Como Criar Conteúdo para Pinterest

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Como criar conteúdo para Pinterest? Em pouco tempo, o Pinterest se transformou em uma rede social amplamente divulgada, onde podemos encontrar inúmeras possibilidades, principalmente, quando se trata de gerenciar um negócio online próprio.

E, o momento é propício em termos de negócios, visto que até a Apple entrou com tudo numa parceria de anúncios envolvendo o Pinterest e outras redes sociais, como mostra o link a seguir: https://macmagazine.com.br/2018/06/03/apple-podera-expandir-sua-rede-de-anuncios-em-parceria-com-pinterest-snapchat-e-outras/

Porém, assim, como acontece em outras redes sociais, a maior dificuldade é se criar conteúdo para Pinterest que seja bom e tenha relevância para o público de quem se destina a usar essa mídia como plataforma de sua divulgação.

Pra quem está acostumado com o fato dessa rede social estar associada apenas a imagens e segmentos bem específicos, como moda, talvez, ache um pouco inusitado pensar na possibilidade de usar o Pinterest como fonte para tráfego para um blog ou um site que você possua. Porém, existe, sim, essa possibilidade.

É o que vamos abordar a partir de agora através de algumas dicas essenciais para você conseguir criar conteúdo para Pinterest que seja relevante para o público que deseja atingir.

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Como criar conteúdo para Pinterest

Tenha um perfil otimizado

Base de tudo. E, otimizar aqui é num sentido completo, organizando o seu perfil de tal modo que ele seja facilmente encontrado e identificado por seus seguidores. E, essa otimização vai da escolha do nome do seu perfil, à imagem que você vai usar como sendo a sua marca registrada.

Otimizar o seu perfil também significa ter foco. Um foco nas metas, objetivos, no público que você quer alcançar, e por aí vai. Por isso, otimizar, aqui, em linhas gerais, significa encontrar um padrão, um método eficaz que faça com que você possa se guiar na hora de criar conteúdo para Pinterest que seja realmente bom e relevante.

Tendo foco em seu perfil no Pinterest, você também não corre o risco de “atirar para o todo o lado”, indo diretamente no assunto que você deseja explorar. Digamos que o seu blog ou qualquer outra plataforma onde você usa o Pinterest como meio divulgador é sobre culinária, é inviável e sem sentido produzir conteúdo nessa rede social sobre moda ou cosméticos, por exemplo.

Com um direcionamento claro sobre o que você quer falar e com um conhecimento adequado a respeito do público que quer atingir. Em caso do seu perfil ser mais voltado a um negócio online, o ideal, por exemplo, é que ele tenha mais cara de perfil corporativo do que individual. Assim, você estará criando uma marca registrada facilmente reconhecida por seus seguidores (ou, clientes).

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Imagens têm que ser otimizadas para SEO

O Pinterest, como sabemos, é uma mídia social bastante calcada nas imagens. Portanto, nada mais adequado do que investir nelas para se criar conteúdo para Pinterest que seja interessante e se destaque.

O primeiro passo para otimizar qualquer imagem nessa rede é fazer uma descrição precisa e estratégica delas, em um texto que tenha informação relevante e que chame a atenção dos usuários de alguma maneira. Usando corretamente essa descrição, o algoritmo do Pinterest irá “ler” os pontos-chaves do texto, direcionando a imagem para o conteúdo mais adequado.

Ou seja, capriche na descrição de suas imagens, que não precisa ter um texto longo, mas, que consiga, em poucas linhas, expressar de forma dinâmica a ideia que se quer passar, mencionando as palavras-chaves certas.

 

Redirecionamento do usuário

Você tem que ter em mente que o Pinterest não é um “fim”, mas, um meio de direcionar os seus seguidores à sua plataforma principal, que pode ser um blog, um canal no youtube, e por aí vai. Por isso, saber redirecionar o usuário que visitar o seu perfil para esses lugares é muito importante na hora de criar conteúdo para Pinterest.

E, como fazer esse redirecionamento? Muito simples: assim que subir um pin no Pinterest, basta preencher a fonte (sounce) desse mesmo pin com o endereço que você quer que seja visitado pelos seus seguidores.

Assim, você conseguirá aumentar o tráfego e as visitas de qualquer outra página que você administra. Essa é uma estratégia bastante útil quando você for criar conteúdo para Pinterest.

 

Seja engajado em sua própria comunidade

Criar conteúdo para Pinterest que seja interessante, relevante ou simplesmente que chama atenção de seus seguidores, exige mais do que simplesmente pinar um determinado conteúdo, mas, também acompanhar o desenrolar dele.

E, acompanhar é a expressão certa mesmo porque, depois que você sobe os seus pins, você pode ver o que outras pessoas estão falando sobre as suas publicações, e, consequentemente, interagi com elas.

