Como aumentar sua presença online usando marketing de conteúdo

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presença online

 

Sabe-se que a presença online de uma empresa é um fator determinante para seu crescimento. De fato, a forma como os consumidores buscam por informação apresentou uma grande mudança nos últimos anos com a Internet. E as empresas precisam estar alinhadas a todas essas transformações.

Então, é importante otimizar a visibilidade de sua empresa na Internet de forma a fazê-la ser conhecida por seu público e alcançar seus objetivos.

Presença online usando marketing de conteúdo

Ao fortalecer a presença online de sua empresa através do marketing de conteúdo, conseguirá obter o tráfego natural que também deseja. E se seu objetivo é aumentar sua visibilidade, quais métodos você deve utilizar? É importante elaborar uma estratégia de conteúdo que permita atrair seu público, ou seja, definir um plano estratégico para analisar quais serão suas ações.

Não importa qual seja o segmento de seu negócio, você deve sempre propor valor que lhe permita sair em vantagem sobre seus concorrentes. A ideia que se deve ter é que seu produto ou serviço podem ser vendidos na Internet, como você vai se diferenciar e quais são as informações relevantes pelas quais seus visitantes procuram.

Para começar a colocar em prática uma estratégia, é necessária uma pesquisa aprofundada de seu público-alvo que se constrói sobre um conteúdo de qualidade e se baseia na frequência em que é publicado.

Seu conteúdo deverá se adaptar ao perfil de sua audiência, focando nas palavras chave que seus visitantes utilizam nos mecanismos de pesquisa.

Identificando seu público-alvo

O conteúdo produzido deve se dirigir aos seus potenciais clientes. Antes de criá-lo, você deve determinar exatamente quem eles são. Quais as pessoas que deseja atrair? Para compreender melhor e analisar seu público, o ideal é criar buyer personas que são representações generalizadas de seus potenciais clientes.

Isso vai ajudar a entender melhor seus clientes e assim ajustar seu conteúdo às suas necessidades, aos seus comportamentos e às suas preocupações. E, para se criar os buyers personas, é preciso um estudo de mercado e das informações obtidas de sua base de dados de clientes.

E não basta apenas saber qual o tipo de conteúdo que seu público procura, mas de qual forma ele seja que seja apresentado.

 

Criação de uma lista de palavras chave pesquisadas

Se você deseja fortificar sua presença online e gerar um maior tráfego, tenha em mente que sua audiência tem uma grande influência sobre a criação do conteúdo, basta saber o que seu público está pesquisando.

Além disso, é preciso ter um conhecimento aprofundado a respeito do segmento onde sua empresa atua. Quanto mais conhecimentos tiver, mais fácil será criar um conteúdo de qualidade.

Então, baseando-se no conhecimento do seu negócio, escolha 5 títulos ou palavras chave que leve seu público à pesquisa. Ao saber da preferência de seu público, você poderá dedicar mais tempo a produzir um conteúdo personalizado para um determinado perfil de cliente.

Identificar o conteúdo de qualidade

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A maioria das empresas utiliza vários tipos de conteúdo com fins de marketing. Aquelas onde o marketing de conteúdo gera os melhores resultados, geralmente utilizam uma maior variedade de conteúdos onde seus clientes são atraídos por um certo tipo de conteúdo e é sobre isso que você deve lançar todos seus esforços de marketing.

Veja alguns exemplos de conteúdos mais frequentes: blogs, e-mails, infográficos, redes sociais, webnários, vídeos, entre outros.

Hoje em dia, é muito comum ouvir a respeito de conteúdo “viral”, ou seja, aquele que é massivamente difundido na web ou nas redes sociais. Mas, para que eles se tornem realmente virais, algumas estratégias devem ser aplicadas:

  • Os conteúdos devem ser informativos, com valor agregado, despertem o interesse do público, sendo fáceis de ler e de compreender.
  • Produção de conteúdos variados.
  • Ilustração dos conteúdos. O visual permite uma interpretação mais rápida.
  • Compartilhamento de conteúdos nas redes sociais. As redes sociais são o meio mais fácil, mais rápido para transmitir e receber informações.
  • Utilização de SEO.
  • Otimização das URLs. Utilize URLs curtas e descritivas.
  • Publicar conteúdos com mais frequência.

A partir do momento em que uma empresa utiliza-se de estratégias que solidifiquem sua presença online, há uma maior chance de sua marca ter maior visibilidade, atraia mais clientes e, consequentemente irá gerar resultados positivos, isto é, rentabilidade.

 

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*Figuras: pixabay.com

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