O que é comunicação integrada?

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A comunicação está presente na vida do ser humano desde o início do mundo.  Este setor tem seus profissionais responsáveis por informações, criações e conteúdos diversos. Mas quando todos esses setores se juntam, eles viram algo maior e essa junção passa a se chamar comunicação integrada.

 

Com o avanço tecnológico e a ânsia por mais informações e habilidades, os comunicadores precisaram se especializar em diversas funções. Os jornalistas hoje em dia sabem editar, gravar vídeos, podcasts. Coisa impensável a dez anos atrás.

 

Os publicitários deixaram de estar apenas na parte de criação e começaram a criar conteúdo escrito. Os responsáveis por multimídia, a mesma coisa. Mas então, o que aconteceu com o setor de comunicação?

 

Neste artigo explicaremos um pouco da divisão que foi feita dentro da comunicação integrada para que você possa ver essa nova vertente da área com outros olhos. Os tópicos são:

 

  • O que é comunicação integrada
  • O que cada nicho representa
  • A comunicação integrada na prática
  • Case de sucesso

 

O que é comunicação integrada

comunicacao integrada

A comunicação integrada é um conjunto de estratégias esforços e ações de um grupo voltado ao planejamento de produtos, serviços e comunicação interna, desenvolvidos pela empresa.

 

O principal objetivo desse grupo é o de agregar valor à marca e consolidar sua imagem diante do público e colaboradores internos.

 

Através desse grupo, todas as especialidades da modalidade como Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Marketing, Multimídia e outras, são tidas como grandes potenciais quando integradas para trabalhar em um mesmo objetivo.

 

O que cada nicho representa

 

Apesar dos profissionais de comunicação atualmente conseguirem aprender um pouco mais de sua função de origem, é necessário que o empreendedor tenha em mente qual a principal função de cada um dos profissionais para que o fluxo de trabalho seja desenvolvido de maneira mais harmônica na empresa.

 

Por isso, separamos um pequeno resumo do que cada um dos profissionais pode desenvolver com perfeição se atuarem juntos.

 

  1. a) Jornalistas: Eles são os responsáveis em desenvolver informações, notícias, e preparar todo o conteúdo que será divulgado e utilizado pela organização. Os jornalistas empresariais trabalham muitas vezes voltados à assessoria de imprensa.

 

Eles são a ponte entre o seu negócio e os meios de comunicação como jornais, revistas e portais digitais. Através dos conteúdos criados, o seu negócio poderá aparecer e ser divulgado nesses canais forma orgânica, sem necessidade de impulsionamento pago.

 

  1. b) Publicitários: Eles são responsáveis pelo primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova campanha. Os publicitários são a mente criativa dessas peças. São eles responsáveis em criar materiais internos de divulgação, layouts, logos e tudo o que a empresa precisar na parte visual e gráfica.

 

  1. c) Relações Públicas: Os profissionais de relações públicas são responsáveis pela organização de um evento empresarial. Eles que pensam, produzem e montam estratégias para que o evento saia perfeito.

 

Geralmente vestidos de preto, é comum encontra-los recepcionando convidados para reuniões e palestrar, organizando os convidados no salão e desenvolvendo seus serviços nos bastidores.

 

  1. d) Multimídia: O profissional formado em multimídia desenvolve tudo o que for pensado e programado para ser conteúdo digital. É ele quem cria vídeos, podcasts e animações que façam parte da campanha desenvolvida muitas vezes pelos profissionais de marketing.

 

  1. e) Marketing: O profissional de marketing pensa no planejamento de uma campanha, estrutura, orçamento, estatísticas e métrica. Sua função é a de ter tudo bem calculado para não gerar nenhum transtorno futuro para a empresa que trabalha.

Geralmente, ele atual entre o marketing offline e o digital. Com o auxílio dos profissionais já mencionados, conseguem trabalhar de forma mais eficiente juntando o melhor de cada um para uma estratégia vencedora.

 

A comunicação integrada na prática

 

Para que uma estratégia ou campanha possa dar certo, é preciso que todos os envolvidos na comunicação estejam em sintonia e trabalhando juntos. Porém, sabemos que muitas vezes uma estrutura de comunicação dessas como separamos é impossível para pequenos negócios.

 

Por isso, muitas vezes uma equipe de comunicação integrada conta na maioria das vezes com apenas dois integrantes: Um jornalista e um publicitário ou um jornalista e um profissional da área de marketing.

 

A comunicação integrada está sempre pensando na melhor estratégia para desenvolver entre o offline e o online. Uma campanha de lançamento ou divulgação de produto ou serviço bem pensada, deve abranger o universo online e o offline.

 

Por sempre estarem pensando juntos, a empresa que investir em comunicação integrada terá sempre um trabalho completo comparado à comunicação em geral, evitando muitas vezes a contratação de possíveis agências de marketing e publicidade.

 

Case de sucesso

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Uma das principais estratégias pensadas por uma equipe de comunicação integrada no Brasil foi o case – Dove, Retratos da Beleza Real.

 

O desafio da campanha, montada através de um minidocumentário foi o de resgatar e trazer à tona o conceito de “Beleza Real”, contado de uma forma diferente, focando bastante no lado humano.

 

Usado como um experimento simples, retratando o que as mulheres selecionadas para a campanha achavam sobre o que poderia ser considerado como “Beleza Real”, a Dove acabou investindo em muito mais que uma simples campanha, e sim em um experimento social.

 

A estratégia desta campanha foi montada a partir de uma agência contratada e profissionais de sua comunicação integrada.

 

O vídeo, foi um dos mais acessados pelo Youtube no ano de 2013, que ultrapassou a faixa de 16 milhões de visualizações.

 

O retrato final da campanha foi tão impactante e tão bem desenvolvido pelo grupo de profissionais, que acabou surpreendendo até mesmo os idealizadores da ação e a empresa.

 

Retratando com sensibilidade uma das maiores dificuldades da mulher, a aceitação do corpo, a campanha tinha ali a intenção de falar que todos são perfeitos, não importando como.

 

Ou seja, com uma estratégia bem pensado do time de comunicação trabalhando junto, a empresa passou a ser enxergada com outros olhos diante de um público já consolidado.

 

 

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