Delegar tarefas e ser mais produtivo: saiba como.

Tempo de leitura: 3 minutos

delegar tarefas

Empreender não é nada fácil. Delegar tarefas também não. Às vezes nos vemos as voltas com problemas, outras vezes com soluções. E às vezes ficamos preocupados com uma pequena mudança na rotina que pode mudar tudo completamente, por isso passamos muito tempo trabalhando direto sem folga.

Esse é o retrato do empreendedor moderno. Será que delegar tarefas não seria mais apropriado? Você já pensou nisso?

Todos pensamos, mas como fazer isso sem impactar negativamente na empresa?

Primeiramente você precisa saber que repassar tarefas é um ato normal e natural dentro de uma companhia.

O problema é que você centralizou todas as importantes tarefas em você, como se fosse a única pessoa a quem se reportar em determinados casos.

Você precisa ser menos executor e mais estratégico. Quando você tem tempo para você e sua vida particular, melhor será para a própria empresa. Reduzir as horas de trabalho não significa deixar tudo ao leu. Muito pelo contrário: significa priorizar o que deve ser priorizado e passar para outras pessoas aquelas tarefas mais comuns.

Estas tarefas comuns estavam sendo feitas por você em conjunto, mas como você é o empreendedor pode sim repassar tarefas sem medo de que sejam malfeitas.

Basta treinar os seus funcionários e passar mais tempo nas estratégias do negócio, você verá que dará resultado.

Delegar tarefas é diferente de transferir

Delegar é diferente de transferir na seguinte relação: quando você delega, você está fazendo um empréstimo das atividades, apenas. Quando você transfere, aí sim você fará a transferência tanto das atividades quanto do cargo.

Mas por que eu devo delegar?

Para empreender você precisa delegar, faz parte da atividade.

Conhecendo a minha equipe

Outra coisa muito importante dentro do empreendedorismo e também para a vida é conhecer a minha equipe. Quando conhecemos com quem estamos trabalhando, suas qualidades, pontos positivos e negativos através de um feedback efetivo, nós temos mais armas para lutar no nosso dia a dia. Considere um empreendedor que é CEO de uma startup. Se ele não delegar tarefas vai estar assinando a sua sentença. Excesso de trabalho também podem acabar com o sonho de muitos.

Empresário, Cartoons, Treinamento, Palestra

Treinamento, chefe, Treinamento!

Antes de sair por aí delegando suas funções, certifique-se de que o está fazendo para a pessoa certa. Em todo caso é preciso que você treine seus profissionais para assumir tais tarefas.

O treinamento é parte crucial no desenvolvimento profissional de cada colaborador. Você indica ou até ministra-o e escolhe os melhores dentre os que foram separados para ele.

Acompanhe a realização da tarefa.

Uma das partes importantes de passar o conhecimento é acompanhar a realização da tarefa. Quanto melhor e mais bem executada for, isso significa que estamos diante do colaborador certo para o cargo.

Lembre-se: pode levar dias ou até meses para escolher a pessoa certa, mas com certeza tem sempre alguém que possa superar as expectativas.

Feedback sempre e sempre!

Você sabe que mesmo que você vá delegar tarefas, de tempos em tempos vai ter que acompanhar o andamento do seu funcionário. Isso é até bom, porque se estiver fazendo algo errado já poderá ser corrigido na hora.

Como a gente disse acima: repassar não é transferir. Você ainda terá que manter um olho mais próximo do negócio, mas não se preocupe: ainda assim terá tempo suficiente para sua vida pessoal e familiar.

Conclusão

Ajustar seu foco é priorizar aquilo que deve ser priorizado em primeira instância. Tentar não se sobrecarregar perdendo tempo com a família e deixando tudo para os negócios.

Você é o empreendedor do seu negócio, tem que saber que deve estar apto de mente, alma e coração para o exercício do cargo, por isso delegar tarefas é primordial.

Gostou? Então assina nossa newsletter para mais informações?

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *