[Parte 1] Mentalidade empreendedora no Brasil: o que você ainda não sabe e deve saber para empreender.

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Nos dias de hoje é muito comum se falar em mentalidade empreendedora no Brasil e sempre com muita importância para ela.

Esta mentalidade surge do pressuposto que para sermos verdadeiros empreendedores essas características teriam que ser inatas.

É claro que isso, sim, é a mais pura balela!

Você sempre pode aprender a como se comportar como um verdadeiro empreendedor se comporta melhorando sua mentalidade de sucesso.

A mentalidade empreendedora é um conjunto de habilidades fáceis de se compreender e pôr em prática. Entretanto, como tudo na vida, é preciso dedicação.

Para ser empreendedor não é só preciso o perfil de empreendedor, mas essas características que, em conjunto, vão fazer o seu negócio dar certo.

É como se fosse um jogo que para ganhar é preciso aprender a jogar.

Jogar é um termo simples, para falar a verdade: é preciso mesmo se empenhar com afinco.

Veja aí abaixo os tipos de mentalidade empreendedora no Brasilmais usuais que você não pode deixar de ter.

1.     Mentalidade empreendedora no Brasil: Seja criativo

A habilidade de criatividade é muito requerida no meio do empreendedorismo, por isso ela é uma das mentalidades empreendedoras mais exigidas. Nada que você não possa aprender, mas é que quando você estiver passando pelos obstáculos, esta habilidade vai te fazer ultrapassa-los com mais facilidade.

2.     Desconfie do previsível

O previsível como mentalidade empreendedora também tem sua importância. Pense da seguinte forma: aquilo que está previsto para acontecer não pode em nenhum momento passar por mudanças?

mentalidade empreendedora

Pensando assim, você vai aprender a se preparar para os imprevistos e ficar bem forte a ponto de não sucumbir a eles.

3.     Sinta-se confortável diante das incertezas

Esta mentalidade empreendedora no Brasil ou mindset empreendedor brasileiro é muito importante. Quando não se sabe exatamente o que vem pela frente, tem a tendência de nos assustar mais do que o necessário. Porém, não é assim que devemos pensar.

A vida de um empreendedor é cheia de altos e baixos e, principalmente de incertezas. Não é necessário pensar nelas. Procure agir conforme o seu pensamento pautado sempre por um agrupamento de conhecimentos e experiências vividas que tudo dará certo.

4.     Mentalidade empreendedora no Brasil: Se abra para novas experiências

Este mindset empreendedor é curioso e vou dizer por quê. Sempre que pensamos em ser empreendedores, pensamos com o nosso jeito de ser e que não iremos precisar de mais do que isso.

É uma tendência geral. Entretanto a verdade é que temos sempre que aprender coisas novas todos os dias para aplicar nos negócios. Ter novas experiências ajuda e muito, principalmente pelo aprendizado de novas habilidades.

5.     Mantenha um pensamento humilde

Aqui nós temos a humildade como carro forte. Alguns empreendedores tendem a errar feio porque simplesmente não tem tempo para aprender com os outros.

trabalhar em casa
fórmula negócio online

Ser humilde é ser simples e atuar desta forma com colaboradores, clientes e até na vida pessoal.

6.     Tenha a habilidade para arriscar (controladamente)

Habilidade de arriscar. Dizem os estudiosos do empreendedorismo que a habilidade de arriscar deve ser dosada, mas sempre deve existir.

Diz o ditado: “Quem não arrisca, não petisca”. E isso é a mais pura verdade. Porém não se deve arriscar de forma descontrolada, sem limites, porque aí sim você vai estar fadando seu final ao fracasso.

7.     Vá em busca de oportunidade

Para um empreendedor novato, buscar oportunidades é quase que lição de casa. Para o empreendedor que já tem um tempo de estrada, isso pode parecer não ter mais tanta importância.

Sempre vá atrás de oportunidades, pois são elas que vão te levar ao topo.

8.     Antecipe as falhas

Você deve estar se perguntando aí como antecipar falhas, não é mesmo? As falhas ocorrem geralmente nos processos vividos.

Sempre que você tiver diante de um deles você deve analisar os dois lados da moeda, o sim e o não da coisa. Fazendo isto você se prepara melhor para o que está por vir.

9.     Saiba delegar

Tem muitos empreendedores brasileiros e estrangeiros que sofrem quando o assunto é delegar. Eles têm uma tendência de achar que somente os seus conhecimentos é que valem.

E assim, desconsiderando o conhecimento alheio, as conquistas alheias, eles vão perdendo grande oportunidade de mudar para melhor.

O mindset empreendedor delegar é um dos mais difíceis por causa disto.

mentalidade empreendedora

10. Tenha curiosidade de aprender coisas novas

Não é porque você já tem um tempo de estrada que você não está aprendendo. Não pense desta forma. Pense que enquanto respira tem aprendizados.

A vida é assim! Então ter curiosidade de aprender é uma habilidade fenomenal. Quanto mais você se esforça na direção do conhecimento, melhores são suas chances de seguir em frente.

11. Mentalidade empreendedora no Brasil: Siga seus instintos

Esta talvez seja uma habilidade das mais fáceis. Qual é o empreendedor que não gosta de seguir os seus extintos?

A maioria. Entretanto a minoria que negligencia nessa mentalidade empreendedora tende a perder muitas oportunidades reais de negócios. Os instintos nem sempre estão certos, mas com sua experiência de vida, você acaba mais acertando que errando.

12. Tome uma atitude correta

Sempre que estiver entre duas possibilidades, tome a atitude correta. Tomar a atitude correta significa se embasar antes de decidir, ponderar. É preciso pensar a respeito, se dar o devido tempo para decidir o que mais importa que é o seu negócio.

13. Tenha medo, mas não muito

Ter medo faz parte da vida. Porém não devemos exagerar, porque aí já se torna ansiedade. Tenha medo, mas controle-o para que possa decidir de forma correta quando for estritamente necessário.

14. Tenha conhecimento sobre o seu negócio

Esta é uma mentalidade empreendedora no Brasil primordial: conhecimento sobre o seu negócio. Existem muitos empreendedores que apostam tão somente nas suas experiências de vida. Na verdade, é um conjunto: experiências de vida mais conhecimento do negócio.

Quanto mais você conhece do ramo em que está atuando, mais você se tornará um especialista e passará a ganhar autoridade sobre isso. Quanto mais autoridade mais confiabilidade e segurança.

Estas duas palavras também são primordiais para o seu negócio.

15. Não peça permissão, confie no seu taco!

Ora, ora… não peça permissão. O que estamos tentando dizer sobre isto? Pedir permissão é algo para pessoas que estão em nível hierárquico abaixo do seu. Você não pode chegar em um colaborador e entregar nas mãos dele a resposta para a sua tomada de decisão.

Neste caso, não pedir permissão significa dar a palavra final. Confie e siga.

Conclusão

Um mentalidade empreendedora no Brasil tem todas estas características acima explicitadas e mais algumas que nós vamos ver em um segundo artigo sobre o tema.

O que podemos aprender com tudo isso é que a mentalidade de sucesso é aquela que é aprendida pouco a pouco apesar dos obstáculos. Não se esqueça de ler a parte 2 deste artigo.

 

Você gostou do artigo? Siga em frente e deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *