[Parte 2] Gatilhos mentais para vendas: como você pode usa-los para arrebatar seus leads.

Tempo de leitura: 5 minutos

gatilhos mentais para aumentar vendas

Hoje nós vamos tratar de alguns gatilhos mentais para vendas muito usados para captar leads e até para aumentar as suas vendas. Essa série é de três artigos – sendo este o segundo – sobre o tema, então aproveitem bastante e deixe seus comentários aí em baixo.

Gatilhos mentais para aumentar vendas são artifícios usados por outras pessoas para te fazer ceder a algum dos seus desejos ou a vários. São armas poderosas para quem lida com clientes e até querem ir mais além, querem manter um relacionamento mais estreito com este lead.

Muitas empresas estão passando por situações difíceis no trato com os clientes, mas os gatilhos mentais para aumentar vendas tendem a melhorar esta situação dando um ar de renovação e mostrando a cada pessoa da relação que o trato com seu lead tem que ser o mais particular possível.

Você com certeza já ouviu falar sobre isso: tratar o lead como se ele fosse seu único possível cliente. É exatamente isso que deve acontecer e os gatilhos mentais para aumentar vendas tendem a dar uma mãozinha nisso.

Imagine você em uma loja e, de repente, o locutor diz: são as últimas unidades. Você não pode perder.

Essa urgência em comprar o produto porque senão você perde a oportunidade, deixa-o com um quê de impotência e você se vê às voltas querendo comprar o que ainda nem viu.

É bem assim que acontece… é um interruptor na sua cabeça que quando acionado você tende a fazer a ação.

Gatilhos mentais para vendas: Especificidade

 

Você sabe que tudo na vida é uma questão de especificar. Especificar e trazer mais clareza para a outra pessoa. Quando você especifica você deixa de dizer 1 para dizer 1,5%. É uma forma de ser mais fidedigno à fonte possível.

Quando estamos trabalhando o gatilho mental para aumentar vendas chamado de especificidade estamos tratando de minúcia. Por exemplo, números ímpares, números quebrados como mostramos aí acima são melhores que números pares e inteiros.

Sabe por quê? Porque dá uma ideia de certeza. Então com certeza você tem 1,5% de chances contra 1%. Saber trabalhar esse gatilho mental para aumentar vendas é muito importante. Lembre-se: quanto mais específico você for maiores são as chances de ganhar o cliente.

 

Gatilho mental da Autoridade

 

Para te falarmos sobre este gatilho começaremos dizendo que pessoas compram de pessoas. E é por isso que quanto maior for a sua autoridade, mais rápido você aumentará as suas vendas. Autoridade é quando a pessoa consegue galgar os degraus onde se tornou uma pessoa com condições de falar sobre tal assunto com eficácia.

A autoridade se transforma quando a pessoa se expõe ao ponto de provar que é uma pessoa hábil para tratar de determinado assunto. E aos olhos do público você é o representante daquela marca.

A autoridade não chega de pronto, ela vem com o tempo. Entretanto quando vem fica para sempre. Mas como usar a autoridade para vender mais? Fazendo uso da sua imagem e do que você diz que vai ser tido como certo.

gatilhos mentais para aumentar vendas

Gatilhos mentais para vendas: prova social

 

O gatilho mental da prova social é o mais curioso de todos. Lembra-se do exemplo de que um restaurante estava cheio e ao lado um totalmente vazio? A questão é que precisamos ter a certeza de que alguém já provou do produto e gostou para que possamos aderir a ele.

Essa é a prova social. Alguns vendedores usam estudo de caso para provar que seu produto é indicado. Fazendo isso é a prova que as pessoas usaram o serviço e gostaram. Na cabeça do consumidor fica: se ele fez, porque eu também não posso fazer?

A única coisa que você tem que ter medo é de usar de forma negativa. Um exemplo da prova social sendo utilizada de forma negativa é: Mais de 1000 pessoas detestaram o produto, porém 2000 adoraram.

É preciso ter cuidado com a colocação de palavras e o uso de números que só trazem uma imagem negativa para sua empresa.

 

Gatilho mental da escassez

 

Esse é um gatilho que geralmente não é usado sozinho. Ele ativa o sentido da perda. Mais ou menos assim: essas são as últimas unidades, venham…. Você vai porque são as últimas e te dá um sentido de que você está perdendo terreno para o vendedor.

Os gatilhos mentais para vendas da escassez são muito utilizados em lojas de produtos para casa, de departamentos, e até de produtos alimentícios. Se você for no hipermercado Extra vai entender o que eu estou dizendo.

 

Gatilho mental da escolha

 

Quanto mais escolhas temos que fazer na vida, mais perdidos ficaremos. Neste gatilho mental a você é dada algumas escolhas para que você decida. É claro que o vendedor quer te dar 3 a 4 no máximo, porque a probabilidade de você fechar com ele é enorme.

 

Gatilho Se…então

 

Nesse gatilho você dá duas possibilidades para a pessoa escolher. Se você quer esse então não quer esse.  Também utilizado quando você tem uma oportunidade nas mãos e entrega ao cliente dizendo que se ele não aproveitar a oportunidade então vai sair perdendo feio.

É um gatilho relativamente simples de ser utilizado e muito comum justamente pela praticidade.

 

Gatilho da garantia e da reversão

 

Sabe quando o vendedor fala compre agora e se você não gostar damos o seu dinheiro de volta em até 7 dias? É basicamente esse gatilho do ganho com reversão quando você não se adapta ao produto.

Você pode usar esse gatilho mental para venda de uma forma simples e direta. É um gatilho muito utilizado.

 

Conclusão

 

Os gatilhos mentais para vendas são especiais e ajudam e muito no dia a dia da sua empresa. Se você quer aumentar suas vendas deve utilizá-los com cautela, mas sempre prezando a melhor relação custo x benefício com o seu cliente.

Alguns gatilhos aqui são mais fáceis de serem utilizados, outros já não tanto, mas o importante é que são formas comprovadas de se conseguir aumentar os números.

Comenta aí em baixo para nós sabermos o que você está pensando!

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