Qual a importância de Philip Kotler para o marketing?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando falamos algo sobre marketing, é quase impossível não mencionarmos o nome de Philip Kotler.

 

Um dos maiores especialistas em marketing do mundo, o americano tem em sua trajetória a criação de planejamentos estratégico, marketing internacional e consultorias para empresas como Bank of America, IBM e Motorola.

 

A influência e contribuição de Kotler foi tão significativa para esse universo que muitas de suas teorias são utilizadas até hoje, como a dos 4 P’s do marketing.

 

Por isso, neste artigo iremos explicar um pouco quem foi esse “guru do marketing” através dos tópicos abaixo:

 

  • Quem é Philip Kotler?
  • O que ele fez pelo marketing?
  • Conceitos explicados por Kotler
  • Lições que podemos aprender com o guru do marketing

 

 

Quem é Philip Kotler?

 

O mago do marketing nasceu no dia 27 de maio de 1931, em Chicago, nos Estados Unidos. Kotler cursou a Universidade DePaul por dois anos e foi aceito sem diploma de bacharel no mestrado da Universidade de Chicago, conquistando depois disso o Phd em economia.

 

Foi em 1962 que Kotler iniciou sua vida acadêmica, lecionando na Kellog School of Management. Em 1967 publicou que seria posteriormente considerado a “bíblia do marketing”, lançando o livro Administração do marketing: Análise, planejamento e controle, que pode ser adquirido neste link.

 

Essa publicação é considerada leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseja se aprofundar no assunto. E desde 1988, Kotler integra o grupo de estudos de Marketing da Universidade de Northwest, um dos centros de negócios mais importantes do mundo.

O que ele fez pelo Marketing?

 

Grande empreendedor, Philip Kotler acredita que o marketing estava ligado à economia pela demanda que sofre alterações através de seus canais de distribuição e seus preços.

 

Enxergando à frente de seu tempo, ele também defendia a ideia de que o lucro de um empreendimento estava ligado ao bem-estar do consumidor. Fator que fazia o marketing não ser apenas uma parte da estratégia, e sim, ela por completa.

 

Para facilitar o compreendimento da magnitude do primeiro grande marqueteiro da história, separamos três itens essenciais:

 

  • Importância ao marketing: Antes de Kotler, o marketing não era considerado importante ou com grande expressão como nos dias atuais. Ele foi o responsável por dar um novo foco para os negócios.

 

  • Conceito de marketing ampliado: Com o novo estudo, o marketing foi entendido pelo mundo dos negócios como uma forma de comunicação com os clientes para meios comerciais, políticos, caridades e outras situações que não necessariamente o produto oferecido era o foco principal.

 

  • Novos conceitos foram desenvolvidos: O marketing social é um exemplo claro de mudança de mercado. Ele aplica a teoria de que o marketing pode – e deve – ser utilizado para influenciar a mudança de comportamento de uma comunidade e as empresas diminuírem sua demanda quando estiverem altas demais.

 

Por exemplo, em tempos de calor, o governo precisa convencer a população a diminuir o consumo de água para que a fatura da energia elétrica não aumente.

 

Conceitos explicados por Kotler

 

Tudo o que debatemos atualmente em diversos artigos voltados ao marketing digital, possuem definições específicas e estratégicas na visão de Kotler. E trouxemos algumas para que você possa entender um pouco do que se passa na mente do guru do marketing.

 

  1. a) O que é marketing: Para Kotler, marketing é um processo tanto social quanto administrativo, pelo qual as pessoas adquirem o que desejam e necessitam através da geração de desejos, troca de produto, valor e oferta.

 

  1. b) O que é segmentação: Segundo o grande empreendedor, segmentação significa você reconhecer que não consegue atender a todos os tipos de público do mercado. Para que você possa trabalhar de maneira efetiva, é necessário definir quem será seu público alvo. Ou seja, a pessoa ideal que irá consumir o que você tem à oferecer.

 

  1. c) Posicionamento: É mostrar ao seu cliente qual a postura da sua empresa, como ela atua e qual o seu diferencial perante aos seus concorrentes.

 

Lições que podemos aprender com o guru do marketing

Philip kotler

Philip Kotler montou uma cartilha de dicas e inspirações para que sejam aplicadas em todo o tipo de negócio.

 

O grande empreendedor que reinventou a estratégia e forma de utilização do marketing falou sobre algumas ideias para aplicar em um negócio, e separamos nesse artigo as melhores para você se inspirar e aprender.

 

  1. a) O marketing tradicional não existe mais: Para Kotler, o marketing tradicional deixou de existir quando as mídias sociais passaram a ser integradas a vida das pessoas de forma intensa.

 

Antigamente só tínhamos informações do público alvo de acordo com a compra de seus produtos ou respostas pelas campanhas publicitárias.

 

Nos dias de hoje, qualquer dado pode ser captada através da internet e da interação ao vivo com o público consumidor do seu produto ou serviço.

 

  1. b) Se preocupe com a sociedade: Nos dias de hoje, o viés social está muito mais forte e importante em causas de grande impacto.

 

Com a revolução do marketing 3.0, os consumidores estão tomando a decisão de consumo por empresas que defendam causas e sejam engajadas com o a vertente socioambiental, como saúde, meio ambiente, educação, trabalhos voltados à pessoas necessitadas, entre outros.

 

  1. c) Deixe os consumidores se sentirem parte da empresa: Deixar que seus clientes tenham livre acesso de comunicação à sua empresa através dos meios digitais é a melhor forma de fazer ele se sentir parte no negócio.

 

Através de uma ideia do seu consumidor, você poderá criar estratégias e produtos incríveis e que serão desenvolvidos exatamente através de suas necessidades.

 

  1. d) Inove sempre: Um negócio que cai na mesmice tem grandes chances de ver suas vendas caírem ao longo do tempo. Para isso, é importante sempre estar atento às mudanças que seu ramo de atuação pode estar proporcionando, bem como novidades tecnológicas e digitais.

 

  1. e) Esteja presente nos meios digitais: A melhor maneira de ser encontrado nos dias de hoje é ter uma presença ativa nas redes sociais. Gerando conteúdo, respondendo a audiência e informando sobre seus produtos.

 

Para Kotler, mais do que apenas “estar” no meio digital, é preciso que a organização saiba fazer uso disso e que todas as formas de divulgação estejam em sinergia.

 

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