7 ideias de como empreender nos tempos de crise. Nós colocamos um bônus para você.

Tempo de leitura: 6 minutos

Como empreender nos tempos de crise, você sabe? A crise financeira tomou conta dos pensamentos da maioria dos brasileiros e empreender virou sinônimo de conseguir sobreviver em meio aos caos.

É cada vez mais comum que as pessoas optem por rendas além do seu emprego tradicional, especialmente devido ao medo de demissões ou cortes de salário.

E esse número elevado de pequenos empreendedores pode ser considerado um problema, já que a concorrência aumenta conforme a crise avança.

Mas é preciso coragem para abrir um negócio, não importa qual a área de atuação. E é preciso mais coragem ainda para mantê-lo em pé.

A verdade é que ser dono da sua própria empresa sempre será um risco, afinal, o sucesso dela depende exclusivamente do quanto você irá por de energia e o quanto está disposto a se abrir às oportunidades que surgem.

como empreender na crise

E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje: você terá acesso à dicas de como empreender em épocas de crise.

Empreender em tempos de crise pode ser uma ideia um tanto quanto arriscada. Afinal, quem ousaria colocar em cheque sua tão suada poupança em um momento onde o país não está caminhando com segurança? Se este é o seu pensamento, provavelmente o caminho do empreendedorismo não é para você.

E essa é a lição número 1: montar um negócio sempre será sinônimo de algum tipo de risco, não importa como anda a economia. Pensar nisso só faz com que uma boa ideia permaneça no papel.

Agora se você está disposto a atingir um novo patamar e descobrir como sair do ócio e como se livrar do peso da crise, separamos neste artigo 7 ideias importantes para que empreender não seja tão difícil assim. Confira!

 

1 – Como empreender nos tempos de crise: Descubra no que você é bom

 

Para empreender com segurança, é preciso saber no que você é bom. Ou seja, não adianta tentar abrir uma empresa de tecnologia se o seu ponto forte é lidar com vendas. Obviamente, um bom empreendedor sabe agarrar oportunidades e não se prende àquilo que tem conhecimento, mas é importante começar por onde você tem mais segurança. Faça algumas análises:

como empreender na crise

– Descubra qual área você mais se identifica e qual você sabe que se destacará. Há espaço para todos que fazem um bom trabalho.

– O que você faz de melhor é rentável? Pergunte-se isso e descubra o que o seu dom pode gerar.

 

2- Faça uma análise do mercado

 

Estude o mercado! Faça uma análise rigorosa sobre ele e descubra se aquilo que foi feito no item 1, que é saber qual seu talento, é realmente rentável. Ou seja, saiba se há espaço para que sua ideia seja aplicada e isso é saber como empreender nos tempos de crise.

Caso você descubra que o seu dom não está em alta, terá que optar por outro nicho e, para isso, precisará de mais estudo e mais técnica. Não invista seu dinheiro sem antes analisar cada passo. Isso é importante para não falhar lá na frente.

 

3- Inove com segurança

 

Nos dias de hoje, é comum vermos a inovação tomando conta dos novos empreendimentos. Mas, é essencial que esse tipo de atitude venha com segurança e preparo.

A mesma dica que demos acima, vale para este item: estude. Se você teve uma ideia inovadora, que tem tudo para dar certo, faça uma análise e descubra como inovar com segurança. Lembre-se que a inovação por si só não rende bons negócios: é preciso planejamento.

como empreender na crise

4- Pense no seu cliente antes de tudo

 

Fazer o que gosta e o que sabe é muito importante, mas é essencial sempre bater na mesma tecla: esse negócio é rentável? Meus clientes precisam disso? Pergunte-se isso e descubra se a sua futura empresa virá para acrescentar algo à sociedade. Criar um negócio apesar para se satisfazer pode parecer tentador, mas não costuma durar muito, salvo os casos mais raros.

 

5- Como empreender nos tempos de crise: Invista em bons funcionários

 

Vamos supor que sua ideia deu certo e que seu negócio tem tudo para decolar. Se você não puder contar com bons funcionários para te ajudar, tudo pode ser desfeito em poucos meses. Por isso, não tenha dó de pagar salários melhores para parceiros de excelência, que vão ter orgulho de vestir a camisa da empresa e levar o melhor aos seus clientes.

 

Mão de obra barata e sem qualificação é um gasto e não um investimento. É comum que pequenos empresários tenham receio de dividir seus projetos com novos colaboradores e passem a agir como chefes autoritários. Mas saiba: isso não funciona com as novas empresas de sucesso. A ideia agora é contar com um time empenhado e não submisso.

 

6- Se prepare antes de gastar

 

É muito comum que os pequenos empresários tenham sede de montar o negócio e acabem pulando etapas. Se a sua ideia está no começo e ainda é simples de mante-la sem uma estrutura enorme ou inúmeros funcionários, não tenha pressa de mudar esse quadro. Vale mais a pena criar parceiras fixas com clientes do que investir em um escritório equipado. Deixe as dívidas para depois e foque em melhorar o seu trabalho e aquilo que você oferece.

 

7- Como empreender nos tempos de crise: Sempre se renove

 

Não deixe jamais de se renovar e de estudar. As novas empresas chegam a todo momento e é essencial se manter atualizado. E não há desculpas: existem milhares de cursos online, gratuitos ou que exigem um investimento baixo. Trabalhe para ser um dos melhores e estar em dia com as novidades é o passo principal para chegar a isso.

 

Dicas Extras

 

Se você ainda não sabe como empreender nos tempos de crise, vale a pena pesquisar sites e blogs a procura de ideias que ajudam a trazer uma luz nesse sentido. Por exemplo no site da casa do Pão de Queijo, há um artigo explicando quais são os novos negócios que estão fazendo sucesso. Esse tipo de ideia ajuda para quem ainda não sabe ao certo onde pode investir.  Clique aqui para ler a matéria completa: Casa do Pão de queijo

Também vale a pena procurar por cursos no SEBRAE sobre empreendedorismo e visão de negócios.

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta aí em baixo.

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *