu negócio como um todo que podem fazer ele se tornar um empreendimento bastante duradouro.

Além disso, um empreendedor que tenha esse tipo de visão conseguirá entender as diversas articulações organizacionais que fazem parte da sua empresa, encontrando não apenas prováveis defeitos de funcionamento de seu empreendimento, mas, enxergando também possíveis melhorias.

 

Conhecimento nunca é demais

Conhecimentos e experiências práticas são excelentes ajudas para qualquer empreendedor, pois, uma experiência passada pode auxiliar em algum problema presente que esteja, aparentemente, sem solução.

Além disso, quanto mais conhecimento você tiver, mais você estará agregando valor à sua empresa, à sua equipe e a você mesmo, mostrando ao mercado que você é um profissional competente e que sabe lidar com qualquer tipo de situação comp0licada.

Ou seja, não custa absolutamente nada para você, que é ou pretende ser empreendedor, participar de cursos, palestras, workshops e diversos outros eventos relacionados à sua área de experiência.

Um bom empreendedor acumula sempre muitas informações úteis e as coloca em prática na sua empresa sempre que é possível.

 

Capacitação para se descobrir como um empreendedor

Ser um empreendedor nem sempre é uma característica inata, como muitos pensam. Às vezes, pode-se ensinar alguém a ser empreendedor. Um ótimo exemplo recente disso são os teóricos nas áreas de administração e de gestão que têm defendido que em empreendedor pode ser capacitado, e, assim, aperfeiçoar as suas competências.

Obviamente que capacitação não se restringe apenas ao gestor, mas, à equipe como um todo, que pode ser capacitada para outras funções, tornando o ambiente de trabalho mais dinâmico, e, com certeza, mais eficaz.

 

Conclusão

Um comportamento empreendedor é algo que precisa ser levado à sério por qualquer investidor que se preze, pois, é nisso que está a diferença entre negócios de sucesso e aqueles que fracassaram.

Porém, como você pôde perceber, não são características tão difíceis de conseguir assim, algumas até mesmo podendo ser ensinadas. Portanto, é se concentrar no que é mais importante, ter foco e persistência, e correr atrás das oportunidades.

 

Se você gostou do artigo, então conheça também o curso do Alex Vargas – Fórmula Negócio Online – que te ensina o passo a passo detalhado de como se tornar um empreendedor digital.

 

Figuras: freepik

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *