6 dicas importantes para manter o engajamento dos funcionários e impactar o desempenho da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

engajamento de funcionário
Created by Dooder – Freepik.com

Engajamento dos funcionários é algo muito importante, não é? Quando você pensa em engajamento vem logo à sua mente pessoas mais motivadas trabalhando, vestindo a camisa da empresa, dando o seu sangue.

É de fato correta esta definição, mas como chegar a esse patamar é que são elas. A gestão de pessoas desde quando surgiram as grandes empresas, é uma preocupação constante. Como fazer para reter os profissionais de gabarito, por exemplo.

As pessoas constituem um ativo muito importante para uma organização e abrir mão dos seus melhores colaboradores simplesmente porque eles querem um salário melhor, mais tempo para seus estudos ou coisa assim, é complicado.

O principal ativo de uma empresa são as pessoas comprometidas, capacitadas e éticas.

 

  1. Estabeleça a função dos colaboradores para engajamento dos funcionários

 

Deixar bem claro qual é a função de cada um, qual a responsabilidade, dando sempre um feedback efetivo fará com que os funcionários saibam até onde podem chegar partindo deste ponto.

 

  1. Destaque a autonomia de cada um

 

Para começar um plano de cargos e salários bem explicado é crucial para sua empresa. Assim seus funcionários vão saber em que estágio estão o que precisam galgar ainda.

Com relação à autonomia de cada um, é sim importante que todos saibam até onde podem ir em termos de responsabilidade e autonomia. Quando mais autonomia eu tenho significa que a empresa confia mais em mim e isso favorece o engajamento dos funcionários.

 

  1. Avaliação de desempenho também bom para o engajamento dos funcionários

 

Sem feedback é impossível saber se estamos acertando e em quê. O feedback efetivo traz para o funcionário grandes possibilidades de acertar mais e errar menos, uma vez que todos os pontos são colocados à mesa.

Um funcionário com feedback pode batalhar e tem até mais gás para batalhar por cargos melhores, porque ele sabe bem onde melhorar.

Quando não se tem feedback, fica-se sem norte e qualquer resultado passa a ser o mais correto dentro de um contexto.

 

  1. Invista em seus funcionários

 

Você já ouviu aquele ditado que diz que se deve cuidar bem da sua casa? Pois bem, o seu empreendimento é sua segunda casa e você quer que ela prospere sempre. Levando em consideração que o que forma esta casa são os ativos e que seus funcionários são ativos, logo, você deve investir nos seus colaboradores cada vez mais.

Dê a seus funcionários ganhos por desempenho, participação nos lucros, possibilidade de promoção com o atingimento de uma meta e que esta meta seja tangível.

Criar uma relação ganha-ganha com estipulação de prêmios por atingimento das metas.

 

  1. Verifique a cultura da sua empresa

 

Para engajamento dos funcionários é preciso que adequar a mudança da cultura empresarial voltando-a para os colaboradores. Permita-os equilibrar suas vidas pessoais e profissionais de uma forma digna. Promova sempre o intercâmbio de ideias, sugestões e de melhorias contínuas.

 

  1. Liderança que inspira

 

Líderes proativos, apaixonados pelo trabalho são inspiradores. Este tipo de liderança tende a dar mais valor ao funcionário e integrá-lo nos projetos.

 

Conclusão

 

Manter os engajamentos dos funcionários passa por uma série de etapas que devem ser feitas dentro da empresa. É importante mantê-los motivados a trabalhar com sua empresa e literalmente participar do time.

É como se fosse um time de futebol onde cada jogador não está lá exclusivamente para o campeonato, cada um tem um sonho pessoal que pode ser uma casa própria, sair da casa dos pais, comprar um carro, fazer uma faculdade etc.

Se eles têm sonhos e você também então por que não adequar a empresa para uma nova visão de gestão de RH?

 

Gostou? Compartilha?

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *