Grande empreendedor de sucesso no marketing digital: o que é preciso para ser um.

Tempo de leitura: 10 minutos

 empreendedor de impacto

Existem muitos grandes empreendedores neste país interessados em abrir seu próprio negócio. Muitos deles se veem às voltas com questionamentos mil a respeito de ser ou não um empresário. Será que empreender é mesmo uma coisa tão fácil assim? Será que é para todos? Ou será que algumas pessoas possuem características mais refinadas para que este sonho de ser dono do seu próprio negócio se concretize mais facilmente?

Eu costumo dizer que para ser grandes empreendedores é preciso ter VONTADE e acima de tudo ser uma pessoa que faz. Se o sonho de 34% dos brasileiros é  empreender o que podemos tirar daí é que o número representa grande parcela de pessoas em idades variadas e é a nova realidade do Brasil.

É possível sim, mapear algumas das principais características dos empreendedores de impacto e trabalhar estas características para implantá-las na vida real. Todos podem se tornar grandes donos de negócio, mas para isso é preciso arregaçar as mangas e trabalhar duro.

Vamos começar dizendo que é necessário um pouco de qualificação e uma determinada experiência na área. Mas para você que estão começando agora neste ramo alguns pontos devem ser destacados:

 

  • Você deve ter capacidade de Iniciativa;
  • Capacidade de Planejamento;
  • Autoconfiança;
  • Liderança;
  • Perseverança;
  • Correr somente os riscos calculados;
  • Ter qualidade e eficiência;
  • Comprometimento;
  • Está sempre em busca de informação;
  • E exercitar seu poder de persuasão

Grande empreendedor: Invista no que gosta e te traz prazer

 

Mas por que dizemos que é preciso tantas qualidades assim? É que para ser um empreendedor que transforma todo seu ambiente em resultados consideráveis você vai precisar de uma boa dose delas. Mas não se preocupe não há nada aqui que não possa ser trabalhado.

Tendo dito tudo isso você sabe o que te transforma em um empreendedor de impacto?

Segundo dados do site da EXAME.com nós podemos ver que para ser um empreendedor cujos resultados são expressivos você primeiramente tem que investir naquilo que gosta e que tem experiência.

Você sabe que quando temos alguma habilidade que nos é fácil de reproduzir e cujos custos envolvidos na concretização da ideia são menores do que outras possibilidades então devemos levar isso em consideração.

Grande Empreendedor que inicia algum negócio baseado em coisas que ele sabe fazer de melhor têm grande chance de já começar com um grande pé direito.

Se você não gosta de um ramo, mas quer investir porque é o que está na moda, chances são de você não conseguir ultrapassar o primeiro ano. E também tem aquele pensamento de que quando estamos fazendo o que gostamos e temos habilidade o negócio se torna mais prático.

Busque por capacitação

 

Outra coisa muito importante dentro deste meio de negócios é a capacitação. Nada é melhor do que saber fazer uma coisa e com isso ganhar dinheiro. Entretanto para saber fazer é preciso estudar. Nunca em hipótese alguma você verá um grande empreendedor dizer que aprendeu na marra, no dia a dia e sem estudar.

Ao menos um pouco ele deve ter estudado para chegar onde está hoje. Todo empreendedor de impacto precisou buscar em cursos profissionalizantes, livros e afins matéria base para o seu investimento. Afinal quando estamos iniciando tudo que não precisamos é sair errando e perdendo capital. Mesmo que você tenha uma habilidade em determinada área, para oferta-la a terceiros é preciso que você se especialize o bastante.

Para que o negócio cresça é preciso muito esforço e dedicação e procurar no aperfeiçoamento pessoal bases fortes para sua empreitada é fundamental.

Encare como um investimento, quanto mais você se dedica ao negócio, mais você pode esperar dele.

“Se alguém te oferece uma oportunidade incrível, mas você não tem certeza de que pode executar, diga sim – e aprenda como fazer depois. ”

Richard Branson

Não se conforme

 

Outra coisa muito importante e que para uns pode parecer até um conselho simplório é não se conformar com tudo. Uma enorme habilidade do grande empreendedor é estar sempre buscando e inovando. Ele não se conforma com as adversidades do dia a dia. Ele simplesmente corre atrás do que quer com toda força que ele tem.

Se conformar é o primeiro passo para o fracasso. Imagine quantos NÃOS os grandes empresários brasileiros levaram ao longo de suas vidas? Quantos obstáculos tiveram que ultrapassar mesmo ainda não tendo estrutura?

Todo negócio começa do zero e vai crescendo ao longo do tempo e se solidificando justamente com base nestas dificuldades. Se conformar é abrir mão de tentar novamente e acertar. As tentativas é que levam à perfeição e não as desistências.

A sensação de insatisfação realmente ocorre quando se trata de um negócio com algumas incertezas, mas o que não podemos fazer é abrir mão de continuar tentando para achar o jeito certo.

Inovar sempre

 

Outro aspecto muito importante dentro desta dinâmica de empreendedorismo é a inovação. É preciso criar e recriar sempre! Nunca há um único jeito para se fazer uma coisa. Se você tem sede por inovação deve gostar de transformar o simples no mais rebuscado e o prático no mais útil.

