Escalabilidade no empreendedorismo: por que sua empresa precisa se preocupar

Tempo de leitura: 9 minutos

Não tem pra onde correr. A escalabilidade, principalmente, a escalabilidade no empreendedorismo, está se tornando um conceito amplamente divulgado e necessário, sendo valorizado nas empresas, e, principalmente, entre os investidores. E, isso se deve porque a essência desse conceito é o que muitos empreendedores buscam, às vezes, exaustivamente: crescer o faturamento, sem crescer muito os custos.

Parece impossível?

De maneira alguma. E, tanto é possível, que já está mais do que na hora de você se preocupar com essa questão que envolve escalabilidade no empreendedorismo, pois, daqui para frente, a cobrança por um modelo de gestão nesses moldes será cada vez maior. Em outras palavras: chegou a hora de se adequar a uma nova realidade.

Mas, calma, pois, a coisa não é tão assustadora quanto possa parecer.

Ao contrário: veja essa nova prioridade dos tempos atuais como uma excelente oportunidade de crescimento da sua empresa.

E, oportunidade dentro de um mercado cada vez mais difícil em termos de competitividade vale ouro, acredite.

Mas, afinal, o que um modelo escalável de gestão tem a ver com a minha empresa, e como isso pode modificar o meu negócio de maneira positiva?

A seguir, algumas respostas.

escalabilidade no empreendedorismo

Até onde uma escalabilidade no empreendedorismo está relacionada ao seu negócio?

A resposta para essa pergunta é: tudo!

E, esse conceito pode estar presente em qualquer área de negócios, como bem atesta Mike Small, membro da Associação de Controle e Auditoria de Sistemas da Informação (Isaca), numa entrevista que ele deu ao jornal The Guardian:

A escalabilidade é o maior benefício da computação em nuvem. Como resultado dessa escalabilidade proporcionada pela cloud computing, as empresas conseguem reduzir custos e, ao mesmo tempo, ter acesso às mais recentes tecnologias”.

Percebam que a declaração de Mike tem a ver com a área específica da computação, mas, como ele fala em reduzir custos e ter acesso à novas tecnologias.  Ou seja, é um tipo de metodologia muito bem aplicável em qualquer área, onde a redução de custos eleva o faturamento, e, com isso, tem-se acesso a outras possibilidades, sejam essas possibilidades novos investidores, ou simplesmente uma nova maneira de oferecer o seu produto ou serviço.

Escalabilidade pura, digamos assim.

Na prática, uma escalabilidade no empreendedorismo em sua empresa afeta, em especial, as vendas. Caso você não consiga oferecer um produto ou serviço a custos baixos, mais sem perder a qualidade da performance, a sua empresa tenderá a perder dinheiro e a afastar possíveis investidores.

Imagine, por exemplo, aquela compra que você tenta fazer na Internet, mas, devido à lentidão do sistema da loja em questão, você simplesmente desiste de comprar. Agora, suponha que, assim que nem você, dezenas ou até mesmo milhares de pessoas fizeram o mesmo. Multiplique o valor do produto pelo número dessas pessoas, e você verá o tamanho do prejuízo.

Ou seja, é ou não é para você se preocupar com essa questão da escalabilidade no empreendedorismo em sua empresa?

Mas, sem pânico, pois, essa questão pode ser resolvida da melhor maneira possível.

Vamos descobrir como?

 

Soluções para problemas envolvendo escalabilidade no empreendedorismo

Em termos de infraestrutura/sistema, o que mais temos são soluções viáveis quando o assunto é escalabilidade no empreendedorismo.

Peguemos ainda o exemplo do site da empresa anterior que, pelo acesso pesado em determinado momento, ficou lento, e, por isso, perdeu inúmeros clientes. Caso a empresa possuísse técnicas de escala automática, por exemplo, teria detectado rapidamente o aumento na quantidade de acessos ao site, disponibilizando mais recursos ao servidor.

Em suma: mesmo com a quantidade levada de acessos, o site não teria ficando lento, e todos os clientes que quisessem teriam comprado o seu produto ou serviço.

Agora, percebam onde o conceito de escalabilidade entra nesse aspecto: para que hajam essas técnicas em sua empresa, é necessário um quadro de funcionário que seja, ao mesmo tempo, reduzido, mas, eficaz, altamente capacitado para a função. Já, em termos de parceria, você pode adquirir esses mecanismo de melhora de performance através de investidores que estejam interessados no método de gestão de sua empresa.

Ou seja, tudo intercalado com uma escalabilidade no empreendedorismo.

E, não pense você que essa questão só se refere a grandes empresas. Caso o seu objetivo seja um crescimento real dentro do ramo que você escolheu, pequenas, médias e grandes empresas precisam se preocupar igualmente com questões assim.

Sem pensar em termos de escalabilidade, certamente, a sua empresa perderá oportunidades competitivas, o que, num ambiente cada vez mais “agressivo”, pode não ser nada bom. Ao contrário: sem se preocupar com a concorrência, você está deixando que ela ofereça produtos e ferramentas melhores, e, com isso, atraia não somente mais clientes, como também mais investidores.

No que se refere à questão da informatização do seu negócio, a escalabilidade no empreendedorismo oferece soluções bastante viáveis, como servidores adequados à estratégia de negócios de cada empresa. Uma das inúmeras vantagens disso é que esse será um investimento a longo prazo, que durará muito tempo na sua empresa.

E, nada mais vantajoso do que algo de positivo que seja durável, e que necessite de pouca manutenção. Isso deixará você, empreendedor, mais livre para planejar outras ações, como o melhoramento do seu produto ou serviço em face da competitividade que eles possam ter, atraindo, assim, mais clientes.

escalabilidade no empreendedorismo

Outras soluções viáveis para a escalabilidade da sua empresa

Uma das formas mais conhecidas (e aplicadas) de gerar um nível de escalabilidade no empreendedorismo em seu negócio é através de uma ação muito comum no meio empresarial, chamada de franqueamento. Em suma: as conhecidas franquias.

“Unir forças” garante não somente uma expansão do seu negócio em termos de quantidade, tanto em vendas, quanto em investimentos, mas, em qualidade também, pois, os custos serão baixios, visto quem serão os franqueados que arcarão com isso em termos de montagem e manutenção.

Além disso, uma solução bem interessante para garantir o nível de escalabilidade no empreendedorismo em sua empresa é investir num plano de sucessão de carreiras, pois, isso possibilidade o conhecimento dos principais processos da empresa por vários funcionários, deixando tudo mais dinâmico, e suprir alguma eventualidade futura.

E, por fim, que tal investir em soluções cloud computing para a sua empresa? No site: http://www.wittel.com, por exemplo, você pode encomendar esse serviço, que é essencial nos dias de hoje, pois ele otimiza tantos os processos, quanto a segurança das informações. É um tipo de recurso que evita ao máximo desperdícios financeiros (característica básica de uma escalabilidade no empreendedorismo).

 

Escalabilidade: minha empresa realmente precisa?

Se você quer que a sua empresa cresça em todos os níveis, a resposta para essa pergunta é sim! Estamos diante de um mercado cada vez mais competitivo, onde se você não se diferenciar no serviço prestado, certamente, a tendência é estagnar no patamar em que está (na melhor das hipóteses).

Porém, o melhor dessa história é que uma escalabilidade, em especial, uma escalabilidade no empreendedorismo, não é difícil de conseguir. Muito pelo contrário: é até bem simples. Isso porque estão disponíveis no mercado muitas ferramentas que otimizam o trabalho, fazendo mais tarefas, como menos tempo e menos custos, o que facilita demais uma alta produtividade, com lucro elevado.

E, possuir essas ferramentas é importante no sentido de que, se a sua empresa cresce, os sistemas que a suportam precisam acompanhar esses crescimento, caso contrário, você perderá clientes e investidores. É preciso acompanhar o volume de uma demanda crescente, pois, sem isso, o que será gerado será insatisfação e propaganda negativa.

Portanto, elaborar um plano de negócios que seja escalável é uma necessidade dos tempos atuais, onde temos clientes e investidores cada vez mais exigentes. Faz-se necessário, portanto, buscar sistemas seguros que suportem grandes demandas, além de capacitar bem um quadro de funcionários que seja reduzido para evitar custos elevados.

E, isso tudo se chama planejamento estratégico, algo imprescindível dentro de uma escalabilidade no empreendedorismo. Um planejamento, por sinal, que vai evitar que você seja pego de surpresa com alguma eventualidade, seja ela boa (crescimento da demanda), seja ela ruim (mercado em crise).

 

Conclusão

Não é preciso muita informação para se descobrir o quão importante é a escalabilidade no empreendedorismo para a sua empresa, bem como o fato de que, daqui por diante, é bom ficar preocupado (ou, pelo menos, atento) quanto ao assunto.

Porém, preocupado no sentido de se sentir motivado a encontrar soluções viáveis para fazer a sua empresa crescer e prosperar através de um modelo de gestão que, como podemos perceber, é muito simples de ser implantado em qualquer negócio.

Afinal, se você quere realmente que a sua empresa cresça, ao mesmo tempo em que reduz os custos que toda e qualquer operação dentro dela, e ainda atrair mais e mais clientes e investidores, adotar um modelo de gestão escalável é a melhor pedida.

Até mesmo porque nada mais vantajoso dentro de um mercado extremamente competitivo do que fazer de tudo para trazer a satisfação ao cliente e ao investidor, e conseguir, colocando, assim, valor ao nome da sua empresa.

Dessa forma, você terá substituído a preocupação diante da incerteza do futuro do seu negócio, pela certeza de algo rentável e que satisfará a todos os envolvidos, de funcionários, a clientes, passando por investidores, e, claro, você próprio.

Algumas coisas, de fato, não têm preço.

Veja também: escalabilidade para que serve?

Se você gostou do artigo, então conheça também o curso do Alex Vargas – Fórmula Negócio Online – que te ensina o passo a passo detalhado de como se tornar um empreendedor digital.

 

Figuras: freepik

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *