Estratégia de marketing digital: Qual é a melhor ?

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O mundo já não é o mesmo com a internet e o universo de facilidades que ela nos proporciona. Estratégia de marketing digital para pequenos negócios e começar um empreendimento pode se tornar um grande desafio.

 

Em todo caso, é preciso sempre ter em mente que o retorno não virá imediatamente e paciência é fundamental. Por isso, nunca é interessante começar um negócio já pensando nos lucros.

 

É muito mais sensato pensar na construção da empresa, na prospecção e fidelização dos clientes, consertar possíveis falhas e, enfim, definir bases sólidas para que o negócio não venha a ruir. Considerando o pouco investimento, é preciso buscar alternativas de baixo custo para obter benefícios razoáveis.

Veja também o artigo sobre empreendedorismo que a gente fez para vocês.

 

Os grandes benefícios para investir em marketing digital são as grandes chances do pequeno empreendedor poder competir saudavelmente com os grandes nomes do mercado tendo a oportunidade de utilizar as mesmas ferramentas e estratégias.

 

Pensando no caminho que o novo empreendedor terá pela frente, iremos falar algumas dicas para um bom planejamento e estratégia de marketing digital, como:

 

  • Pesquisar oportunidades
  • Construir presença online
  • Fazer um plano de marketing estratégico
  • Consolidar sua marca
  • Vender benefícios além de produtos
  • Calcular o valor de retorno do marketing

 

 

Estratégia de marketing digital: Pesquise as oportunidades

estratégia de marketing digital

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão.

 

Os estudiosos do marketing costumam chamar essa forma de pesquisa de nicho de mercado. Desta maneira você não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

 

 

Construa sua presença online

 

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais? É hora de tomar uma atitude. Considere criar tudo isso urgente!

 

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

 

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

 

Faça um plano de marketing prático

 

planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócio. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.

 

Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing.

 

Consolide a sua marca no mercado potencial

estratégia de marketing digital

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em grande escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região. Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

 

Ter o seu perfil atrelado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

 

Estratégia de marketing digital: Venda benefícios, não apenas produtos

 

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

 

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto à satisfação dele com produto em si. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

 

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

 

Calcule o retorno do marketing

estratégia de marketing digital

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina quem é o seu público e qual o efeito esperado.

 

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

 

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital. Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.

 

Além das dicas elencadas acima umas das novidades no marketing digital é O inbound que é o marketing de atração.

 

Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea.

 

Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

 

Para uma empresa com orçamento de marketing reduzido, o bom posicionamento e presença on-line pode ser a forma de competir com os grandes

 

Saber o básico sobre empreendedorismo e estratégia de marketing digital, perceber uma boa ideia, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar, pensar estrategicamente, entender seu cliente. Com isto estará preparado para que com muito esforço tenha certamente sucesso em seu empreendimento.

FONTES:

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