É simplesmente esse aspecto da sua personalidade que deve ser aprimorado. Você com certeza já ouviu aquela frase de que nada se cria, tudo se transforma. É simplesmente isso. Quanto mais criativo e inovador você for melhor para o negócio que está gerindo.

No livro de Thiago Oliveira – Pense dentro da Caixa – ele explica que a grande maioria das pessoas acham que para se transformarem em grandes empreendedores de sucesso precisam criar tudo do zero, como se fosse uma ideia nova nunca vista antes. Não é bem assim, as pessoas podem sim obter êxito reinventando e inovando dentro da sua área de atuação com algo que já está aí.

É preciso um olhar mais técnico, digamos assim, mas ao mesmo tempo uma capacidade de pensar em transformar algo que já existe em uma coisa completamente nova.

Honestidade X Desonestidade

 

Muitas pessoas acham que para você obter êxito dentro de uma área você precisa às vezes abrir mão da sua honestidade. Isto não procede! Quanto mais honesto e correto você for, mais resultados terá como um todo.

Muitos empresários que não corroboram com esta expectativa estão hoje colhendo os frutos do que eles plantaram. Vários são os exemplos na atualidade, mas como este não é o intuito deste livro não citaremos.

A fina linha entre honestidade e desonestidade é o que vai te definir como um empresário sério em quem se pode confiar e um empresário que apenas vê o seu lado da moeda não importando todo o contexto envolvido.

Para esperar sempre o melhor do futuro é preciso dar no presente condições para que este futuro seja promissor.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.

Peter Drucker ”

Seja um exemplo de determinação

 

Outro ponto importante é ser um exemplo. Por que? Porque quando somos um exemplo de alguma coisa é sinal que nos destacamos e mostramos competência. É difícil ser um exemplo. Na verdade, é preciso muito trabalho e como já foi dito no tópico anterior, trabalho honesto.

Você pode ser um exemplo pelos seus resultados, você pode ser um exemplo pelo seu perfil engajado e focado, você pode ser um exemplo pelo papel que você tem na sociedade. Não importa. Seja um exemplo!

Você quer que pessoas se inspirem em você para vencerem em suas vidas. Tendo isto em mente é necessário que você mesmo acredite em si e lute para formar um ideal positivo.

Sem luta, sem esforço, sem carácter, não há como conseguir influenciar pessoas.

 Grande empreendedor tem perseverança

 

Se você está iniciando um negócio e deixa os pensamentos negativos controlarem seu bom humor, aí vai uma dica: persevere naquilo que você está construindo.

Por que isto é tão importante? Simplesmente porque obstáculos sempre existirão por mais experiente que você se torne. É importante que saiba distinguir uma dificuldade para que possa aprender com ela.

Perseverar é continuar, progredir, insistir em algo que você assumiu como sendo o seu objetivo. Existem pessoas que comentam a respeito da perseverança como sendo um aspecto não muito inteligente de alguns. Porém o que na verdade ocorre é que as pessoas resolvem dar uma segunda chance ao negócio.

Não deve ser o primeiro obstáculo que vai leva-las à desistência. Estas pessoas estão corretas, pois se você não insiste em um ideal como vai saber se este ideal supriria as expectativas no futuro?

É importante saber que tentar novamente não quer dizer insistir para sempre em um ponto que não traz resultados. O que quer dizer é dar uma segunda chance a uma ideia que está ainda na sua fase inicial.

“Perseverança não é uma corrida longa, são muitas corridas curtas, uma após a outra.”

Corra riscos calculados

 

Correr riscos faz parte da vida. Se você está respirando então já está correndo riscos. O que você pode entender como risco é na verdade uma inversão da palavra.

Algumas pessoas entendem que risco é uma coisa boa. Risco é algo que se corre voluntaria ou involuntariamente, mas em termos de empreendimento correr riscos que não são devidamente calculados implica em perda de capital.

Quando você achar que para atingir um objetivo é preciso se lançar a voos mais altos, pare e pense se realmente isso é necessário. ANALISE tudo a sua volta vendo sempre os prós e os contras para não cair nas malhas de uma concepção errada do que significa risco.

Se há um risco, então já devemos nos atentar para a questão.

Ter capacidade de planejamento ajuda

 

Por que quando falamos em planejamento a maioria das pessoas acham que chegou a parte mais chata? Planejar é essencial para o atingimento de um objetivo. Se você planeja abrir um negócio, você só vai conseguir fazer isso colocando na ponta do lápis.

Por A + B, planejar significa mensurar os riscos, observar as oportunidades e as possibilidades dentro de um negócio. A capacidade de planejamento é uma visão sistêmica onde o negócio é o objetivo final e as etapas para ele são as metas.

É no planejamento que você verifica onde está e onde deseja chegar.

Para ser um grande empreendedor você vai precisar de muitos atributos que já são inatos seus. Vai precisar também trabalhar habilidades para fortificar os seus conhecimentos técnicos a respeito do negócio.

Na realidade, não há fórmula pronta, mas sim muito esforço e dedicação para atingir todas as metas e chegar ao objetivo.

Lembre-se que o maior contribuinte para o seu sonho deve ser você mesmo, portanto mantenha-se focado no seu ideal e continue seguindo em frente.

 

Gostou do post? Continue nos seguindo e compartilhe nas suas redes sociais!

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *