(infográfico) Por que investir em marketing de conteúdo?

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Existem diversas pesquisas que apontam que investir em marketing de conteúdo é a peça-chave do sucesso e crescimento de uma empresa. Essa tendência se intensifica a cada dia e dados mostram que o marketing de conteúdo estará em alta em 2018.

Vale ressaltar que o marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo que proporcione um forte valor agregado adaptado às necessidades e desejos de seus clientes atuais e potenciais clientes.

 

Principais razões para investir em marketing de conteúdo

Veja algumas razões e estratégias pelas quais as empresas devem investir em marketing de conteúdo. Por que isso é tão importante para atrair, converter e fidelizar?

  • Para desenvolver sua visibilidade e audiência

Alguns profissionais da área de marketing de conteúdo estimam que um dos seus maiores desafios está relacionado à produção de um conteúdo de qualidade e que seja original. Segundo a Hupspot, “as empresas que se utilizam de blogs obtêm 55% a mais de tráfego no seu site do que aquelas que não o fazem”.

O ideal é criar conteúdos que gerem valor agregado em termos de imagem e de posicionamento no ranking de pesquisas pois isso é um canal aberto para o engajamento e a fidelização. Já está mais do que comprovado que quanto mais as empresas publicam de forma regular conteúdos de qualidade nas redes sociais, por exemplo, mais se posicionam nas primeiras posições nos motores de pesquisa, reforçando assim sua credibilidade e assim valorizam sua marca.

  • Para produzir conteúdos que atendam às necessidades dos clientes

Hoje em dia, houve uma mudança nos hábitos de compra dos consumidores e é necessário se adequar a isso. Sabe-se que a maioria dos visitantes fazem uma pesquisa na Internet antes de adquirirem um produto ou serviço e, dessa forma, elaboram uma posição positiva quando uma empresa publica um conteúdo mais personalizado. Os clientes desejam um conteúdo mais voltado a ele próprio.

  • Para se ajustar às novas formas de consumo, de informação e às novas tecnologias

A cada dia surge uma inovação seja em tecnologia, seja em um produto ou serviço. Sabe-se que um vídeo, por exemplo, é uma tática eficaz para os negócios e uma tendência que se observa para 2018 é o vídeo ao vivo, seja através do Facebook, You Tube ou Instagram onde os visitantes passam cerca de três vezes mais vendo um vídeo ao vivo do que outro tipo de vídeo e, por consequência, divulgam esse vídeo dez vezes mais.

Com o “boom” da Internet, o conteúdo não precisa estar necessariamente focado em um só canal, mas em todos. Uma excelente estratégia de marketing de conteúdo é reunir todas as inovações tecnológicas e o ideal é que o conteúdo estivesse reunido em um só local.

  • Para reduzir custos

O marketing de conteúdo apresenta um custo em torno de 60% menos do que o marketing tradicional pois é capaz de obter de forma gratuita os visitantes e, ao mesmo tempo, reforçar a sua marca.

  • Para alcançar uma relação de confiança

Alguns clientes, antes de tomarem sua decisão, preferem obter o máximo de informações sobre uma empresa, seus produtos ou serviços e preferem ler um artigo bem escrito, por exemplo, antes de visualizar a publicidade em si.

E os conteúdos devem acompanhar o cliente em todo o seu ciclo de compra, inclusive o pós-venda.

Levar informações úteis, conselhos individuais para construir uma relação de confiança é uma forma da empresa se tornar referência no mercado.

  • Para gerar mais leads, conversões e crescimento

Alguns profissionais afirmam que o marketing de conteúdo é a principal fonte de geração de leads e de decisão de compra. A partir do momento em que se cria uma relação de confiança e que uma empresa atenda às necessidades e desejos do consumidor, as chances que eles se tornem potenciais clientes aumentam extraordinariamente.

Vale à pena investir em marketing de conteúdo?

Essa é uma pergunta muito comum: será que vale à pena investir em marketing de conteúdo? Sim. Somente para você ter uma noção, os sites que geram conteúdo de qualidade e de forma frequente são populares e diversificados, conseguem atrair o interesse de seus visitantes propondo-lhes um conteúdo pertinente. Dessa forma, conseguem transmitir as mensagens que seu público-alvo deseja.

Entretanto, a produção de conteúdos necessita de um investimento de tempo considerado importante e uma empresa que visa um maior crescimento e visibilidade deve se dedicar a produzir conteúdos de qualidade e que atraindo seus clientes favorecerá o engajamento e consequentemente haverá uma aceleração nas suas vendas.

 

Então, a partir do momento em que uma empresa compreenda a importância de investir em marketing de conteúdo, não fará somente a promoção de seus produtos ou serviços, mas também irá aumentar sua visibilidade e convencer os clientes de fazer negócios com ela.

 

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