Não sabe como fazer isso?

Basta acessar a seguinte página www.pinterest.com/source/url, trocando o “url” pelo endereço do seu blog, site, ou qualquer outra plataforma eu você tenha. Dessa, maneira, você descobrirá o que os usuários estão pinando sobre os seus conteúdos.

O que fazer com essa informação?

Primeiro de tudo, você pode interagir com essas pessoas dentro da sua própria comunidade. E, depois, baseado nessa interação, melhorar gradativamente o conteúdo postado no Pinterest a partir da opinião do seu público.

 

Frequência nas postagens ajuda

Muitos podem até não saber, mas, o algoritmo do Pinterest leva em consideração a frequência com que você fica ativo nessa mídia social. Ou seja, não basta apenas criar conteúdo para Pinterest com qualidade, mas, durante certo período de tempo.

Uma dica? Passe de 10 a 15 minuto por dia, pelo menos, criando pins, ao mesmo tempo em que você interage com outros usuários. Como essa é uma rede social que vem ganhando bastante espaço, quanto mais tempo você puder (sem exageros, claro) estar presente, você conseguirá produzir conteúdo em quantidade e, principalmente, em qualidade.

E, sabe os exageros mencionados anteriormente? Pois, bem, o ideal é fazer tudo com moderação, pois, uma frequência exagerada de pins pode ocasionar de fazer criar spams, o que não é nem um pouco desejável.

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As cores são muito importantes

Acima de tudo, o Pinterest é uma mídia social onde se preza bastante pelo lado visual, e não somente pelas imagens em si, mas, pelas cores que as compõem, e que ficam ao redor delas. Inclusive, essa influência, não à toa, é chamada de psicologia das cores.

Exemplo bem básico: o seu ramo é de alimentos? Então, sempre tente escolher cores fortes e quentes para as publicações do seu perfil, em especial, vermelho e amarelo. No entanto, você quer um clima mais sério e formal para o seu conteúdo? Então, cores como marrom, são ideais pra esse tipo de postagem. Ou seja, tudo vai depender do conteúdo presente em seu perfil.

Criar conteúdo para Pinterest com base na psicologia das cores possibilita um maior engajamento de outros usuários para o seu perfil, contanto que haja bom senso na composição dessas ideias. Afinal, poluir uma publicação com várias cores pode acabar afastando mais gente do que atraindo.

 

Repinando fotos de outros usuários

No Facebook, com certeza, você já fez uso de um recurso chamado “compartilhar”, que cosite unicamente em pegar um conteúdo de outros perfis e colocá-los em seu próprio perfil. No Pinterest, também há essa possibilidade, onde você pode, simplesmente, “repinar” fotos de terceiros.

Como fazer isso?

Bem fácil, na verdade: primeiro clique no ícone do pin onde está escrita a palavra “salvar”. Depois, é só escolher a pasta onde a foro será salva, e, por fim, criar uma nova pasta.

Evidentemente, que você vai precisar pinar imagens que sejam suas também se quiser realmente criar conteúdo para Pinterest que seja chamativo aos seus seguidores. Porém, nada impede de incrementar esse conteúdo com imagens, que, em outras ocasiões, você não teria acesso.

 

Imagens verticais longas são mais chamativas

O Pinterest é bastante visual, não tem como negar. Portanto, quanto melhor as suas imagens forem trabalhadas, melhor proveito você terá do seu conteúdo. E, os melhores formatos para se publicar nessa rede são os que apresentam imagens verticais.

Dê preferência a imagens acima de 735×1102 pixels, pois estas possuem uma ótima resolução, e, farão uma bela composição em seu perfil. Criar conteúdo para Pinterest, nesses termos, pode até ser divertido, a depender da sua criatividade em inserir essas imagens.

 

Criando painéis temáticos

Outra forma de você compor o seu perfil com imagens que sejam chamativas e interessantes é usar painéis temáticos. São espécies de quadros com temas e quantidades de pins já fechados, como se fossem os famosos álbuns do Facebook.

Por exemplo: se o seu ramo no Pinterest é de cinema, que tal a montagem de um painel com cerca de 10 imagens relacionadas ao tema? Com certeza, serão publicações que chamarão a atenção de quem for visitar o seu perfil.

Lembrando que, nessa questão, existe também a possibilidade da composição de painéis colaborativos. Isso ajuda a conseguir mais seguidores, ao mesmo tempo em que os seus pins serão vistos por mais pessoas. Como dica adicional, apenas tenha precaução na seleção dos painéis em que você entrar, da mesma maneira que deve ficar atento com quem está colaborando em seus painéis, se é ou não, alguém que você queira uma parceria.

 

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