Significado de escalabilidade empresarial

Tempo de leitura: 9 minutos

significado de escalabilidade

Já ouviu falar em significado de escalabilidade em qualquer área que seja? Muitos termos ainda são relativamente novos em se tratado de empreendedorismo, porém, com a velocidade da atual informação, a tendência é nos familiarizarmos com eles rapidamente, como é o caso de significado de escalabilidade, cujo termo pode parecer novo para alguns, mas, que já está na mira de diversos investidores há tempos.

E, o que esse termo significa, e qual a sua importância dentro do mercado atual?

A seguir, apresentaremos algumas dessas respostas, e como você perceberá, não se trata de um tema nem um pouco complicado, e que vai auxiliar bastante o seu negócio a se expandir (caso você queira implementá-lo, claro).

 

Significado de escalabilidade: o que é?

O significado de escalabilidade na área do empreendedorismo nada mais é do que um modelo de negócios. Mas, não um modelo comum, e sim, um que tem por característica principal aumentar o faturamento sem precisar aumentar os custos. Ao contrário, em muitos modelos escaláveis, os custos acabam diminuindo.

Portanto, o modelo ideal do significado de escalabilidade em uma empresa é aquele em que, no começo, custo e faturamento estão em pé de igualdade, mas, que, com o passar do tempo, os custos vão ficando estáveis, ou diminuindo, enquanto o faturamento vai aumentando.

Como se pode perceber, não é à toa que os investidores mais observadores das novas tendências veem o significado de escalabilidade na área do empreendedorismo como uma enorme oportunidade de lucro, ou, trocando em miúdos, de custo-benefício.

significado de escalabilidade

Escalabilidade significado: como ser escalável em poucos passos?

Agora que já sabemos qual o propósito de um método baseado em escalabilidade, vamos mostrar como fazer esse processo funcionara, na prática.

Primeiro de tudo, vocês sane o que é um product/market fit? Se nunca ouviu os termos antes, eis aqui a explicação: trata-se de uma ação que visa identificar uma necessidade presente no mercado consumidor, e, com isso, lançar um produto que venha a suprir essa necessidade.

Afinal, usando um exemplo bem rasteiro, você só vai vender sorvete em um lugar, pelo menos, de clima tropical, que faça certo calor boa parte do dia, não é verdade?

Pois bem, a partir dessa constatação entre demanda e oferta, é que vem a parte da escalabilidade propriamente dita. Como assim? Simples: tentar gastar algo antes de saber a real necessidade de que você precisa desse algo. Muito provavelmente você terá perdido dinheiro. É a mesma coisa com o significado de escalabilidade em essência.

Caso tente escalar antes desse processo de product/market fit, os seus gastos serão desnecessários, e antes que você venha a ter algum lucro, é provável que o seu negócio morra na praia. Isso, por sinal, é a causa de diversos negócios por aí que não vão pra frente.

Após a identificação de um produto para atender a uma determinada demanda, o significado de escalabilidade no empreendedorismo será muito mais fácil de ser aplicada. E, ao ser devidamente aplicada, ela irá expandir os horizontes de seu negócio, principalmente no que se refere aos canais de venda do seu produto ou serviço, que passarão a ficar mais otimizados.

Leia também: escalabilidade para que serve

Escalabilidade significado: algumas vantagens que o método traz

Se bem estruturado, o seu negócio tende a absorver o método escalável de maneira muito simples e contínua. Melhor: enquanto o método é aplicado, você acompanha o seu desenvolvimento dentro da empresa, sem em paralelo ao crescimento dela, o que facilita, por exemplo, a emissão de relatórios de desempenho.

Outra vantagem desse tipo de processo é que ele é repetível, ou seja, o método vai acontecendo em ciclos, da mesma maneira, gerando assim receita corrente. Trata-se, para efeito da área de empreendedorismo, de um modelo de produção bastante funcional.

Ainda dentro dessa questão do significado de escalabilidade enquanto estando na área empreendedora, é que o método é ensinável, facilmente ensinável.

Se as atividades internas estão devidamente sendo ensinadas aos funcionários, dificilmente, a linha de produção a empresa terá problemas quando houver uma ou outra eventualidade, pois, muitos saberão como operar.

 

 Excalabilidade significado: horizontal x vertical

Para ser escalável, é preciso planejar muitos bem quando e onde você vai adicionar os seus recursos. Por quê? Suponhamos que haja aumento de demanda de um determinado produto ou serviço que a sua empresa oferece. Ora, caso ela não esteja preparada, em termos de recursos, para suprir essa demanda, você poderá gerar clientes insatisfeitos, obtendo prejuízos enormes com isso.

Por isso, um planejamento adequado se faz necessário em termos de significado de escalabilidade dentro de um panorama empreendedor. E, dentro desse processo, existem duas maneiras bem distintas de adicionar recursos: uma é a escalabilidade horizontal (scale out), e a outra, a escalabilidade vertical (scale up).

