[Parte 2]Desenvolvimento da Mentalidade empreendedora: novos insights para você

Tempo de leitura: 5 minutos

Continuando o nosso artigo sobre desenvolvimento da mentalidade empreendedora tudo o que você precisa saber sobre como ter uma, vamos mais direto ao ponto agora.

Você já pode ver que no primeiro artigo eu expliquei o que é uma mentalidade empreendedora, como ter uma e alguns exemplos destes mindsets.

O que eu quero tratar com vocês agora é sobre o perfil do empreendedor de sucesso e quais destas habilidades mais despontam neles.

Um empreendedor de sucesso leva em consideração todos os aspectos que podem melhorar seu desempenho no dia a dia do seu negócio.

Uma mentalidade de sucesso pode ser trabalhada e conquistada passo a passo. Se você é empreendedor e tem essa dúvida consigo, tenha a certeza de que qualquer pessoa pode aprender a ser um negociante melhor.

Aí abaixo você verá 11 tipos de desenvolvimento da mentalidade empreendedora para completar o rol do primeiro artigo e lhe ensinar ainda mais sobre quais aspectos negociais são importantes.

1.     Desenvolvimento da mentalidade empreendedora: Ame desafios

Você, como a grande maioria das pessoas, gosta de novidade e ama desafios. Os desafios são os que nos move, nos leva adiante. Uma vida sem desafios é uma vida sem graça e sem porquê.

mentalidades empreendedoras

Amar desafios é um desenvolvimento da mentalidade empreendedora é muito importante e muito eficaz, pois se você ama novidades desafiadoras você tem a tendência de se arriscar. Não falo em se arriscar ao ponto de perder tudo, mas se arriscar para não ficar para trás e com cautela.

2.     Se recupere rapidamente

Mesmo com os desafios você encontra obstáculos e ao mesmo tempo sabe lidar com eles da melhor forma possível se recuperando rapidamente.

Esta é uma das mentalidades empreendedoras mais requeridas, mas para se recuperar rapidamente é preciso conhecimento – nós falamos sobre isso no primeiro artigo.

3.     Saiba escutar

Saber escutar é uma habilidade e pode ser aprendida assim como as outras. Para isso é preciso empenho de sua parte. Às vezes nós temos colaboradores e clientes valiosos que nos dão dicas e nos fazem perceber coisas que não percebíamos anteriormente.

É sempre bom escutar. Vou contar uma simples história verdadeira que aconteceu para uma empresa de pastas de dentes.

Certa vez a empresa estava passando por problemas e não estavam conseguindo vender as pastas dentais. Foi perguntado para a alta administração o que fazer, mas isso foi sem sucesso.

Ao perguntar para os colaboradores também não obtiveram sucesso. Entretanto quando perguntaram para um cliente ele disse: “é só vocês aumentarem a circunferência da boca da pasta para que saia mais do produto para o cliente”.

Dito isso, o CEO da empresa pôs em prática e o que aconteceu? Deu tão certo que tiveram que ver outras estratégias para aproveitar melhor as vendas.

4.     Desenvolvimento da mentalidade empreendedora: Foque no que importa

Você com certeza já ouviu falar em foco, não é mesmo? Ter foco te faz economizar tempo e dinheiro e evitar prejuízos.

mentalidades empreendedoras

Focar no que importa te favorece delegar tarefas, escolher assuntos por importância e dar mais valor ao tempo.

5.     Seja inventivo

Nós não podemos falar em empreendedor sem falar em inventividade. Ser inventivo é um desenvolvimento da mentalidade empreendedora muito requerido nos dias de hoje.

Quando você é inventivo você não só é aberto às mudanças como é um ávido inovador.

Não sei se vocês lembram das empresas Nokia, Blockbuster e Kodak que acabaram falindo por não inovarem o suficiente. Esses são apenas exemplos, mas como estas empresas existem ainda muitas pelo Brasil e pelo mundo que pecam no quesito inventividade.

6.     Fique fora da sua zona de conforto

Todo mundo tem sua zona de conforto, mas viver nela é um erro e te impede de seguir em frente sempre que for necessário.

A zona de conforto nada mais é que aquele lugar onde você se sente mais confortável e de onde não quer sair… tipo colo de mãe.

mentalidades empreendedoras

7.     Tenha um pouco de intuição mais formação

A dobradinha intuição mais formação significa que das mentalidades empreendedoras, essa é para dar mais atenção.

Não adianta ir pela intuição somente, é preciso conhecimento para complementar. Caso contrário você pode dar com os burros n’água.

8.     Tenha confiança em si mesmo

Eu sei que quando o assunto é confiança, para algumas pessoas, isso é quase que uma utopia. Não vamos pensar assim. Lembra-se do primeiro artigo? Um mindset empreendedor consiste em saber quem você é, suas necessidades, dificuldades, habilidades e conhecimento. Pegar tudo isso é transformar no que há.

9.     Tenha coragem

Complementando a confiança em si mesmo temos a coragem. Ter coragem é batalhar, pura e simplesmente. Não existe coragem sem lutar por aquilo que se quer. E quando se quer muito, se faz.

10. Faça relacionamentos duradouros

Lembra-se que seus colaboradores, clientes, stakeholders e afins são parte importante da sua história? Pois bem. É preciso dar muito valor a cada um deles, sabendo escutar, dar razão quando for o caso e aproveitar das experiências adquiridas com estas pessoas.

11. Tenha amor pelo seu trabalho.

Quis deixar por último esta, porque sei que não há nada que seja feito com amor que não esteja fadado ao sucesso.

Quando a gente ama o que gosta, faz de coração e luta com todas as armas para concretizar. A gente aprende a escutar, a peitar desafios e assim a seguir em frente depois de uma tempestade.

Conclusão

O desenvolvimento da mentalidade empreendedora é sempre fácil de se aprender. Aquela história que nem todo mundo pode ser empreendedor é mito! Todos podemos ser, sim, se quisermos de verdade com toda força que tenhamos. Não se esqueça de ler a parte 1 deste artigo.

 

Gostou do artigo? Então compartilha nas redes sociais e deixa seu comentário aí em baixo.

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *