O que é marketing digital?

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marketing digital

O marketing online faz parte da vida de qualquer pessoa que tenha acesso à internet nos dias de hoje. Esse tipo de atuação é essencial aos empreendedores que invistam em posicionamento de marca e vendas através da internet.

 

Esta metodologia pode ser uma excelente maneira de divulgar seu produto, serviço ou até mesmo de lançar uma nova marca.

 

Através da internet, é possível imaginar infinitas possibilidades de meios de comunicação e formas diferentes de abordagem do que você pretende fazer. Esse é um dos principais diferenciais que tornam o marketing digital tão atrativo, a ponto de empresas estarem deixando de investir em marketing tradicional e migrando seus investimentos para a internet de forma massiva.

 

Segundo matéria divulgada no site do Estadão, empresas especializadas em marketing digital esperam um crescimento de aproximadamente 30% nos serviços para o ano de 2017.

 

Mas afinal, o que é marketing online? O que ele é capaz de fazer? Abaixo, faremos um resumo sobre os principais temas que precisam ser levantados quando falamos sobre marketing digital:

 

  • O que é marketing digital
  • Qual sua origem
  • Quais suas vantagens
  • Alcance
  • Ferramentas
  • Métricas

 

O que é marketing digital

 

Em resumo teórico, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma organização executa através do universo online com o objetivo de atrair novos clientes, novos contatos, novas informações. Através desse contato, é possível gerar um relacionamento pessoal e criar uma identidade da marca mais humanitária.

 

O marketing digital tem como uma de suas principais funções estar presente em todo o momento de navegação do usuário, de forma massiva ou de forma involuntária.

 

O diferencial desse tipo de mercadologia é a mensuração de resultados. Através das métricas bem calculadas por ferramentas específicas, é possível acompanhar em tempo real qual o resultado de suas campanhas, e se existe a necessidade de mudança de estratégia no meio do percurso sem esperar sua finalização.

 

Qual sua origem?

 

O início do marketing digital acompanhou o avanço massivo da internet ao redor do mundo. Seus primeiros passos começaram a ser dados no início da década de 90.

 

Naquele período da história, o usuário não tinha acesso tão próximo e pessoal com empresas e nem com as próprias pessoas. Tudo era feito de forma robotizada, todo o conteúdo disponível sendo elaborado exclusivamente por empresas.

 

A sensação que se tinha era a de tentar buscar informações relevantes dentro de uma grande biblioteca sem maiores regras e explicações para seu uso indicado

 

As organizações percebendo essas “falhas” começaram a se aperfeiçoar e em 1993 foi lançado o sistema de marketing onde ao acessar uma página, surgia um anúncio que poderia ser clicado para obter mais informações. Nascia ali o famoso poup up.

 

Mas foi só em meados dos anos 2000 que o marketing digital começou a se desenhar ao que conhecemos atualmente.

marketing digital

Com a virada do marketing 2.0, uma das ferramentas mais importantes para que a usabilidade da internet se transformasse radicalmente foi a criação dos blogs. A partir desse momento, qualquer um com acesso à internet poderia criar seu próprio conteúdo e disponibilizá-lo na rede sem problemas.

 

Aqui, a navegação da internet se focou mais na interatividade e pesquisa de opinião de seus usuários. Através de redes sociais e comunidades alternativas, qualquer um poderia ter voz através de áudio, vídeo ou texto.

 

Já a Web 3.0, a qual estamos começando a migrar, está mais voltada à aproximação de usuários e empresas. As organizações precisam de seus clientes e colaboradores próximos, para que os ajudem a divulgar e criar engajamento. Afinal, o novo marketing é feito também através de indicação e interações através dos perfis sociais.

 

Quais suas vantagens?

 

O marketing digital proporciona grandes diferencias para as pessoas que vão decidir migrar os investimentos de comunicação da mídia offline para a online. Afinal, cada vez mais pessoas estão deixando de ler jornais, revistas e assistir aparelhos televisivos e encontrando na internet o seu veículo de informação e entretenimento.

 

As vantagens que podem ser encontradas dentro desse mercado são:

 

  1. a) Comunicação: Através do marketing digital, é possível engajar os seus consumidores dentro da estratégia desenhada. Na internet, eles são capazes de te responder o que buscam, o que gostam e no que estão insatisfeitos.

 

No geral, a comunicação é direta, rápida e precisa. É um canal onde seus consumidores possuem total acesso e liberdade de comunicação em tempo real.

 

  1. b) Alcance: Enquanto na mídia offline você fica limitado a apenas um lugar de divulgação (Por exemplo, uma estratégia de anúncio em outdoor só terá impacto para as pessoas que passarem no local onde ele está exposto), já através do marketing digital, os seus anúncios que chegarão ao público selecionado, sem esforço e não importando se eles moram em São Paulo ou no Amazonas.

 

  1. c) Interatividade: Através do marketing virtual, você consegue responder em tempo real ao seu cliente e engajá-lo à sua estratégia de forma divertida por exemplo.

 

Porque não entrar na brincadeira com o seu cliente quando ele mandar uma pergunta engraçada com algum “meme” do momento? Essas respostas geram muitas visualizações e quase sempre funcionam como uma visibilidade bastante positiva para a empresa.

 

  1. d) Dados: Utilizando maneiras simples e muitas vezes gratuitas, o responsável pelo marketing online consegue obter dados necessários para impactar diretamente o público que deseja atender com o seu produto.

 

  1. e) Segmentação: É possível direcionar suas campanhas e estratégias diretamente ao público interessado pelo que você tem a oferecer. Desta forma, é possível economizar dinheiro e alcançar realmente o seu cliente ideal.

 

Canais de marketing:

 

Igual ao marketing tradicional, o marketing digital possui diversas vertentes que podem ser exploradas na divulgação do seu negócio. Vamos listar as mais populares e importantes que são encontradas facilmente na internet:

 

  1. a) Blogs: Essa é uma das ferramentas mais importantes do marketing virtual. No começo dos anos 2000, os blogs foram muitas vezes utilizados como um diário dos adolescentes da época, tomando grandes proporções e se tornando uma fonte de negócio e empresa através de uma brincadeira. Como exemplo, o blog depois dos quinze.

 

Nos dias de hoje, os blogs são muito utilizados por empresas e organizações como uma extensão de seus serviços. É um espaço onde usam para se conectar com seus clientes e oferecerem mais informações sobre seus serviços e produtos. É também um canal para se aproximar do público em questão gerando o marketing de conteúdo.

 

  1. b) Redes Sociais: Juntamente com os blogs, as redes sociais jamais podem ser ignoradas ao elaborar uma estratégia para alcançar o seu o público alvo. Ao selecionar o perfil dos clientes que visualizarão seus conteúdos e anúncios, os escolhidos serão impactados diretamente através da navegação nas redes sociais.

 

Esta á uma das formas de criar mais engajamento e proximidade com as pessoas. E muitas vezes, o Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest são responsáveis por boa parte das vendas conquistadas.

 

  1. c) SEO (Search Engine Optimization): Essa é uma das práticas mais importantes do marketing digital para quem quer ser encontrado pelo Google e pelos outros buscadores. É através do conteúdo estratégico produzido que as empresas avaliam sua qualidade, seu ramo específico e te qualificam caso esteja seguindo todas as métricas necessárias para aparecer na primeira página do buscador de forma orgânica (não paga).

 

  1. d) Mídia Display: Essa ferramenta são os famosos “banners” de propaganda que aparecem na sua página de navegação conforme você vai visitando sites específicos. É a estratégia mais “próxima” do marketing tradicional offline.

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