 

  • Escalabilidade vertical: por esse processo, você adiciona uma máquina mais potente. Ponto. No ramo da informática, por exemplo, trata-se basicamente do hardware.
  • Escalabilidade horizontal: Nesse processo aqui temos algo mais complexo, mais ligado ao compartilhamento de informações, e não apenas a aparelhos, em si, mais potentes. Ainda assim, é um tipo de investimento pra lá de válido a longo prazo.

 

Escalabilidade significado: como saber se uma empresa é ou não escalável?

Existem diversas empresas tradicionais no mercado, e algumas delas podem nos dar uma boa pista de como identificar um significado de escalabilidade em uma área empreendedora. Ou melhor: não identificar, visto que boa parte delas não apresenta esse modelo de gestão de negócios.

Um mercadinho muito conhecido do seu bairro, por exemplo, pode até ser um negócio tentável para o seu dono, porém, ele possui um limite que é natural a esse tipo de investimento. Por uma questão geográfica, ou de produção, haverá um limite, tanto de clientes, quanto de faturamento. Não podemos dizer, então, que aqui existe um modelo escalável de negócios.

Bom ressaltar que o significado de escalabilidade em uma área empresarial não precisa ser uma obrigação. Muitos pequenos empreendedores estão felizes com os seus negócios, suprindo muito bem as suas necessidades.

No entanto, a falta do significado de escalabilidade em um âmbito empreendedor pode ocorre também numa empresa de maior porte, principalmente naquelas em que equipes específicas de funcionários tratam cada cliente de maneira igualmente específica. Neste caso, também não haverá um método escalável no negócio, pois para atender clientes específicos, será necessário aumentar bastante os custos.

Mas, quanto a exemplos práticos de empresas que praticam escalabilidade? Bem, podemos citar aqui aquelas que praticam o chamado marketplace, ou seja, aquele sistema econômico no qual empresas diferentes competem entre si pela venda de produtos iguais, ou, ao menos, similares. Exemplos de marketplace? Amazon e Mercado Livre, que, neste caso, praticam um marketplace online.

Viu como é fácil identificar uma empresa que tenha ou não o significado de escalabilidade como seu método de gestão de negócios? Em suma, fica a recomendação: caso a sua pretensão não seja uma enorme expansão dos seus negócios, não precisa se sentir obrigado a adotar essa prática. Mas, se a intenção é justamente uma expansão com gastos reduzidos, o método escalável é uma das saídas mais viáveis atualmente.

 

Escalabilidade significado: por que o método tradicional está ultrapassado?

Só ressaltando que a orientação aqui, mais uma vez, refere-se a grandes empresas e negócios, cujo empreendedor pretende aumentar seus lucros, mantendo ou diminuindo os gastos, e, principalmente, atraindo mais investidores. Sua empresa se encaixa nesse perfil estratégico? Então, esse tópico é direcionado a você.

Primeiro de tudo, vamos conceituar a situação historicamente. Antigamente, a regra básica para aumentar a produtividade, era aumentar também a força de trabalho. Hoje em dia, não. Atualmente, a questão é simplesmente automatizar todos os processos de produção. Assim, há mais volume dos produtos ou serviços oferecidos.

Em outras palavras, empresas que usam o significado de escalabilidade em seu meio empreendedor, tendem a eliminar tarefas repetitivas e procedimentos manuais, bem como a informação é colocada como um dos elementos centrais dentro da organização, o que melhora o ambiente de trabalho.

Essas empresas que deixam o método tradicional de lado, e passam a adotar o significado de escalabilidade como modus operanti de seu empreendimento, tendem a se adaptar mais rapidamente às mudanças constantes do mercado, facilitando tanto os processos internos, como também a relação empresa-cliente.

Como se pode perceber, portanto, partir para a escalabilidade proporciona ganhos muito grandes e rápidos para o empreendedor que resolve adotá-la. E, é justamente por ter esse pensamento inovador, imprescindível para a área.

 

Conclusão

Como podemos perceber o significado de escalabilidade para o empreendedorismo atual é um dos elementos essenciais caso se queira aumentar a produtividade, ter custos menores, melhorara o ambiente de trabalho e, por fim, satisfazer melhor o cliente, e, claro, fidelizá-lo por muito tempo.

Agora, claro, é bom ressaltar que toda e qualquer empresa terá custos operacionais, alguns importantíssimos para fazer o negócio caminhar. Porém, isso não impede que, de uma maneira geral, esses gastos não possam ser minimizados, facilitando, assim, uma produtividade, e, consequentemente, um lucro maiores.

Ser escalável significa, entre tantas coisas, expandir o seu negócio a diversos níveis que talvez você nunca imaginou que conseguisse, atraindo uma gama sempre fiel de investidores, que vão ser um alicerce importante para a empresa.

Portanto, se você é empreendedor, mas ainda não possui um método escalável, muito provavelmente você está perdendo o bonde da história, deixando de aproveitar uma das melhores tendências de expansão de negócios que surgiram nos últimos tempos.

Se você gostou do artigo, então conheça também o curso do Alex Vargas – Fórmula Negócio Online – que te ensina o passo a passo detalhado de como se tornar um empreendedor digital.

Fazer comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *